Epígrafes para Monografias Psicologia
EU MAIOR, eu menor
O EU MAIOR sente o universo de forma diferente de eu menor, que tantos julgam como único e verdadeiro. O EU MAIOR vivencia o mundo subjetivamente por sua sensibilidade. Naquilo que o EU MAIOR entende como mundo, a vida existe em toda a parte, na matéria animada, na inanimada e em todos os níveis de consciência. Tudo respira e pulsa pela própria vida.
A sociedade em que vivemos sofreu sérios retrocessos em termos de desenvolvimento humano por causa de suas convicções no eu menor. A aceitação desses conceitos tem provocado um colapso nos princípios do EU MAIOR.
O ser humano está confuso. Vive angustiado, cheio de conflitos e dúvidas. A maioria perdeu a noção do rumo que está tomando. Perderam-se no caminho. Ouvem-se tantas vozes, que a voz intuitiva do EU MAIOR torna-se quase inaudível. Metas importantes foram substituídas por ilusórias, necessidades verdadeiras por falsas, anseios justos por mentirosos. A humanidade como um todo, e o homem em particular, corre desordenadamente para o futuro em busca de paz e felicidade que jamais poderá encontrar porque está buscando fora de si mesmo.
Assim sendo, cada ser humano deveria procurar conhecer a si mesmo e tornar-se consciente das forças que modelam seus pensamentos e ações, se o que quer não é colocar no lugar da verdade suas noções preferidas ou suas ilusões prediletas.
Temos que discernir quantos dos nossos pensamentos e sentimentos vão além do produto mecânico de uma mente condicionada através da influência de uma sociedade enferma.
Quando aprendermos a viagem ao EU MAIOR pelo caminho psicoespiritual, as nossas consciências jamais se restringirão pelo tempo, pelo espaço ou pelas limitações do corpo físico. Quanto maior o eu menor mais difícil é a percepção da verdadeira realidade.
Não me incomoda ver pinturas expressivas e coloridas sem molduras pelas paredes pois são filhas belas criativas para um mundo incompleto e inexato, que ainda permanecem órfãs por não terem encontrado um lar, o amor e uma emoção pura da patrimonial propriedade.
Verdades são difíceis de serem encontradas em mentes ladinas. Como serpentes enredadas no pescoço, iludem e esmagam suas vítimas. Constroem sua imagem como bem lhe convém e esperam friamente para dar o bote. A mentira e a manipulação fazem parte de sua labuta diária e com cuidado tecem suas estratégias. Sempre deixam um rastro de destruição por onde passam. Assim age um psicopata; a frieza e a ausência de culpa são suas maiores armas. Todo o cuidado ainda é pouco quando se trata de uma Personalidade Psicopática.
Quem suporta suas sombras, os seus momentos de fraqueza e sua solidão é capaz de vencer seus maiores medos.
Hoje, quando você olhar no espelho, olhe com calma para a sua imagem...olhe nos seus olhos e veja a beleza de seu interno transposta na sua face. Sinta a sua essência, veja suas qualidades, comemore suas vitórias, perceba seu brilho. Sorria e diga pra si mesmo: sou uma pessoa linda. Ame sua essência, admire-se e mergulhe no belo que existe dentro de ti.
Por: Angela Cristina Brand
CRP 08/04889
Procrastinação
Seu dia pode ser melhor quando você decide que vai fazer algo que está adiando há algum tempo. Qual é o primeiro pensamento que vem a cabeça quando pensa sobre isso? O que lhe causa? Provavelmente, não cause alegria e nem contentamento, acertei? Imagino que a sensação é de desconforto e certa culpa. Então, se o adiamento faz parte da sua vida, você pode ser um procrastinador. Palavrinha estranha, mas que significa deixar para outro dia coisas importantes que deveriam ser feitas.
Este comportamento de adiar e protelar o que precisa ser feito, no fundo pode gerar sentimentos de menos valia e sensação de fracasso.
Temos que aos poucos, organizar nossa mente e nossas vidas, de tal modo que ao nos olharmos, podemos ter a sensação de bem estar e satisfação. Comece por etapas, liste o que é importante e se comprometa com você. Ao executar o que estava emperrado, terá um alívio profundo e sensação de dever cumprido.
Ter amor por si mesmo, também significa colocar as coisas em dia.
O estar em dia liberta e cura. Pense nisso!
Por: Angela Cristina Brand
Psicóloga CRP 08/04889
Os medos nada mais são que prisões da mente, oriundos de experiências negativas que vivenciamos. É preciso libertar-se das grades que impedem nosso crescimento pleno. O voo só vai acontecer quando eu abrir minhas asas e enfrentar o mundo.
Angela Cristina Brand
CRP 08/04889
Nunca se acostume com aquilo que não te faz feliz...
E tambem nunca se apegue aquilo que te faz sofrer!
Se liberte daquilo que te prende!
Herbert Fraguas
Sozinho ninguém sobrevive a si mesmo. Não há nada mais letal a longo prazo que a estupidez autossuficiente da própria companhia.
Os astros nos influenciam, mas não determinam o que somos.
Assim como o passado e nossas próprias experiências podem nos influenciar, mas jamais nos definir.
Somos definidos por nossas atitudes e escolhas.
Com o tempo começamos a perder a inocência e adquirimos a consciência de que as pessoas são perversas, aprendemos que boas maneiras não passam de convenção social, que algumas pessoas fingem ser amorosas até que surja circunstâncias que as fazem tirarem as máscaras. Descobrimos que felicidade é um vírgula entre o presente e o futuro, que pessoas vão, e o máximo que podemos fazer é aproveitar cada momento com aqueles que amamos. Descobrimos também que somos frutos dos nossos pensamentos e da forma que nos posicionamos ante a realidade. Que verdades e valores são meras construções sociais (são importantes), mas não podem tirar nossas vidas e liberdade.
E se mesmo ante seus descobrimentos ainda não encontrar uma saída, procure ajuda profissional... Vá a um(a) psicólogo(a).
As flores artificiais, por mais parecidas com as naturais que possam vir a ser, não exalam o perfume natural da flor, e assim são as pessoas que não aceitam ser elas mesmas.
A mentira é fel para a Alma Humana e não permite paz para aquele que a usa como ponte para suas conquistas.