Da escola para vida
Todos nós estamos automaticamente matriculados na Escola da Vida mas o aprendizado está a cargo de cada um.
Às vezes o elevador da escola da vida vai deixar para travar com você quando você estiver rodeado de pessoas chatas. Mas, ainda não será o fim. Será somente para mostrá-lo de onde vem a força e o propósito dos presos que só precisam de uma colher de sopa para cavarem um túnel e fugirem da prisão.
Somos peregrinos neste mundo, rumo à vida eterna.
Nesta escola chamada vida, e neste mundo onde somos graduados através do amor, da bondade, da lealdade e da fidelidade aos mandamentos e propósitos que Deus tem para nós, compreendemos que Ele é o eterno e perfeito Senhor e mentor da verdadeira sabedoria. A cada momento, Ele nos concede o conhecimento espiritual, a inteligência emocional e a capacitação intelectual para vivermos em temor e santidade diante Dele e das pessoas, como fiéis dispersores da Sua eterna graça, que nos reveste de Seus atributos e virtudes para vivermos uma nova vida com Ele.
Sabendo que o princípio da verdadeira vida começa aqui e se eternizará na vida eterna com Ele.
A escola que forma um sábio é sempre a escola da vida, sua professora se chama paciência e seus amigos formam a turma da perseverança
Na escola da vida, as vezes somos alunos e outras vezes professores, aprendendo e ensinando a nós mesmos, na faculdade de nosso coração!
A escola da vida me ensinou, que conviver com pessoas que discursam o Bem, mas tem atitudes que refletem o Mal, são prejudiciais a saúde da nossa alma!
A vida tem suas escolas. Quem aprende com qualquer uma delas, deixa de cair com mais frequência; quem ainda cai sem equilíbrio, não observa os erros de reprovação que a vida dar. É preciso estudá-la para não sofrer tanto.
Certamente a escola é importante em nossa vida,
pois nela aprendemos muitas coisas necessárias
para bem vivermos, mas a Escola da Vida é muito mais
importante, pois nela aprendemos a viver, e realmente
isso é muito importante...
Osculos e amplexos,
Marcial
O QUE APRENDEMOS NA ESCOLA DA VIDA
Marcial Salaverry
Constantemente temos oportunidade de aprender interessantes lições cursando a Escola da Vida, e um dos grandes segredos do bem viver, é saber aproveitar cada uma dessas lições que recebemos.
Nem sempre as assimilamos devidamente, pois quantas vezes, ao sofrermos algum contratempo, apenas sabemos nos lastimar do azar que tivemos, reclamando com o Amigão, achando que Ele nos abandonou, ao permitir que isso nos sucedesse, mas dificilmente sabemos chegar à sábia conclusão de que se ainda podemos sentir o mal que nos sucedeu, é porque ainda estamos aqui, e temos forças para reclamar. Então não foi nada de irremediável. Se ainda conseguimos reclamar, é porque estamos vivos.
A verdade é que nos esquecemos muitas vezes de olhar para trás, e ver que a muita gente aconteceu coisa pior, preferindo a solução simplista de observar apenas nosso umbigo. Existe mais gente sofrendo no mundo, e isso é algo de que jamais podemos nos esquecer.
Nosso querido guru L’Inconnu nos brindou com um pensamento muito profundo sobre o assunto, valendo a pena refletir sobre o assunto. Mais uma das muitas lições que nos são dadas pela Escola Risonha e Franca que é a vida.
"Deus costuma usar a solidão...para nos ensinar sobre a convivência.
As vezes, usa a raiva...para que possamos compreender o infinito valor da Paz.
Outras vezes usa o tédio...quando quer nos mostrar a importância da aventura.
Deus costuma usar o silêncio...para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
As vezes usa o cansaço...para que possamos compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença...quando quer nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo...para nos ensinar sobre água.
As vezes, usa a terra para que possamos compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte quando quer nos mostrar...a importância da vida."
Este pensamento é de um alcance incrível, eis que quando tudo está nos correndo bem, dificilmente damos valor às benesses que estamos recebendo, acreditando ser a coisa mais natural do mundo estarmos felizes, em boa situação financeira, com a saúde perfeita, ainda mais que nossos filhos só nos dão alegrias, nossos amigos estão todos maravilhosamente bem, e aceitamos tudo isso numa boa, sem sequer pensar em agradecer ao Amigão o fato de tudo estar correndo tão bem.
Contudo, quando alguma dessas coisas nos é tirada, apenas sabemos nos revoltar, fazendo a célebre pergunta: "Por que comigo, meu Deus?" Somente aí é que daremos valor àquilo que tínhamos, e assim, por vezes, é necessário perder algo ou alguém para que lhe possamos dar o devido valor.
É necessário que nos conscientizemos de que se algo aconteceu, algum motivo houve. Assim sendo, ao invés de apenas chorar o leite derramado, é importante descobrir porque ele derramou, e tratar de tomar maiores e melhores cuidados, para evitar que isso se repita.
Uma de nossas maiores vítimas, é nossa saúde. Durante a mocidade nos esquecemos dela, adquirindo hábitos prejudiciais, vícios como fumo, bebidas, drogas, alimentação inadequada, e quando a idade avança mais um pouco, temos que pagar o tributo por nosso desleixo, e aí, então, é hora de reclamar com o Amigão por estarmos com tantos problemas, com a saúde abalada, esquecendo-nos de que a culpa foi totalmente nossa. Tivéssemos pensado melhor, e hoje estaríamos em melhores condições. O chato nisso, é que não dá para consertar a besteira feita, pois os danos já dilapidaram a pobre e maltratada saúde, e o organismo já está combalido, e parece nos dizer: "Bem que eu te avisei..."
E assim é, com tudo o mais, e acontece que devemos dar valor àquilo que temos de bom, para não precisarmos perder, e assim descobrir a falta que nos faz, e isso se aplica à saúde, ao corpo, às finanças, às amizades, enfim, a tudo que se relacione com a vida.
O principal é estarmos mais em contato com o Amigão, com a Natureza, com todos aqueles a quem queremos bem, e que nos querem bem, sempre procurando fazer de cada dia, UM LINDO DIA.
"A vida deve ser bem vivida,
dando-lhe a importância devida...
Viva-a bem... Dê vida à vida...
Marcial Salaverry"
Dias difíceis são como provas de escola: necessários para avaliar se estamos prontos para outro estágio de aprendizado.
Parece que foi ontem, que eu estava indo para escola feliz da vida, levando minha merendeira. Ainda existe isso???
Educar é um trabalho árduo, minucioso e contínuo. Nunca estaremos totalmente aptos a educar, mas este o grande detalhe, mesmo não estando completamente aptos não recuaremos por não podermos negligenciar a necessidade que urge, pois a vida e suas necessidades ocorrem no presente.
A vida é uma escola continua onde todos nos podemos errar e acertar onde choramos e sorrimos onde perdemos e ganhamos onde todos nos temos a oportunidade de dedicar o nosso melhor porem também temos que aprendemos que cada decisão á uma consequência e cada consequência o resultado pode ser bom ou não mais nós temos mais que o dever temos a obrigação de aceita esse resultado e lutamos por algo melhor sempre
Você faz o que te amedronta e ganha coragem depois, não antes. Mas isso também não se ensina na escola acadêmica, apenas se aprende na escola da vida.
Eu te amo
porque te amo,
essa é a única explicação!
o meu amor sempre proclamo
sob as ordens do coração ...
Pode ser que custe essa e outras vidas... mas os planos de Deus no caos e na ordem, estão se cumprindo sempre..e nós somos meros canais dessa manifestação.
Nossa obrigação é aprender
com nosso centro interno, onde existe clareza. Para isso precisamos liberar emoções, aprender com tudo e com todos, decifrar o enigma do respeito e do amor. Na alegria ou no sofrimento, aprender os valores fundamentais, de SER HUMANO. A cura do passado. A solução para a doença do presente. E a construção de um futuro de paz e bem. É linda essa Escola chamada Planeta Terra! Sou grato.
Na "escola" da vida aprendemos e deixamos de ser "bobos", evoluímos, mas evoluímos para melhor, só os maus "alunos" ficam piores!
A Escola não deve ser Alheia!
A Escola deve ser uma Luz que promove a Melhoria da Vida das Pessoas na Comunidade em que está inserida através de Projectos Sociais realizados pelos Alunos com Participação das Pessoas da Comunidade!