Epígrafes para Monografia
Se a sua consciência lhe cobra algo que fez ou acusa você por algo que pensa fazer, mesmo que seja permitido por lei, mesmo que seja comportamento normal no seu meio, pare e pense: pode ser o Universo dizendo que você está à frente do seu tempo.
Quem dá aula de yoga de graça, na internet, terá o mesmo fim que o coronavírus, morre junto com seu hospedeiro.
Sabe qual o problema do mundo? As pessoas.
Sabe qual o problema das pessoas? As crenças.
Sabe qual o problema das crenças? As inverdades.
Inteligência está ligada a consciência, que por sua vez está ligada a capacidade de perceber a própria insignificância.
Crença é o que você pega dentro e põe para fora. Conhecimento é o que você pega fora e põe para dentro. Verdade é o que você não pega e nem põe.
"[...] é muito raro encontrar justo o qual não tema a voz rouca da consciência tanto quanto a morte"
(trecho de "O Conde de Santo Amaro")
"Equilíbrio e paz se adquire com o tempo e dedicação, todos tem o potencial mas poucos estão dispostos a custear o treino de posturas éticas para combater e extinguir as próprias guerras interiores."
Fala-se muito em empatia, em colocar-se no lugar do outro, mas empatia é uma construção intelectual, ética e política.
Lingua de carne, língua de lata, as vezes comparada como uma faca feita de metal que onde passa deixa a sua marca. Lingua que pode destruir e fazer tudo vira fumaça.
É fácil oferecer um tudo quando o nada é o que se tem. Difícil é manter a promessa quando o algo se obtém. Não pondere, cumpra.
Um caráter formado e bem estruturado não está ligado a nenhum tipo de religião ou ceita, mas sim a moral criada pelo indivíduo no decorrer de sua formação.
Quanto mais superficial é uma pessoa que ocupa cargos com poder de decisão, maior a probabilidade de ceder aos interesses pessoais e colocar em risco o coletivo.
A moral é como cordas de violão, por melhor que seja o som, mais cedo ou mais tarde vai ser necessário um ajuste,diapasão, ai sim falaremos de ética !
O poder transformador da Palavra de Deus, inicialmente deve-se passar pelos púlpitos, com temor e submissão naquilo que se prega! Caso contrário tornar-se-á difícil acreditar na seriedade das palavras de pregadores “de brincadeira”, que pregam apenas por profissionalismo.