Equilíbrio
Nem muita emoção ao ponto de te fazer esquecer o raciocínio, e nem muito raciocínio que te torne insensível.
Quando o Amor e a Razão
entram em Conflito,
Somos afetados por Dentro,
Difícil de alcançar Equilíbrio
Quando se trata de Sentimento.
☕
A bem da verdade nem todo mundo gosta de café, o segredo do bom dia não está no que está sendo servido e sim na gentileza de quem serve em saber o que servir e para quem.
Kate Salomão
Você decide se vai se deixar afetar pelos acontecimentos! Decida pelas melhores reações, decida por manter equilíbrio, driblar e tirar de letra os desafios das situações!
Os estoicos buscam a constância, a estabilidade e a tranquilidade (...) Como podemos incorporar "eustatheia" (...)? Bem, não é uma questão de sorte. Não é eliminando influências externas ou se refugiando no silêncio e na solidão. É, na verdade, uma questão de filtrar o mundo externo calibrando-o pelo nosso julgamento. Isso é o que nossa razão pode fazer - tomar a natureza deformada, confusa e assoberbante dos acontecimentos externos e torná-los ordenados.
A vida é como um barco em alto mar. Durante as tempestades o marinheiro procura equilibrar o barco. Nem sempre consegue, pois, as ondas tentam derrubá-lo. Para manter a embarcação em equilíbrio, ele dá o melhor de si mesmo cansado e esgotado de lutar, mas jamais desiste. Com a nossa vida é a mesma coisa. Temos o dever de dar o nosso melhor.
Que o sol sempre possa brilhar,
aquecendo e trazendo a vida...
Mas que exista sempre a chuva para molhar,
Porque o equilíbrio, é que aproxima da felicidade sonhada e/ou prometida...
O que seriam dos bons momentos se não fossem os ruins, nos lembrando o quão bom é viver em equilíbrio?
Carta aberta sobre meu ser
Na busca inssensante de ser,
Acabei me tornando o que não deveria ser. Eu quis tanto ser aceito que me rejeitei. Fui tão longe tentando agradar que me perdi no caminho do meio.
Busquei a virtude nos extremos,
Esquecendo -me o meio-termo divino.
A moderação, perdida em meu caminho,
Deixou-me entre a excessiva ambição e o vazio.
Agora, entre a temeridade e a covardia,
Encontro o corajoso meio-termo.
Entre a indulgência e a ascética rigidez,
Redescubro a justa medida, a virtude serena outra vez.
No equilíbrio, encontro minha essência,
A harmonia que me faz ser quem sou.
Aristóteles sussurra: "O meio é a virtude",
E eu, finalmente, encontro meu caminho verdadeiro nas minhas atitudes.
Existe uma grande diferença entre coeficiente emocional e sangue de barata. O sangue de barata quase sempre é fingido e mesquinho.
Não busque o amor fora de si, pois ele nasce do interior. O verdadeiro amor-próprio é uma jornada profunda, que só se revela àqueles que escolhem explorar a sua essência mais íntima. Ao compreender e abraçar essa verdade, o mundo ao seu redor se transforma, trazendo consigo a estabilidade, o êxito e o equilíbrio que, muitas vezes, procuramos sem perceber que já estavam dentro de nós.
A vida é uma dança entre o deleite e o pesar, mas é na clareza de seus simbolismos que encontramos o verdadeiro equilíbrio
Um melhor entendimento da mente consciente poderá interferir na mente subconsciente e inconsciente e, consequentemente, contribuir para o tão almejado equilíbrio que nos aproxima do nosso verdadeiro Eu.
Os encrenqueiros normalmente são aqueles que têm resistido aos meios naturais que a vida providência para a estruturação da virtude, do equilíbrio libertador.
O empreendimento na dose certa do pensar e agir é fundamental para não perder tempo demais tentando achar, ser , ter e no fim não usufruir de nada.