Erudito
O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.
Quando ouvi o astrônomo erudito
Quando ouvi o astrônomo erudito,
Quando as provas, os números foram enfileirados diante de mim,
Quando me foram mostrados os mapas e diagramas a somar, dividir e medir,
Quando, sentado, ouvia o astrônomo muito aplaudido, na sala de conferências,
Senti-me logo inexplicavelmente cansado e enfermo,
Até que me levantei e saí, parecendo sem rumo
No ar úmido e místico da noite, e repetidas vezes
Olhei em perfeito silêncio para as estrelas.
O erudito é como o corvo que alimenta os seus filhotes vomitando o que comeu. O pensador é como o bicho da seda, que não nos dá folhas de amoreira, mas seda.
A peruca é o símbolo mais apropriado para o erudito puro. Trata-se de homens que adornam a cabeça com uma rica massa de cabelo alheio porque carecem de cabelos próprios.
Quem anseia pelo aplauso do povo, mesmo que seja um erudito, não é um sábio. O sábio não busca a aprovação popular.
Testo - Erudito. Orgulhoso. Detalhista. Arrogante. Perspicaz. Um exímio observador. E as faculdades da observação, meu caro, ensina para onde se deve olhar e com que intenção. Alta capacidade de dedução. Racional, sempre muito racional. Sentimentalista? Talvez não. “Ele nunca falou das paixões mais suaves, senão com uma brincadeira e um sorriso de escárnio.”
O cérebro de um erudito é uma coisa terrível. É como uma loja de velharias, quase todas cobertas de pó e com o preço marcado muito acima de seu valor.”
Quando somos crianças, somos um pouco de cada coisa. Artista, cientista, atleta, erudito. Às vezes parece que crescer é desistir destas coisas, uma a uma. Todos nos arrependemos por coisas das quais desistimos. Algo de que sentimos falta. De que desistimos por sermos muito preguiçosos, ou por não conseguirmos nos sobressair, ou por termos medo.
Cansei do enrolado,
do complicado, do erudito
Chega de sofrimento,
de desejar o que está perdido
Nada de paixões avassaladoras,
que me resvalam, sem sentido
Quero a simplicidade da certeza,
nada de extraordinário, só o bonito
Pois o singelo sim é eterno
E o sofisticado, só um caldo ralo
dispensável, que me entontece
inebriando meus sentidos.
AMIZADE DE AMIGA
"Perguntei a um sábio, e á um amigo erudito
qual seria a diferença que há
entre amor e uma boa amizade,
ele me respondeu com essas verdade...
O Amor é mais sensível, mais puro mais tolerante
a Amizade mais segura, mais singela, mais apreciada
O Amor nos dá asas para voar até os lugares mais obscuro dos sentimentos
enquanto á Amizade nos dá apena o chão para pisar.
No Amor há mais carinho, mais afeto, mais naturalidade...
Más na Amizade há mais compreensão, e maturidade
O Amor é plantado como semente, que nasce e brota ao longo do tempo, e isso de dá
com carinho e bom habito de sempre ser cultivado,
a Amizade vem faceira, com rizo, com força expressa de um sentimento Vips, nisso porem há uma troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida, companheira de nosso bons e maus momentos
Mas quando o Amor é sincero, tudo passa a ser mais fervoroso, porque a troca de carinho nos aproxima virtuosamente o fogo ardente continuo que nosso coração chama e ele vem com um grande amigo, nos apalpando para mostrar o rumo da felicidade
e quando a Amizade é concreta, à estimulo, a vigor ela é cheia de amor e carinho, e afeto natural
Quando se tem um amiga com seus atributos, pode se dizer que sou o homem mais feliz, e motivado, ou envolvido por ou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração, e do meu, sua amizade resplendece na proporção do amor, nesse afã eu estou seguro e me sinto confiante,que seremos eternos amigos"
Parabéns por sua amizade
Todo ser erudito evoluí em implosão, sofre no semblante tranquilo, sabendo frear emoções. Ele é feito do efeito colateral do sentimentos, mas sabe que o amor mesmo integro, sempre foi divisor. Nem todos são pra viver, em sua maioria apenas pra sentir, e concluir o kárma. Nossas certezas são frágeis, e poucas intenções são belas. E viver é desintegrar muito antes de morrer, devido as mudanças ininterruptas. É absorver da vida o seu melhor. É desatar, desandar, murchar e florescer. É também crescer, colocando a razão à frente do coração. Ele que é impulsivo, forte e quase sempre exagerado. Tantas energias nos atravessam, e outras vem ao nosso encontro. A vida é contundente, é um breve suspiro, de acelerados passos. É tudo tão depressa, que a tudo nos arremessa. Ela se nomeia agilidade, mas é busca livre por felicidade. Ela nos desconecta de uns, nos interpela em nossos erros. Nos dá muitas chances, é sempre retorno daquilo que temos enviado.
O diabo é muito mais erudito e eloqüente que o mais eficaz dos pregadores, por isso cuidem ser mais espirituais do que intelectuais.
Quem seguiu os conselhos um pregador erudito ou salvador da pátria que já se desencarnou, se ferrou ou está ferrado.
O maior desejo de um sábio erudito é conceder aos outros respostas inteligentes para as perguntas que eles nunca fizeram.