Da escola para vida
Na escola da vida são vários tipos de coragem que podemos desenvolver, mas a principal delas é a coragem de ser você mesmo, de ir atrás dos seus sonhos, de fazer algo único, porque apesar de nós sermos todos um, ninguém é igual a ninguém. Podemos até ser parecidos, fazer coisas semelhantes, mas VOCÊ é VOCÊ.
Educar
Educar é um dom.
Ensinamos tudo que aprendemos.
Repassamos o que a escola da vida nos proporcionou.
Não queremos que nossos filhos passem pelo que passamos.
Obriga-los a pensar como nós, jamais.
Mais o recado tem ser dado.
Caso eles quebrem a cara...
Vamos ajudar?
Sim!
Vamos e como vamos...
Mais o peso na consciência não existirá.
Como a vida é cheia de mistérios,
Ao menos uma trilha a eles devemos mostrar...
Aí,
Cada corpo tem uma mente.
E cada mente governa os seus dois pés.....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Levamos com orgulho a bandeira da escola da vida,
Graciosamente dançamos com as surpresas das horas sem escorregar e deixar o chapéu cair,
Tocamos a bateria com vigor e entusiasmo,
Muita marcação no Surdo de primeira, Surdo de segunda e de terceira,
Na caixa de guerra, repique, chocalho, tamborim e cuíca,
Esse mundo é uma escola. A vida é, na verdade, o único professor possível. Ela oferece muitas experiências; mas se apenas a experiência proporcionasse sabedoria e realização, então os velhos seriam todos mestres iluminados e satisfeitos. Mas a experiência oculta suas lições.
A Escola da Vida está a nossa espera...
É preciso apenas aprender as lições que nos forem ensinadas,
por mais duras que nos pareçam ser...
Sejam em distanciamento, sejam presenciais, não devemos perder nenhuma aula...
Osculos e amplexos,
Marcial
DEVEMOS APROVEITAR AS LIÇÕES QUE A VIDA NOS DÁ
Marcial Salaverry
Vamos entender que é importante bem aprender as lições que a vida nos dá se quisermos bem vive-la, e a melhor maneira de aprender a viver, é cursando a Escola da Vida, sempre prestando bastante atenção nas aulas, e procurando bem assimilar tudo o que ela nos ensina através dos conhecimentos que nos são passados, e principalmente quando o são por um certo Alguém, que sempre está tentando nos mostrar o caminho de luz, mas que nem sempre sabemos seguir, e por vezes achamos que são lições duras demais e que trazem muito sofrimento, mas na verdade são necessárias, pois muitos relutam demais em entender as verdades que nos são transmitidas...
Não existem professores e nem alunos nesta escola. Com todos aprendemos, sejam adultos ou crianças, e a todos sempre teremos algo a ensinar, e para tanto, o importante é sempre termos a humildade necessária de ir buscar conhecimentos nos mais insuspeitados lugares, e não termos receio de transmitir os conhecimentos que adquirirmos ao longo da vida. Prestando atenção, veremos que mesmo as pessoas mais humildes, tem algo a nos ensinar, e sempre poderemos algo ensinar mesmo aos mais sábios e cultos.
Afinal, sempre poderemos ser auxiliados por alguém, da mesma maneira que poderemos ajudar a outrem, e o importante, segundo penso, é procurar cumprir nossa missão nesta nossa passagem pelo mundo, de maneira a deixar nossa presença marcada favoravelmente. É melhor deixar uma doce saudade, do que más e amargas lembranças.
Para tanto, devemos pautar nossa conduta por atitudes amáveis, não procurando exigir que nos respeitem apenas escudados em cargos que possuirmos, ou por sermos donos de alguma coisa. Respeito não é coisa que se impõe, mas sim, se adquire, e assim sendo, é certo que adquirimos o respeito e a amizade de outrem, mercê de nossas atitudes, de nossa maneira de viver. E, se quisermos ser respeitados, devemos respeitar os outros. Temos nossos direitos, e os queremos respeitados. Então, respeitemos os direitos alheios. Principalmente o direito à opinião. Nossa opinião nunca deve ser imposta, mas sim, exposta. E devemos aceitar, tanto sua aprovação, como sua desaprovação.
Vi uma mensagem muito bonita de autoria de meu amigo L’Inconnu, que achei bem oportuna:
"Escreva com o coração tudo o que fizer, assim as dores serão passageiras rápidas na tua vida."
Carregue em você a semente da alegria e a distribua para todos os que se aproximarem de você, assim, nunca faltarão amigos dispostos a participar com você na sua jornada. Conquiste amigos em todos os lugares por onde andar e conquistará um tesouro eterno, que nenhum ouro poderá pagar. Que a sua marca de vida seja a alegria, e assim deixará para sempre, uma lembrança suave de quem será amado para sempre. Esta é uma maravilhosa lição de vida. Não só ao escrever, mas também ao falar, e até mesmo em nossas atitudes, deveremos fazê-lo com o coração, com sinceridade, abrindo nossa alma. Por que esconder nossos sentimentos, usar de subterfúgios ao falar com as pessoas? Aparentar aquilo que realmente não somos?
É muito melhor abrir nosso coração, e nos mostrarmos como realmente somos. Sempre haverá aqueles que nos apreciarão, e aqueles que não o farão. Todos tem sua liberdade de opinião, e por essa razão, a sinceridade deverá pautar nossa conduta. Por que iludir as pessoas, vestindo uma falsa pele de cordeiro?
Conquistar amigos, até que não é difícil, difícil será mantê-los. E como é importante saber manter as amizades conquistadas ao longo da vida. Mesmo que circunstancias nos afastem fisicamente de nossas amizades, mesmo que passemos anos sem nos falar, por questões as mais diversas, sempre deverá existir aquela amizade. E a cada reencontro, ela sempre se manifestará. Uma verdadeira amizade, bem adquirida, jamais será esquecida. Sempre haverá a oportunidade para uma conversa, que sempre será amigável.
Manter a alegria, o bom humor, o sorriso fácil e sincero, são coisas por demais importantes, mesmo que tenhamos sérios problemas, ou enormes preocupações, devemos entender que os demais não tem culpa disso, e que certamente eles também terão suas preocupações, seus problemas, e assim sendo, por que atormentá-los com nossos dramas? Salvo quando precisarmos de uma palavra de consolo, ou de um apoio, de um ombro amigo, e nesse caso, saberemos a quem procurar para ouvir nosso desabafo, e para nos confortar.
Nossa presença deverá ser lembrada pelo sorriso, pela alegria de viver, e não por nossos dramas pessoais. Se eles existirem, deverão ser cuidados em fôro íntimo, e por quem de direito...
Com um sorriso nos lábios, desejo que todos tenhamos UM LINDO DIA, que poderá ser repetido apesar da pandemia, que está forçando a um distanciamento indesejado, mas necessário...
Na infalível escola da vida cada lição aprendida faz-nos avançar mais um degrau da radiante escada cósmica. Escada que nos aproxima mais e mais do nosso Pai Maior.
O bem real são os meios infalíveis da grande escola da vida a nos encaminhar para que, mais cedo ou mais tarde, o nosso reencontro com a luz das luzes se realize.
Sucesso!
Escola da vida, escola do tempo.
Aprendemos com um processo de dias anos vividos num grande tempo, com desilusões, perdas até um certo tempo e finalmente chegamos ao resultado, com um grande aprendizado que durou tanto tempo.
"seja seu melhor professor ,nem sempre a escola da vida lhe proporcionar professores tão qualificados quanto a você mesmo".
Como um homem conduz um veículo, um espírito conduz um corpo. Estamos na auto escola da vida para tirar nossa habilitação para conduzir um corpo glorificado. Emoções, sentimentos, julgamentos, fé Esperança, perdão e etc.. São essenciais para adquirirmos nossa CNH celestial
Na escola da vida não existe um bom professor, você obeserva e guarda o que te convêm, o problema é que nunca vi ninguém diplomado,continuam analfabetos porque a escola da vida te dá a esperteza do mundo,mas não sabedoria e conhecimento de uma profissão digna.
"Na escola da vida só não passa de ano quem morre".
Sabendo disso, tem gente que não se esforça para aprender (a viver).
Daí perde boas oportunidades...
até mesmo de ficar calado em certos momentos.
Estamos na escola da vida e tudo coopera para o nosso bem .
Independente da situação que você esteja vivendo ,tenha bom ânimo, Cristo venceu o mundo e nos fez com ele mais do que vencedores ,nele podemos todas as coisas.
Por hoje: matrículas renovadas!
“Todos estamos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo”, assim disse Cora Coralina, e não ousaria em discordar. Por que? Ela viveu 95 anos! Mas não é só pela longevidade, ela soube dialogar com o tempo, aproveitar o tempo, se reinventar com o tempo, e por suas poesias vemos que até brigar com o tempo, e por que não? Ao menos ela não foi indiferente ao tempo como muitos de nós.
Se a vida é a escola e o mestre o tempo, temos mesmo é que ousar todas as formas de trocas possíveis, para ver se dá tempo de aprender alguma coisa, afinal, logo mais o sinal toca e a aula acaba. E você? Aprendeu o que? Gosto da analogia entre a dinâmica da escola e da vida, assim por algum momento abandonamos a rigidez do “já sei tudo” e regressamos à posição de ansiosos aprendizes à espera do 1º dia de aula. Como era bom aquele sentimento e cheirinho de novo (descoberta).
A sala de aula (vida) é um espaço de trocas diversas, em que há quem saiba mais sobre um assunto, quem saiba menos sobre outro, mas todo mundo sabe alguma coisa. Há a turma do fundão, os que precisam sentar na frente, os interessados, os cheios de dúvidas, os “sabe tudo”, os que precisam de reforço, os que colam, os que faltam, os que abandonam, os que se distraem com frequência, os que “vão pra diretoria”, os que se acham incapazes... tem de tudo. Ainda bem.
Na sala tem a figura do mestre; o tempo. Devemos toma-lo como quem? Talvez como a sabedoria do vivido, que pode sim se personalizar na vivência das pessoas que já caminharam por mais tempo nesses corredores da vida (escola). De certo que conhecer os corredores não os impedirá de tropeçar, mas eles poderão contar aos recém-chegados sobre a história das lajotas, lustres, portas, quadros, mobílias e até mesmo sobre a paisagem vista da janela da qual testemunharam as transformações; memórias.
Sim, esse texto ainda é sobre a vida, e acima de tudo, sobre o valor de nos mantermos como cadernos abertos e cheios de folhas em branco a preencher. Alguns de nós estão cheios de tempo, outros aprendendo a lidar com o tempo, alguns indiferentes ao tempo, outros com o tempo findando... Mas é preciso dar espaço ao tempo para que façamos trocas, sejam afetivas, sociais, intelectuais, culturais.
Já reparou que o tempo acinzenta o cabelo de algumas pessoas enquanto mantem colorido o de outras? É, o tempo gosta de brincar, e vez em quando as põe juntas. O tempo gosta de ver o “vivido” e o “vívido” se encarar, no fundo ele anseia vê-los pintando tempos vindouros. Mestres e alunos, na dança das carteiras da escola (vida) com frequência invertem a posição de aprendizagem (troca entre gerações). Coisas que eu sei e você não, e o inverso. Coisas do meu tempo e do seu tempo. E se você se abrisse para meu mundo? E eu para o teu? E se juntos fossemos mestres, alunos e o tempo ao mesmo tempo?
Talvez precisemos (todo sem exceção) deixar um pouco do material excedente em casa, ir com a bolsa mais vazia, para ter espaço para empréstimos, trocas, presentes...
Eu acredito que esse tempo possa existir na escola da vida, o lado bom é que hoje já acordamos todos mais um dia com as matrículas renovadas! Boa aula.