Epigrafes sobre Arte Medieval
Ser mulher é complicado. Ser mulher de verdade é uma arte que exige atitude, delicadeza, força e charme. Mulher de verdade vai passar pela sua vida e deixar saudade. Ela jamais vai aceitar metade do seu amor. Mas se você a fizer sofrer e sentir dor, acostume-se com o dissabor de perder uma mulher de valor.
Todo mundo deve considerar seu corpo como um presente inestimável daquele que te ama acima de tudo, uma maravilhosa obra de arte, de beleza e mistério indescritível além da concepção humana e tão delicado que uma palavra, uma respiração, um olhar, ou melhor, um pensamento pode prejudicá-lo.
Um chefe deve ter um espírito que mesmo no meio da maior escuridão não perca todo o traço da clareza interna necessária para conduzí-lo até a verdade; e, além disso, a coragem de se guiar por essa luzinha fraca" (Clausewitz). Essa coragem diante das responsabilidades, diante do perigo moral, é a coragem de espírito [Courage de L'Esprit].
Cabe ao povo bárbaro com sensibilidade padrão, diante de uma obra de arte, gostar ou não gostar em silencio. Só deve manifestar se publicamente e com serenidade própria do pensamento quem tenha sensibilidade evoluída e conheça o minimo básico da historia da arte e das civilizações.
É admirável o esforço dos escritores contemporâneos para transformar o mundo através da Literatura. Quanto a mim, escolhi algo bem mais modesto: contar histórias.
Muitas das vezes com o experiente olhar do curador de arte profissional, consegue enxergar nuances criativas e significativas de uma obra, que o próprio artista, a galeria, o mercado e o proprietário colecionador da obra em questão, nunca conseguiram ver.
A arte deve ser mais direcionada como uma plataforma profissional geradora de trabalho criativo, uma modalidade expressiva, cultural, identitária e educativa do que como uma área muito prospera de investimentos com ganhos astronômicos do mercado econômico e financeiro
A inveja e a não competência gera a competitividade desleal e o inventar defeitos na boa realização.
Não me incomoda ver pinturas expressivas e coloridas sem molduras pelas paredes pois são filhas belas criativas para um mundo incompleto e inexato, que ainda permanecem órfãs por não terem encontrado um lar, o amor e uma emoção pura da patrimonial propriedade.
Nem toda pintura é arte como nem toda arte é pintura. Mas sempre teremos pintores e artistas cada qual no seu devido lugar. Não basta, se achar.
Meio que na contra mão de um tempo egoísta e de vaidades usurpativas menores, ainda acredito na ampla generosidade intelectual que deva ser ofertada por quem sabe em qualquer boa e digna conversa sobre arte e cultura. Uma cultura trancafiada entre poucos eleitos, não vale nada, apodrece e morre.
Nasci da poesia, a arte é a minha companheira e piso num chão de coisas que estão além da sobrevivência humana.
Se não andar nas nuvens me deixe só. Você corre o risco de despencar da minha ilusão pra sua realidade...
Na verdadeira obra de arte a melhor parte e sempre a mais valiosa é a originalidade. O novo olhar que o artista consegue de original com as técnicas já conhecidas e amadurecidas a se expressar a partir de um novo ponto de vista, um novo tipo de cor, sombra, luz, forma e criação.