Epígrafes para Ciências

Cerca de 204 epígrafes para Ciências

⁠As ciências humanas e sociais são francamente multiparadigmáticas. Os contingentes de cientistas sociais e humanos associados aos diversos paradigmas – sejam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos, psicólogos, economistas ou outros – “habitam mundos diferentes” no interior de uma mesma disciplina. Um determinado historiador vive em um mundo no qual se embatem as “classes sociais”, outro habita um mundo povoado por “espíritos nacionais”, um terceiro vive em um planeta social que é produzido pelo somatório de indivíduos, e aquele outro perambula descompromissadamente por um universo descontínuo. Neste historiador das relações de gênero, a “sexualidade” (o conjunto de fatores que determinam o “masculino” e o “feminino”) constitui um pacote de dados que se impõe pela própria natureza; mas para aquele outro, não é apenas o “gênero” que é histórico, mas até mesmo o sexo, em última instância, é uma construção social. Há ainda os que habitam mundos povoados por “raças” de homens, e aqueles que, no limite, caminham por paisagens nas quais é possível vislumbrar em cada átomo individual a diversidade humana.

Esta propriedade dos cientistas de “viverem em mundos diferentes”, conforme as visões teóricas que conformam suas maneiras de pensar, não é apanágio das ciências sociais e humanas, e é também atributo dos cientistas da natureza e dos saberes exatos . O cerne da questão, todavia, encontra-se no modo como uns e outros encaram esta mesma situação. Além de serem muito mais acentuados nas ciências humanas e sociais esta convivência e o intenso trânsito entre diversificadas teorias, o fato é que os cientistas sociais já se habituaram há muito a este “viver entre mundos”. Os cientistas sociais, habitantes de uma diversificada federação de planetas teóricos, tornaram-se excelentes tradutores uns dos outros, e exercem desde há muito uma sofisticada diplomacia teórico-metodológica.


[texto extraído de 'Teoria da História, vol.1 - Conceitos e princípios fundamentais'. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p.178-179]

Inserida por joseassun

⁠Tabuleiro é um jogo,
Tubuada é uma lição de matemática,
Ciências em mim não falta
Ô português até passa, mas a tal da filosofia em mim, essa não se declara.
A história 1 e 2 até consigo estudar agora a tal da física é tão difícil de lidar, com isso a arte me ensinou a ser um belo pintor e o meu hábito se espelhou e em inglês aprendi poucas coisas tipo I love you hahaha

Autor:Discreto

Inserida por Andrei_alves17

⁠[DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA - 3]

A Geografia integra-se simultaneamente às Ciências Humanas, às Ciências da Vida, às Ciências da Terra. Habitualmente, ela estuda todas as interações que se dão no interior de uma tríade: o Humano, o Meio, o Espaço. Quando a vida humana é pensada como um caso particular da Vida, no seu sentido mais amplo, a Geografia mostra a sua face como ciência da vida ou ciência natural - e, na tríade conceitual que está no centro da ciência geográfica, o conceito de Bioma substitui o conceito de Humano.

Inserida por joseassun

As Ciências poem você com conhecimentos do que è humano,natural e espiritual cuide-se para não se tornar um fantoche ou um outro que não você mesmo.

Inserida por GilmardaSilvaPaiva

O grande Georg Jellinek ensina que a primeira precaução em História e ciências sociais é aprender a distinguir entre as ações racionais deliberadas e o acúmulo de causas impessoais e anônimas. Em geral o que os cientistas sociais fazem é ocultar sob estas causas as suas próprias ações racionais deliberadas.

Inserida por LEandRO_ALissON

não e por nada não mas Nem um professores de ciências consegue explicar a química que existe entre nos

Inserida por vinicius_pereira_

Educação é a ciência que nos leva às outras ciências.

Inserida por LucasSantosCastelao

Um homem sem alta cultura espiritual munido de um diploma de ciências é um inimigo de espécie humana.

Inserida por LEandRO_ALissON

"Pode-se afirmar que as ciências sociais são o resultado de um conjunto de fatores cujo elemento central é uma sociedade abalada por tantas transformações e, nesse sentido, buscava-se alguma explicação que possibilitasse orientar o futuro."

Inserida por Junio_Cruz13

"O que tornou possível à civilização ocidental desenvolver a ciência e as ciências sociais de um modo que nenhuma outra civilização havia conseguido até então? Estou convencido de que a resposta está no penetrante e profundamente arraigado espírito de pesquisa que teve início na Idade Média como consequência natural da ênfase posta na razão. Com exceção das verdades reveladas, a razão era canonizada nas universidades medievais como árbitro decisivo para a maior parte dos debates e controvérsias intelectuais".

Inserida por LEandRO_ALissON

A religião quando tem a pretensão de se valer no reino das ciências, não passa de uma presença inútil.

Inserida por zizzi

A Inclusão do sujeito especial tomou tamanha proporção que se fez termo nas ciências sobre a evolução civilizatória.

Inserida por lopanrio

A mente célebre do diabo domina as ciências, as culturas, e as sociedades, tornando femininas as suas ações masculinas.

Inserida por HelgirGirodo

Temos tudo do que precisamos dentro de nós, antes da ciências e os métodos comportamentais definirem e categorizar-mos , isso é muito ínfimo diante da grandeza e plenitude do nosso ser , devemos usar mais nossas intuições.

Inserida por LeandroPantaleao

Covid-19

Nas aulas de ciências naturais que tive no primeiro e segundo ciclos preparatório, cedo me lembro do professor me dizer que havia a possibilidade de o mundo ser muito afectado e nas versões mais dramáticas, ser dizimado por um virus ou por uma bactéria e a verdade é que as aulas de história também revelavam casos semelhantes passados na história da humanidade. A peste negra dizimou metade da população da Europa, o H1N1 matou cerca de seiscentas mil pessoas e tantos outros virus que matam sem precedentes. Eu, na verdade, apesar de cedo estar consciente dessa realidade, nunca imaginei que ela iria acontecer no meu tempo de vida, mesmo depois de assistir ao surgimento de todas as outras como a SIDA ou até o próprio e mais recente H1N1. O facto é que o mundo hoje vive uma dicotomia entre os meios de comunicação que bem utilizados, podem servir para que mais rapidamente se espelhem mensagem de alerta, de medidas a adoptar, ajuda a difundir a mensagem de forma global. A dicotomia está numa outra forma de tecnologia e essa sim ajuda a fazer precisamente o contrário. Ajuda a alavancar a disseminação do virus de uma forma muito mais rápida que nos passado, à data da peste negra por como exemplo. Falo dos meios de transporte rápidos que todos conhecemos e que por essa mesma razão têm, até à data, vindo a ser cancelados.
A mim entristece-me em particular as pessoas que de alguma forma se aproveitam da catástrofe para benefício próprio e não só. A utilização dos meios de informação e comunicação utilizados para difundir o medo, o pânico, para fabular histórias sem confirmações credíveis ou bases sólidas, com intuito de meter-nos uns contra os outros e não falo só no mero cidadão. Plantar duvidas que não tem na sua base uma consistência sólida feita através dos meios próprios para o efeito, como o trabalho de investigação e a confirmação das mesmas através das autoridades competentes para o efeito, pode ser uma fagulha que incendeia nações umas contra as outras, podendo até ameaçar e por em causa as bases da democracia, caso a catástrofe tome maiores dimensões e a tranquilidade entre povos e nações. Por isso é altura de nos consciencializarmos de que a melhor forma de ultrapassar as dificuldade é estando todos unidos, sem apontar de dedos sem justificação, nem plantar dúvidas sem refutação alguma. Por isso digo que se quebrou a fina camada de verniz que separa a ordem do caos e quando isso acontece resta ao ser humano o repensar das suas atitudes, a nível interior e até mesmo à escala global, através da emersão da consciência! Por isso, cumprir as regras que nos são impostas pelos estados e difundidas pelos meios de comunicação sociais é essencial, de forma pacifica, unidos e em consciência, não em grupos, e ajudar a restabelecer a paz em detrimento da desordem ou do conflito, seja ele de que forma for. Eu espero sinceramente que as coisas sejam controladas o mais rapidamente, pois confio nos profissionais de saúde e em todos os que estão dispostos a salvar vidas até em troca das suas. Por isso um momento de silencio para com todos os profissionais de saúde e para
com todas as vitimas deste COVID-19.

Inserida por ruialexoli

A educação contemporânea faz o inverso das ciências em seu surgimento, exalta o senso comum em detrimento do conhecimento científico.

Inserida por VicksonCorreia

Estudamos e dedicamos a conhecer as várias ciências( econômica, política, física,etc.). E acabamos diariamente esquecendo de auto se conhecer .

Inserida por PatriciaCassEickhoff

"...o poder não está a serviço da justiça; procura a potência e a dominação. E as ciências como são praticadas propõem-se apenas secundariamente à pesquisa da verdade; ciências do real e ciências do homem estão ligadas por exigências imperiosas do seu financiamento. A orientação do trabalho científico depende, pois, de finalidade e de prioridades impostas pelo Estado, que utiliza em vista de seus próprios interesses os resultados obtidos pelos cientistas".

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Sou as respostas que decorei dos questionários de ciências, história e geografia; sou o ditado. Sou a tabuada de multiplicação que tanto repeti, sou consequência dos exercícios de caligrafia e das redações de temas diversos feitas obrigatoriamente todas as sextas-feiras. Sou fruto de um Ensino Fundamental raiz.

@staeelsantos

Inserida por staeel_santos



Deus fez o mundo pela ação ( verbo).

A Bíblia contém ciências, ciências é que não contém a Bíblia! Em Gênesis vemos que:

Esse livro descreve a vida por etapas, onde descreve que a Terra era sem forma e vazia e que vapores subiam da terra! ( As condições primitivas da Terra) .Percebe-se também que Deus fez os corpos luminosos para oferecer luz e energia.

Deus então fez chover e a Terra foi resfriada, e Ele separou águas e águas.

Então fez surgir os primeiros animais, com um detalhe: eram aquáticos, tais como se descreve na Biologia

(Praticamente a
mesma coisa que a Biologia diz!)

A Bíblia relata o surgimento dos primeiros seres autótrofos quando Deus ordenou que as ervas e todas as árvores , segundo sua espécie nascessem , pois assim Deus poderia fazer o Homem, e outros animais terrestres. Pois o oxigênio , que simbolicamente era o sopro de Deus , surgira, dando-lhe mais essa condição!

Portanto, o ser humano surgiu depois de que as condições lhes foram favoráveis, significa que a Bíblia fala de evolução da vida!

O homem surgiu do pó ( simbolicamente significa que surgimos de átomos que existem nos minerais encontrados no solo e nas plantas, tais como cálcio, Ferro,, Potássio, etc. dos quais precisamos e sempre os extraimos, geralmente de forma indireta, de fontes nutricionais.

Deus fez com que tudo ficasse em uma relação de dependência cíclica, (Ciclos da natureza, como o cíclo da água e outros!) porque disse que viemos do pó ( átomos) e ao pó retomaremos.

Já reparou que tudo que tem na Terra tem em nosso organismo? Como.aqueles homens sabiam disso?? Deus lhes disse isso e depois de milhares de anos, a ciência confirma que somos feitos da matéria e energia , ou seja, da terra, do fogo, da água e do ar!! incrível!!

Deus nos concedeu a razão, que significa o conhecimento de que somos seres que sabemos que sabemos ( homo sapiens sapiens) , quando Adão e Eva comeram do fruto, que pode ser apenas uma alegoria para explicar as coisas , uma vez que os homens daquela época não teriam como discernir coisas complexas. Embora, Deus soubesse que essas alegorias poderiam hoje serem interpretadas, tais como eu faço agora!

Os homens das ciências, tão ávidos pelo conhecimento, se esquecem de que aqueles homens, antigos por sinal, já sabiam de tudo o que hoje nós queremos saber!

Tem tanta coisa na Bíblia que as ciências se tornariam apenas uma confirmação dos fatos.

Inserida por LucianosilvaUFSB