Epígrafes para Tese
Muitas vezes tenho vontade, mas a dúvida sobre a reciprocidade barra minhas intenções. Para mim, “não dar certo” nunca foi frustrante, pois o que realmente importa é a experiência. Às vezes, ela será uma gostosa lembrança e outrora um valioso aprendizado. A gente, no fundo, nunca perde nada!
A humildade é uma virtude que faz parte da nossa caminhada e é caracterizada pela nossa consciência. Cada um de nós traz na sua bagagem um legado de experiências e de lutas. Somos protagonistas dessa jornada, portanto sejamos conscientes de que a humildade consiste em conhecer as nossas fraquezas e limitações.
Eu adoro a vida. E adorar é isso: dourar cada momento com a doçura da intenção e descobrir propósito a cada passo. Enriqueça cada experiência, tornando-a valiosa e significativa, como se estivesse sendo coberta de ouro e adoçada pelo coração. Assim, suas ações se tornarão plenas de significado, em vez de meramente automáticas e vazias.
Apesar dos contratempos
Que justificam momentos os quais passei...
Quero dizer que inimigos eu não carrego,
Tudo na vida é experiência, que vivo ou ainda viverei...
Busco diariamente me renovar para aprender, pois a vida é uma troca, onde tudo se transforma, onde tudo cria forma, até mesmo sem saber!
“A realidade se faz fictícia se não estabelecemos conveniência com as nossas experiências sofridas e expectativas de vida, deixa de ser verossímil e admissível a nossa existência. Só queremos acreditar o que se faz sentido e, esquecemos que na maioria das vezes, nem sempre tudo são flores, infelizmente”.
Não te preocupes à priori sobre escolhas certas ou erradas, certo mesmo é o resultado dessas escolhas, boas ou más. A respeito das boas não há o que dizer; todavia, as más escolhas só trazem o sofrer; no entanto, traz sabedoria e adquirimos experiência. Então podemos falar com propriedades a respeito de tal assunto
A crença na morte surge através da identificação com o corpo físico, automaticamente ao acreditar que é apenas um corpo acreditará que ira morrer, a morte é uma ilusão que surge através desta crença errada da realidade. Apenas entramos no corpo ao nascer e sairemos quando chegar a hora de ir para uma nova fase de experiência para a alma.
Quantas vezes necessárias forem, deve-se estar pronto para recompor-se, de pé continuar, nem que pra isso recomece do zero. O fracasso e uma experiência para os fortes e vencedores, porquanto os incompetentes, nem tentam e se dão por vencidos e entregam-se. O fracasso não se resume em parar, apenas em desistir e, nem todo desistir é a sua derrota.
O grande segredo da vida é a compreensão. Compreender é muito difícil. Em geral, interpomos as nossas crenças e opiniões entre nós e os outros, fechando-nos para esse novo que é receber o que nos chegue da vida sem classificar, com a alma aberta. A idade traz compreensão à custa de experiências vividas e sofridas.
A vida é como uma moeda, ela tem duas faces, mas nós só observamos a face que representa o valor material, a riqueza e o poder. Talvez por sermos, às vezes, tão insensíveis, egoístas e materialistas, menosprezamos a outra face que simboliza a humildade, a caridade, a espiritualidade e a sabedoria.
O brahmacharya, como todas as outras regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Lemos na Gita e a experiência no-lo confirma todos os dias que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus pensamentos faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.
Já não sinto quase nada de todos os tombos que levei, to calejada dos caminhos que acreditava ser o melhor, tudo aquilo que conquistei com mais dificuldade foram os ensinamentos que guardei.... tudo que eu vivi eu aprendi através das lições diárias.... então não tente me iludir! Sou feita de verdade e experiência!
..."Jamais arranque as páginas do livro de sua história, porque do contrário, você correrá um serio risco de esquecer o motivo pelo qual você as arrancou e o seu livro, ao invés de livro, vai se transformar apenas em um bilhete rascunhado em uma folha de papel qualquer" ... Ricardo Fischer.
Sonhos Esquecidos
Uma dor é não poder viver
O sentir sincero de tudo viver.
Ter a bela experiência quanto lindo
É balão inflado aos olhos fugitivo
Com sonhos antes aprisionados
Em algum lugar onde de fato
Foram deixados ao abandono atroz
Por qualquer outro motivo maior
Em um canto de notória solidão
Intencional por própria decisão.
Quando ficares em dúvida
sobre o que fazer diante de algo desafiador,
veste o véu da humildade,
procura a ajuda de alguém
que já aprendeu com a experiência,
pede esclarecimento a Deus,
faz o que estiver ao teu alcance,
e lembra-te de exercitar a paciência,
pois o tempo, em passos longos ou curtos,
está trazendo exatamente o que precisas!
Escolhas feitas não são erros cometidos. Existem aquelas que nos deixam como legado a felicidade, e existem aquelas que nos deixam como herança a experiência. A felicidade pode nos acompanhar em vários momentos da nossa vida, mas a experiência nunca nos deixará só diante dos problemas futuros.
O caminho mais óbvio para a exploração da consciência é através da exploração de sua consciência pessoal – uma investigação científica da sua experiência subjetiva. Estudar a consciência "de fora" (objetivamente) é como estudar biologia vendo as fotos dos animais no zoológico.
"Nenhuma verdade será absoluta, pois cada olhar a interpreta de acordo com suas próprias lentes, experiências e emoções. O que hoje parece inquestionável, amanhã pode ser reavaliado, adaptado ou até mesmo superado por novas percepções. A verdade é maleável, moldada pelas mudanças da vida e pelos caminhos que percorremos."
Uma imagem pode compor lembranças que você só será capaz de saber e pensar, entender, depois de anos. A busca do amadurecimento, pode estar também, em saber analisar seus sentimentos a partir de uma foto, ver o que mudou, porque mudou, ou o que deve mudar, e assim serás um aprendiz. (O importante será saber administrar toda experiência.)
Recomece tudo outra vez, nunca tenha preguiça para recomeçar um novo trabalho, ou uma nova experiência de vida. Ninguém aqui pode avaliar os perrengues que já passei, cai me levantei, me arrastei, rastejei, quase morri, por um amor incondicional à mim mesma. “Ame a si próprio, e depois ao seu próximo”.