Época

Cerca de 1690 frases e pensamentos: Época

Vivemos em uma época em que quem elogiar os atos do Presidente da República corre o risco de fazer apologia ao crime.

Jaboticaba é que nem político... quando está na época faz a alegria do povo!

SIMBOLOGIA PASCOAL
...

No Judaísmo, a Páscoa significa época de libertação, renovação, abundância, fertilidade. A Páscoa (Pessach) é uma festa da primavera, que dura oito dias, em que se comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito e sua formação como o povo do Deus único, com uma religião e um destino comuns.

Lag Baomer, data que relembra a luta contra os romanos. Lag Baomer é o trigésimo terceiro dia da contagem do omer. A contagem dos quarenta e nove dias, que começa no 2º dia de páscoa e termina na Pentescostes. A primeira contagem realizada pelo povo judeu ocorreu na saída do Egito, sendo motivada pela forte ansiedade com que esperavam para receber a Tora, daí a diferença entre nosso calendário com o Judaico*.

Pentecostes (Shavuot): são sete semanas a contar depois do primeiro dia de páscoa, que, atualmente, comemora-se a entrega da Torá aos judeus no Sinai. Representam historicamente o dia em que os judeus levavam ao templo os primeiros frutos da colheita (bikurim), como oferenda, em sete espécies: trigo, cevada, vinha, oliva, figo, tâmara, romã.

No Catolicismo, a páscoa é uma das suas festas mais importantes, o que se comprova pela obrigatoriedade de seu maior sacramento somente na época de páscoa, a eucaristia, que a cerimônia de consagração da hóstia e do vinho durante a missa, após a qual é dada a comunhão: os cristãos católicos recebem a hóstia molhada ao vinho, simbolizando a sagrada ceia e a transmutação do Corpus Christi. Considera-se que a comunhão fortalece o cristão na fé e o aproxima de Deus, protegendo-o do mal.

A páscoa acontece durante a festa da Semana Santa, que começa na segunda-feira. Entre os principais acontecimentos há a Via Sacra, celebração que rememora os principais acontecimentos da vida de Jesus na terra, atualmente, em 15 etapas, estampadas em pinturas ou esculturas. Entre elas, na 5ª feira, a celebração da Eucaristia com os doze apóstolos, quando também acontece o chamado Lava-Pés, em que Jesus, dando exemplo de humildade e paciência para com as suas ovelhas, dá a diretriz de como os líderes da sua igreja devem se portar com os cristãos; na Sexta-Feira da Paixão, há a rememória da morte de Jesus na cruz, o que deve despertar no cristão o agradecimento por esse grande gesto de amor; no Sábado Aleluia, acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo material e espiritual, possibilitando voltasse do reino da morte ou Hades, e ressuscitasse, trazendo, ao mundo, uma nova esperança e renovada na fé cristã, o que acontece no Domingo de Páscoa ou da Ressurreição, simbolizando a vitória da vida sobre a morte. Durante toda a Semana Santa, procura-se a conscientização do sacrifício da paixão e morte de Cristo, e, como sinal de gratidão, que se faça uma síntese de sua própria vida, onde cada cristão deve se reavaliar.

Assim, o ovo de páscoa simboliza uma mescla da tradição cultural das duas religiões: do Judaísmo, a fartura e o crescimento da população; do Catolicismo, o surgimento de uma nova vida, ressuscitada na fé e no amor em Cristo e no Pai, que é Deus, e na caridade para com as outras pessoas.

* O calendário romano que é adotado no Brasil tem como início de contagem a partir do nascimento de Cristo. Antes do evento do Cristianismo, o calendário romano contava o tempo a partir da fundação da cidade de Roma.

CRUZ, Ana da. Simbologia Pascoal (Trechos da pesquisa que venho realizando há nove anos sobre as religiões, conteúdo do meu próximo livro, que tenta contemplar a variedade religiosa do povo brasileiro). Mural dos Escritores. URL: http://muraldosescritores.ning.com/profile/blogs/simbologia-pascoal Publicada em

Numa época que uma notícia tem várias versões na coisa mais perversa que inventaram que é a internet, você escolhe em que acreditar e aí nem é tão problema assim. Pior é defender essa ideia como se fosse a única. Estamos vivendo uma época que se sabe de tudo e ao mesmo não se sabe de nada. Ainda bem que ainda existem livros.

Reluto pela vida e afirmo conscientemente:
Que mesmo em época de vacas magras urubu voa contente,
esperando a carniça de mais um morto sobrevivente.

Na época dos nossos pais bastava ter uma faculdade que o seu futuro estava praticamente ‘garantido’. Mas hoje a coisa mudou. O conhecimento foi prostituído. Ele está disponível a qualquer um. Então o segredo para ganhar dinheiro e ficar muito rico rapidamente não é mais o conhecimento, e sim ter IDEIAS GENIAIS, agregando valor, sendo realmente relevante dentro do seu meio social.

Com esse friozinho de junho, acho que inventaram o forró na época certa!

Leia, mas sempre considere a época e o local em que foi escrito; o 'zeitgeist'; o conhecimento que tinha e as possíveis intenções de quem escreveu. Interesses podem criar pseudo-fatos. Não aceite tudo e não subestime nada.

Em qualquer época, levar abraços é o melhor presente.
É sua presença.
É de graça. É consolo. É regalo.

Sempre me guardo nas mãos de DEUS.
Todos os anos nessa mesma época, penso no que poderia ter feito mais.
Algumas coisas deram certos outras ainda estão por vir, e o que não deu, não me lembro mais.
Vai ver não era pra ser.
Tem uma citaçao de Ana Jacomo que diz: "A magica começa no magico, não naquilo que ele toca."
Verdade. E o magico é agradecer.
Gratidão é o segredo, de preferência, com cor ação
Não faço mais lista de prioridades quando chega o final do ano.
Já não tenho essa ilusão.
Prioridade é continuar vivendo dia-a-dia.
Com encantos e desencantos, com coragem.
E acima de tudo, amor, respeito e carinho.
Nos projetos e sonhos.
Com familia e amigos.
Lembrando que existe o longo prazo.
E a curto prazo nem tudo depende de mim.
Vigiando-me ao não lamento, observando ao não boicote.
Nas falhas em ser humana, e entre idas e vindas, me faço ponto de partida.
Começos vem de fins.
A todos um encantador despertar.
Feliz Dezembro.

Ninguém valoriza seus próprios gênios, os de sua época.... exploram-no, sugam sua inteligencia, fazem e desfazem dele e tratam-no como uma ferramenta, ora necessária e ora descartável, como se ele também não possuísse sentimentos ou razão do ser....
Por isso, me apago, me fecho, finjo que não é comigo e não permito aproximação, isolo os tolos longe, não divido futilidades e não quero ter sugados de mim parte daquilo que me tornam único, não pelo fato de 'fazer propositalmente parecer torpe-me de minha própria genialidade', mas para parecer 'só mais um' nesta imensidão de usurpadores.... até agora deu certo para mim, e espero que continue dando.

Na infância ou na velhice a felicidade está em buscar os chocolates na época da Páscoa.

Em época de tirania e injustiça, quando a lei oprime o povo, o fora da lei assume seu lugar na História.

Nossa amizade é assim, como o vento frio do inverno, tem época que está forte, em outras aparece mais fraquinho, trazendo só lembranças da estação gostosa, e por mais que outras três estações passem, esse vento leve passa por elas para manter a pureza e o equilíbrio da natureza e quando o inverno novamente volta, o vento fica cada vez mais forte, se renovando a cada três estações. Por mais que novas amizades surjam, outros rumos tomemos, sempre que nos encontramos é aquele abraço que daremos, porque verdadeiras amizades vão muito além do que presença física, e é nesse vento leve que mando em minhas orações o teu nome. Nesse mesmo vento te mando mil beijos e mil abraços para que nunca se sinta só ou com frio.
Te adoro😊❣

Meninas e meninos, muito cuidado, final de ano, época de sentimentalismos, cumprimentos exagerados, assim: ex-namorado(a) desejando felicidade é praga em dobro. (Pedro Marcos)

E então? Quando você deixou de ser você mesmo?
Lembrar daquela época em que tudo eram flores (bem, ao menos você pensava isso) e ver o quanto você mudou depois de tantos anos, deveria doer, não é? E dói, dói tanto imaginar sobre possibilidades, imaginar o que poderia, ou deveria ter sido. Dói saber que você não escolheu o caminho certo e sim o caminho que convinha naquele momento. Isso não quer dizer que tudo foi um erro, não! Afinal de contas sem esses seus erros, nada do que você conhece hoje seria a mesma coisa. O que quero dizer é: não importa o caminho que você segue, tudo que se vive é aprendizado, conhecimento, alguns doloridos demais para aquela circunstância, outro inimaginavelmente bons, conhecimentos esses que você não saberia viver sem.

Vivemos em um mundo onde amar as pessoas pelo interior ficou difícil
Na época de ''selfies'', o exterior é mais bonito
Você conhece quem ama a princípio?
Sendo que você se apaixonou pelo exterior desde o início.

PORQUE O CARNAVAL AINDA É UMA BOA ÉPOCA PARA SER FELIZ

Nascer carioca é nascer com a vontade de curtir carnaval incutida na alma. Não é vontade que dá depois que te influenciam. E muito pelo contrário, no início da vida as pessoas te podam, te limitam e te fazem acreditar que carnaval é tudo aquilo que você pode acompanhar pela televisão. Não é.
Nos meus primeiros anos, lembro de “curtir”o carnaval no interior do Rio de Janeiro, onde meus avós paternos moram. Minha mãe, toda zelosa que é, colocava em mim uma fantasia diferente em cada dia de “folia”, e me enfeitava toda, pra quê? Admirem-se! Para enfeitar a sala de estar! Porque dali, meu amor, eu praticamente nem saía. Era um tédio, assumo.
Só concordo que foi uma experiência proveitosa no sentido de conhecer o carnaval do ponto de vista da Sapucaí, tipo ativista de sofá. Aqueles carros alegóricos esplendorosos, luxuosíssimos; toda a purpurina do mundo presente num mesmo evento, plumas e paetês para esbanjar, e musas com corpos que toda brasileira merecia ter, mas nem sempre tem (inclusive eu). Eu assistia pela televisão, e também já assisti pessoalmente.
Posso dizer que carnaval não se resume em assistir, mas em participar e sentir. Não adianta o carnaval estar passando, e você não passar por ele. Aí se tornaria época comum, cheia de afazeres inadiáveis e preocupações estarrecedoras. É depois do carnaval que o ano realmente começa. Então use esses dias para recarregar as forças e energia boa que o resto do ano tende a sugar.
É época de acordar e ir levando o dia sem ter hora para dormir de novo. É nem dormir, mas cochilar só enquanto o celular está carregando. É não perder tempo escovando o cabelo, porque você vai pingar de suor embaixo do sol. É esquecer de almoçar e descobrir que só tomar um milk-shake na rua não te tira a fome. É aprender os seus limites como um todo: de álcool, de andar a pé, de segurar o xixi, de fazer amizade na fila do banheiro químico, de sentar na areia porque não consegue mais ficar em pé, de ser feliz em um metrô lotado voltando pra casa depois de um dia feliz e mega cansativo. É anotar um contato na agenda e depois não saber de quem era. É depois ligar pro número pensando que vai desencalhar, e descobrir que é só o telefone da pizzaria que você queria saber se entregava no meio do bloco. É aprender que colegas distantes podem ser amigos de carnavais e se divertirem muito juntos. É ter limites de conduta, mas não ter limites para ser feliz. Sim, isso é plenamente possível! Lembrando que tudo, absolutamente TUDO, consegue ser romântico dependendo do ponto de vista.

Chegou o Natal,
a época mais linda do ano
nas casas e ruas enfeites sem igual
com ele o desejo de presentear todos a quem amo

fui em busca de um presente
que expressasse todo o meu sentimento
Algo que fosse útil e imponente
que desse sentido ao nosso relacionamento

Depois de algum tempo me dei conta
que a minha busca estava sendo em vão
pois algo desta monta
não seria fácil de achar não
Porque aquilo que sinto por você
é tão verdadeiro e profundo
Que não é em todo lugar que se vê
mas em poucos lugares do mundo

percebi que precisava de ajuda
Recorri ao meu Senhor
pois àquela dor aguda
precisava um fim por

Alto e claro me falava
que o que me havia preocupado
o presente que eu procurava
já havia sido pago

Agora o que eu precisava fazer
Era me apossar desse presente
e a todos com prazer
dar a Jesus urgente

Pois não há presente que o mundo mais precise
nestes tempos de aflição
porque nestes tempos de crise
só Jesus no coração.

Que o Natal não seja apenas uma época onde se troca presentes, mas um estado de espírito que nos acompanha todos os dias do ano.