Epigrafes para Monografia Jurídica

Cerca de 76 epigrafes para Monografia Jurídica

⁠A publicidade na esfera jurídica não é proibida, mas sim regulamentada. As restrições estabelecidas são norteadoras para gerar informação relevante e comprometida com a responsabilidade social inerente à profissão.

Inserida por BrunoBom

Quando um magistrado profere
uma decisão que vai além da órbita jurídica, essa jurisdição passa a ser
um tribunal de exceção com decisões teratológicas.

Inserida por FHSS


Advogado é um sedutor. Da tese jurídica.

Inserida por ANahud

⁠Um direito não é um favor ou algo que deve ser dado a alguém, senão que uma posição jurídica cujo reconhecimento é imperativo e, por isso, não pode ser negado.

Inserida por FilipeMaiaBroeto

O ano é 2024. ⁠Agora, ter um relacionamento é praticamente uma aventura jurídica, você sabe com o que entra mas nao sabe com o que sai.
Sem falar que pode pagar pensão até para o filho por afetividade.

Inserida por tom_nascimento

⁠A teoria da tutela jurídica da humanidade ensina pela proteção de todos os direitos da pessoa humana e da natureza viva; assim, exige-se pleno respeito e ponto final. O ponto central da boa convivência social é o respeito integral à vida. Esse é o verdadeiro sentido da harmonia social.

Inserida por JBP2023

⁠São tantas as ilegalidades, que por vezes sinto vergonha de pertencer a classe jurídica.
Vergonha maior é observar que a grande maioria se acovarda, diante das arbitrariedades diárias. A advocacia deveria ser uma profissão honrada e não capitalizada!

Inserida por wlailson

⁠A teoria da totalidade jurídica de JB ensina pela proteção de todos os direitos das mulheres, independentemente de sua matriz social. Portanto, exige-se pleno respeito e ponto final.

⁠O positivismo é a melhor escola jurídica para explicar o Direito, mas não para vivê-lo.

Inserida por joao_paulo_francescon

⁠Se em nome da segurança jurídica,
o operador do Direito renuncia ao princípio da razoabilidade,
ele se torna cúmplice de condutas imorais ou transgressoras
e coloca em risco o próprio ordenamento da sociedade.
A segurança jurídica não pode ser utilizada
como subterfúgio para que se promova a injustiça.

Inserida por AugustoBranco

A questão jurídica não é decisiva para mim. Considero que a sociedade é sempre mais importante que o Estado e seus governos. Em última instância a autoridade de qualquer governo ou Estado provém do povo. Não aceito que um governo ou Estado esconda suas ações do povo, que é a única fonte de autoridade deles.

Inserida por Rodinho

⁠"Da mesma maneira que a estratégia jurídica é fundamental, a comunicação é básica ao se examinar vulnerabilidades, riscos e consequências em uma disputa. Cada oportunidade de comunicação deve ser vista como uma estratégia do direito, mesmo quando se está exposto à publicidade negativa."

Inserida por nelsonwilians

⁠"Eis uma verdade oculta (ou quase) nos livros de Direito Empresarial: a teoria jurídica empresarialista está diretamente vinculada à busca pelo sucesso – pelo lucro! pela riqueza!"

(Gladston Mamede, Eduarda Cotta Mamede. "Estruturação Jurídica de Empresas". Editora Atlas, 2024)

Inserida por jose_da_lapa

⁠"Não se pode esquecer que também existem inovações jurídicas e que a compreensão jurídica da empresa precisa amoldar-se a essa cultura da inovação que marca os nossos dias."

(Gladston Mamede e Eduarda Cotta Mamede. "Manual de Redação de Contratos Sociais, Estatutos e Acordos de Sócios". Editora Atlas)

Inserida por jose_da_lapa

"Sustentabilidade jurídica é uma postura preventiva e proativa voltada para garantir que as relações jurídicas se alinhem com o Direito, evitando o risco de litígios e punições diversas."

(Gladston Mamede e Eduarda Cotta Mamede. "Manual de Redação de Contratos Sociais, Estatutos e Acordos de Sócios". Editora Atlas)

Inserida por jose_da_lapa

⁠"A boa redação jurídica é o meio para que se alcance maior eficácia nos atos, nomeadamente quando não seja uma questão de mera retórica - convencer o outro -, mas de construção normativa."⁠

(Gladston Mamede e Eduarda Cotta Mamede. "Manual de Redação de Contratos Sociais, Estatutos e Acordos de Sócios". Editora Atlas)

Inserida por jose_da_lapa