Escolhas e Consequências
Tudo o que sou, tudo o que fui e tudo o que serei se resume em apenas um momento: AGORA. As escolhas de hoje representam a linha do tempo em nossas vidas.
As minhas escolhas não te dizem respeito, certo? Errado! A partir do momento que as minhas escolhas começam a afetar outras pessoas, elas deixam de serem só minhas.
Entre uma decisão e outra a gente vai descobrindo que impossível fugir das consequências das escolhas, mesmo que nos neguemos a escolher.
Cada pessoa faz o seu próprio destino e por não ser capaz de administrar as consequências resultante das próprias escolhas, as atribuem a Deus, ao diabo, aos astros, ao zodíaco, ao tarô, às pessoas que a rodeiam, exceto a ela própria.
A vida só não é curta para aqueles que correm atrás do prejuízo, sem calcular a consequência de suas escolhas.
Não deixe o medo te dominar, porque ao mesmo que te domina, também te prende a rotina e suas consequências.
Nem sempre desistir é sinônimo de medo ou fraqueza, as vezes desistir é o melhor caminho a escolher, principalmente quando as consequências afetam as pessoas que você ama.
Tirar uma vida em potencial não é moralmente justificável, simplesmente porque a pessoa não quer sofrer as consequências sociais ou físicas que advêm das suas próprias escolhas livres.
O segundo
Sentada à beira do riacho, a menina da ladeira, longe de casa
A viajar por aí, já dona de si e dos problemas também,
Pensava na vida.
O que fazer a partir dali? Onde tudo aquilo a levaria?
Momento de indecisão: várias possibilidades,
Muita gente lhe dizendo o que fazer,
Nenhum conselho, nenhum caminho parecia certo para ela.
Como se escolhe o rumo de uma vida inteira em apenas um momento,
Sentada à beira de um riacho?
Momentos como esses trazem consequências avassaladoras.
Marta Almeida: 31/12/2019.
Todo o caminho nos leva a um destino. O destino errado tem muito haver com o ponto de partida. Muitas vezes preocupa nos o resultado final das coisas, mas pouco questiona-se a partida.
Quando muito, o Destino governa apenas 49% de nossas vidas. Os 51% restantes não são “destino”: são escolhas, responsabilidades e consequências.
Há muitos caminhos durante seu trajeto. Você é livre para escolher um deles. Mas será escravo de suas consequências...
Seu foco está nas pessoas, situações, pensamentos e emoções positivas ou negativas ?
Porque onde seu foco estiver, você também estará.
Suas escolhas tem consequências e a responsabilidade por ambas é sua e não de ninguém.
Você não é vítima ou culpado, é alguém com o poder de mudar tudo AGORA e colocar em prática o aprendizado.
Afinal uma vida não passa de uma série de pequenas vidas, vividas um dia por vez, e cada um desses dias invariavelmente envolve escolhas e consequências. Pedacinho por pedacinho, essas decisões ajudam a formar a pessoa que nos tornamos.
Às vezes, quando priorizamos algo, desprezamos em forma de renúncia outro algo, é necessário. Tem coisas que não dá pra conciliar, porque o tempo não nos permite. Portanto, ser sincero consigo mesmo e enfrentar o possível, possa ser que sejam ações difíceis, mas surtem efeitos, sejam eles bons ou ruins. Escolha, mas suporte às consequências.
Sabe o que acontece?
Essa coisa de caminhos.
São infinitos que chegam a não existir.
Só é certo que todos levam ao fim.
Não devemos colocar a culpa dos nossos erros e tropeços nos outros ou no mundo em que vivemos, pois não são eles que decidem por nós ou fazem nossas escolhas. A culpa é toda nossa quando decidimos ir por um caminho diferente daquele que o Senhor nos deixou. Pois diante das aprovações da carne o Senhor Jesus reinou sobre o pecado, e nos concedeu com sua infinita misericórdia a Salvação.
Um dia, me disseram a seguinte frase: "A gente aceita o amor que a gente ACHA que merece.". Entretanto, essa frase entrou em conflito com um outro ensinamento que eu sempre pratiquei em minha vida. Ele diz assim: "Escolha o seu amor, AME a sua escolha.". Por isso, qualquer que seja o seu destino, a consequência será apenas o reflexo do amor que você acha que merece e da escolha que você decidiu amar...
Rafa Zampronio