Epígrafes sobre Respeito
Respeito sim!
O nordestino é competente
naquilo que é seu dever
não se acha diferente
nem um pouco de você
não seja inconveniente
respeite o nosso oxente
que a gente vai se entender.
Acróstico para Cristina Carvalho
Clareza em suas atitudes,
Respeito em seu proceder,
Idônea e admirável em sua essência,
Se esmera em tudo que vai fazer;
Tomas teu destino pelas mãos,
Incansável e altiva em seu caminhar,
Na vida vais encantando,
A todos que a sabem amar!
"Delicadeza não se ensina, é diferente do respeito. Delicadeza é temperamento, não se obtém com a idade, não é uma promoção da sensibilidade, não vem com a educação ou com a imitação dos pais. Delicadeza é um defeito maravilhoso, uma entrega irreversível. É uma loucura do bem, uma paranóia sadia. Oferecer mais do que foi pedido, oferecer-se à toa. Sucumbo diante da delicadeza: a delicadeza é gentileza refinada."
Não é possível obrigar o outro a pensar como você...é justamente no respeito às diferenças que está a possibilidade de haver paz
entre as raças, religiões e culturas. Quando eu respeito as crenças,
as opiniões e as decisões alheias, estou fazendo a minha parte na
conquista de um mundo mais respeitoso e pacífico.
Cika Parolin
Que no dia de hoje,
não nos falte a
fé que nos consola,
o respeito que nos enobrece e
o a mor que nos fortalece.
Certas conversas deturpadas merecem respeito na porta do inferno: Satanás atende a todas elas e abre oportunidades para discussões que pegam fogo.
E tenho dito, maturidade é aprender a ter respeito ao próximo, aprender que a vida é feita de diversidade e nem sempre estará ao seu gosto, nem sempre elas irão lhe beneficiar, mais você terá que aprender lhe dar com todas as situações, precisará saber a hora de entrar e a hora de sair sem machucar ninguém!
Use as alianças da fidelidade do respeito e do companheirismo, essas valem mais que uma simples argola de colocar no dedo.
Algo que me atrai muito na leitura é a possibilidade de se absorver coisas muito íntimas a respeito dos personagens, do momento, do lugar. Coisas muito subjetivas: pensamentos, pequenas impressões, movimentos... Conclusões. E é algo que se diferencia do audiovisual, por exemplo. Ao contrário deste, na leitura é possível passar semanas em um único momento, deleitando-o dia após dia, e este passa a fazer parte dos momentos vividos por quem lê, influenciando-o e contribuindo para a criação de uma nova visão de mundo. É uma possibilidade de se entender melhor outras formas de se viver e absorver novos pontos de vista.