Erros
Ainda não foi inventada uma borracha que apague os nossos erros. A gente toma paulada, é enganado, tropeça, cai, se rala todo, sangra, mas toma uma dose de coragem, levanta, cura as feridas e segue. Como dizia a minha vó: não há dor que dure pra sempre. Tudo passa!
Por mais que você tente manter a ordem em sua vida, por mais que você tente se guardar contra erros, contra imperfeições, sempre há alguma mancha, alguma falha, espreitando onde não pode ser vista. Aguardando para surpreender você.
Mais importante que esperar o perdão dos outros pelos nossos erros é perdoar a nós mesmos por tê-los cometido, guardar a lição que aprendemos com eles e não voltar mais a cometê-los.
Não espere que alguém reconheça suas qualidades.
Apontar os erros é muito mais confortável que assumir os próprios.
Os erros indicam os lugares onde nunca devíamos estar, outros erros indicam os lugares onde devemos voltar para tirar lições que nos convençam a não voltar para esses lugares!
Estamos certos de que erros são cometidos por pessoas que estão fazendo alguma coisa, quem nada faz, no dia que fizer e errar será o seu segundo erro, pois o primeiro erro é de fazer nada!
Os erros até podem nos servir de lição, mas isso não quer dizer que devemos errar sempre. Esforça-te a fazer o que é certo.
Sempre devemos ter boa vontade, seja para aceitar erros alheios,
como para reconhecer os nossos, e para tanto, precisamos conhecer
exatamente o sentido da palavra HUMILDADE...
Ósculos e amplexos,
Marcial
O QUE VEM A SER HUMILDADE
Marcial Salaverry
A grande verdade nos mostra que muita gente confunde humildade com subserviencia... Humildade, na verdade, é não ser arrogante, é o saber como tratar seu semelhante, entendendo que orgulho e soberba a nada conduzem...
Humildade e determinação é o que pode nos conduzir a vitórias na vida, e a uma vida de vitórias, e são essas as principais virtudes que estão a nosso alcance, mas nem sempre as utilizamos, e que são justamente:
A humildade, para saber reconhecer nossas limitações e o conhecimento alheio, assim como o respeito aos direitos, conhecimentos e limitações de nossos semelhantes, sabendo ter a capacidade para analisar situações, evitando passar por cima de outrem, e para evitar penas, temos apenas que saber ultrapassar nossas limitações, reconhecendo-as, aceitando-as, e procurando superá-las.
Devemos igualmente desenvolver nosso espírito de solidariedade, algo que nos permitirá que, ao invés de criticar a falta de conhecimento de alguém, procurar ensina-lo para possa aprender e chegar a nosso nível, pois se algo temos para ensinar, temos muito mais para aprender, pois ninguém detem o "conhecimento total e absoluto", e assim, devemos ter a humildade para reconhecer nossos pontos falhos, tendo a determinação para superá-los, e a solidariedade para dividir nossos conhecimentos com aqueles que deles necessitam. O importante é cada qual fazer pelo menos sua parte.
Certamente que é melhor termos "boa vontade" no trato com nossos semelhantes, evitando provocar mágoas desnecessárias com palavras agressivas, que igualmente não gostamos de "ouvir". Certamente que, evitando dize-las, não as ouviremos...
É preciso saber entender que todos temos nossos bons e maus momentos... E como é gostoso viver em PAZ, em clima de PAZ E AMOR, sem precisar pedir e tampouco conceder desculpas, sendo com o desejo de viver e desejar que todos possam viver, fazendo de cada dia, sempre UM LINDO DIA...
Enquanto pessoas propensas aos erros da vida, devemos saber que somos o que a sociedade vê e o que a sociedade não vê. Ou seja, 'até o que não mostramos define o que somos' .
Surras da vida
Às vezes apanhamos da vida por consequência de nossos erros, mas mesmo a surra sendo dolorosa, voltamos a cometê-los novamente. Muitas vezes envolvendo as mesmas pessoas de outrora, outras, incluindo novos personagens, noutras, pior ainda, juntando todos os personagens ao mesmo tempo. O final disso tudo, todos nós já sabemos... a vida vai nos bater forte novamente.
A boca maldita fala em preto e branco por uma voz rouca, com erros graves de linguagem e sem dentes, de uma realidade crua e desnuda, sem os retoques cenográficos de uma maquiagem colorida e primaveril.
Nao se culpe pelos erros do passado. Todos eles contribuiram, de certa forma, para a sua formação no momento presente.
O maior de todos os erros é a gente cobrar das pessoas coisas que elas não podem nos dar. É como querer fazer chover no deserto. As condições atmosféricas não permitem, entende?
Quanto aos erros que cometo, a única punição que reconheço por tê-los cometido é minha consciência desses erros e ter que conviver com eles. Não há, não deveria haver, nenhuma penalidade mais pesada para a alma, mente e coração de uma pessoa.
Acertos e erros do passado podem gerar consequências no futuro, mas o importante, é não errar no presente.