Epígrafes para Ciências

Cerca de 204 epígrafes para Ciências

As ciências não são espaços nos quais os objetos se encontram, mas sim as janelas pelas quais olhamos para dentro da sala em que eles estão.

Inserida por muriloamati

Na sala de Coordenação da Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG, terça-feira passada, um dos Coordenadores do DCE-UEPG discute com a Coordenadora um projeto de Curso pré-vestibular popular para estudantes carentes. É de se emocionar. A iniciativa é das mais significativas. Os estudantes assim, respondem ao povo brasileiro o investimento público em educação. Uma boa universidade se faz no encontro com as necessidades da população brasileira, especialmente aquela esquecida pela escola elitista. A atitude daquele Coordenador do DCE contrasta com as notas absurdas e desconcertadas da ACIPG, as cervejadas de outros e o conteúdismo alienante do ensino brasileiro. 14.10.2017.

Inserida por Acirdacruzcamargo

“Aqui, como nas ciências naturais, confirma-se a lei constatada por Hegel, lei segundo a qual simples mudança na quantidade, depois de certo grau, acarretam diferenças na qualidade” (História da Burguesia Brasileira)

Inserida por Acirdacruzcamargo

A Educação brasileira prioriza investimentos nas ciências sociais em detrimento das ciências exatas e da saúde, resultando em muito discurso, mas pouca evolução tecnológica, empreendedorismo, prosperidade e autonomia financeira do seu povo.

Inserida por sargentoclaudinei

⁠Muitos ensinam cristãos dentro de uma Igreja com ciências e doutrinas humanas, quando deveriam fazer uso da Sã Doutrina a Palavra de Deus. Isso é Profano.

Inserida por israellopess

Ao longo do tempo, as ciências humanas nos permitiram definir propósitos fundamentais para nossa existência e estabelecer padrões que regem nossa convivência em sociedade. Por outro lado, as disciplinas exatas nos deram os recursos técnicos para realizar esses propósitos. No entanto, é notório que países como o Brasil têm negligenciado essa área das humanidades, considerando-a desprovida de utilidade. Essa postura resulta, nos dias atuais, em uma lacuna no entendimento de nossos objetivos individuais e coletivos, assim como na elaboração dos modelos necessários para alcançá-los.

Inserida por I004145959

⁠Albert Einstein, além de sua genialidade na física e nas ciências exatas, demonstra sua sensibilidade na seguinte frase: “Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A Páscoa ou Pessach é mais do que ciência, é mais que a fé, Páscoa é amor.”
Feliz Páscoa!

Inserida por giuliocesare

⁠ Livre Pensar

Leitura em ciências humanas, principalmente na análise de formação fenomenológica existencial que tem ligação filósofa histórica desde Antiguidade Clássica (estoicismo, aristotelismo, platonismo, etc). Esta Antiguidade Clássica serve de tijolinhos para Medieval Cristã, Humanismo renascentista, Iluminismo e marxismo. O erro reacionário é não analisar os tijolinhos que para compor a teologia cristã e diversas correntes ideológicas ao longo do processo histórico, necessita de tempo.
Imanência humanista antropocêntrica, pega tijolinhos da Antiguidade Clássica contra Teocentrismo medieval que é helenização do Cristianismo igual a junção do Cristianismo com neoplatonismo pagão. Para pegar os reacionários, vai bater no neoplatonismo pegando correntes que contestam na Antiguidade Clássica.

Inserida por samuelfortes

Melancólicas


Avançamos
Em ciências
E
Tecnologias

A desejar
Em
Civilização

Em melancólicas
Sinécleses
Em
Depressão

Inserida por samuelfortes

Nunca


Houve uma guerra boa
Nem uma paz ruim

⁠Avançamos
Em ciências

Tecnologias
Não tanto

Em
Evolução
Os
Sapiens

Que
Não se toleram

O Criador
Ainda

Não acertou
A mão

Os poetas odeiam o ódio
E
Fazem guerra à guerra.

A maneira mais rápida
De
Acabar com uma guerra

É perdê-la

Inserida por samuelfortes

⁠Estou torcendo para que o estudo das Ciências Exatas ultrapasse em sabedoria o comprometimento obtido pelos estudiosos das Humanas.

Inserida por marco_camargo

"'Ciência' é um ideal de conhecimento. Cada praticante de uma das ciências tem de provar que aquilo que ele faz está à altura desse ideal, em vez de utilizar o prestígio do ideal como manto embelezador daquilo que ele faz."

Inserida por LEandRO_ALissON

As incertezas são compartilhadas, pra que as dúvidas sejam restruturadas, nas bases das ciências exatas, quando o tiver e, humanas, quando vir há ser.

Inserida por ClaudethCamoes

A POESIA

Dentre todas as artes
Ciências e tecnologia
Aprecio a Matemática
Gosto muito da Filosofia
Valorizo a Medicina
E a beleza da Biologia
Mas elevo a Literatura
E dentro dela a Poesia.

Poesias sobre o amor
Paixões, ódio e avareza
Não importa o tema
A rima traz a beleza
Amo muito as que falam
Da felicidade e tristeza.

E dessa linda ciência
Surgiram grandes cientistas
Poetas do mundo inteiro
Verdadeiros artistas
Doutores do verso e da rima
Célebres repentistas.

E foi na Literatura
Que Deus nos presenteou
Com o grande Quintana
Que a poesia amou
Escreveu muitas coisas lindas
Que o tempo nunca levou
E encheu de alegria
A terra que ele morou.

E teve muitos e muitos outros
Poetas e escritores
Que merecem destaque
Por falar dos amores
Mestres da Literatura
Na rima foram doutores.

Mas para encerrar os versos
Eis que surge a verdade
Se querem entender o amor
A tristeza e a felicidade
Façam como eu
Lhes conto com humildade
Recorro a poesia
Aprendo com a saudade.

Inserida por thiago_rosa_cezar

Jeremy Bentham dividiu as ciências em 'cenoscópicas' e 'ideoscópicas'. Ajustando um pouco as definições, digo que as primeiras estudam a realidade tal como ela se apresenta à experiência comum da espécie humana, as segundas a realidade tal como aparece segundo os recortes especializados que a tornam acessível aos métodos das várias ciências.
Os que estudam a ciência política ou, em geral, as ciências sociais só pelo ângulo ideoscópico cometem erro após erro, e nunca se emendam.
Mas a preparação do intelecto para as ciências cenoscópicas nada tem a ver com a educação científica habitual e especializada. Ela passa pela impregnação imaginativa do estudioso no 'senso comum', no modo como as pessoas de carne e osso vêem as coisas na sua experiência concreta.
É toda uma disciplina da percepção, do sentimento, da imaginação, em suma: da alma.
Essa é uma das normas básicas que orientam o COF. Tê-la aprendido faz com que os meus alunos acertem em suas análises políticas cem vezes mais que os opinadores jornalísticos e acadêmicos usuais.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠A teologia, como estudo do conhecimento de Deus, se difere dentre todas as ciências porque Deus transmite conhecimento ao homem de si mesmo. (Abraham Kuyper)
O homem não consegue conhecer Deus diante da sua pequenês, mas Deus se revela ao homem.
Se eu quero ter o conhecimento sobre algo, como pesquisadora eu me debruço "sobre" o objeto de estudo para o descobrir e conhecer, enquanto que Deus estará sempre sobre mim, e eu estando "sob" Ele, não posso saber nada além do que me revelar de Si.
Como um ser humano racional, pertencente à um mundo impírico, pode alcançar um Deus que está além do nosso mundinho, um Deus de outra dimensão, inacessível à natureza humana?
A teologia seria totalmente impossível sem a autorevelação de Deus.

Inserida por g_n_rose_magalhaes

⁠A biologia, as ciências humanas e a matemática são diferentes formas de compreender a realidade. Elas se complementam e se desafiam mutuamente. Elas são parte de uma busca eterna pela verdade.

Inserida por nightwing

⁠As ciências humanas e sociais são francamente multiparadigmáticas. Os contingentes de cientistas sociais e humanos associados aos diversos paradigmas – sejam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos, psicólogos, economistas ou outros – “habitam mundos diferentes” no interior de uma mesma disciplina. Um determinado historiador vive em um mundo no qual se embatem as “classes sociais”, outro habita um mundo povoado por “espíritos nacionais”, um terceiro vive em um planeta social que é produzido pelo somatório de indivíduos, e aquele outro perambula descompromissadamente por um universo descontínuo. Neste historiador das relações de gênero, a “sexualidade” (o conjunto de fatores que determinam o “masculino” e o “feminino”) constitui um pacote de dados que se impõe pela própria natureza; mas para aquele outro, não é apenas o “gênero” que é histórico, mas até mesmo o sexo, em última instância, é uma construção social. Há ainda os que habitam mundos povoados por “raças” de homens, e aqueles que, no limite, caminham por paisagens nas quais é possível vislumbrar em cada átomo individual a diversidade humana.

Esta propriedade dos cientistas de “viverem em mundos diferentes”, conforme as visões teóricas que conformam suas maneiras de pensar, não é apanágio das ciências sociais e humanas, e é também atributo dos cientistas da natureza e dos saberes exatos . O cerne da questão, todavia, encontra-se no modo como uns e outros encaram esta mesma situação. Além de serem muito mais acentuados nas ciências humanas e sociais esta convivência e o intenso trânsito entre diversificadas teorias, o fato é que os cientistas sociais já se habituaram há muito a este “viver entre mundos”. Os cientistas sociais, habitantes de uma diversificada federação de planetas teóricos, tornaram-se excelentes tradutores uns dos outros, e exercem desde há muito uma sofisticada diplomacia teórico-metodológica.


[texto extraído de 'Teoria da História, vol.1 - Conceitos e princípios fundamentais'. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p.178-179]

Inserida por joseassun

⁠Tabuleiro é um jogo,
Tubuada é uma lição de matemática,
Ciências em mim não falta
Ô português até passa, mas a tal da filosofia em mim, essa não se declara.
A história 1 e 2 até consigo estudar agora a tal da física é tão difícil de lidar, com isso a arte me ensinou a ser um belo pintor e o meu hábito se espelhou e em inglês aprendi poucas coisas tipo I love you hahaha

Autor:Discreto

Inserida por Andrei_alves17

⁠[DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA - 3]

A Geografia integra-se simultaneamente às Ciências Humanas, às Ciências da Vida, às Ciências da Terra. Habitualmente, ela estuda todas as interações que se dão no interior de uma tríade: o Humano, o Meio, o Espaço. Quando a vida humana é pensada como um caso particular da Vida, no seu sentido mais amplo, a Geografia mostra a sua face como ciência da vida ou ciência natural - e, na tríade conceitual que está no centro da ciência geográfica, o conceito de Bioma substitui o conceito de Humano.

Inserida por joseassun