Epígrafes de Processo de Envelhecimento
O corpo muda e a gente envelhece, mas alma se transforma, e o espírito está sempre se renovando no seio da eternidade.
Eu me tornei meu melhor amigo...
Nunca trocaria meus amigos , minha vida maravilhosa, minha amada família por menos cabelo branco ou uma barriga de tanquinho.
Fui envelhecendo tornei-me mais simpático para mim e mais crítico de mim mesmo.
Eu não me censuro por comer uma costelinha de porco, não tenho medo do colesterol, nem pela compra de alguma coisa que não precisava, para presentear um amigo ou parente.
Me dou o direito de ser deselegante, extravagante e ate fora de moda.
Quanta gente vejo partir deste mundo, sem conhecer as vantagens da liberdade do envelhecimento.
Não devo satisfação para ninguém quando leio, escrevo ou jogo no computador até a madrugada e durmo até acordar, sem preocupar com quantas voltas o ponteiro do relógio deu.
Canto sambas antigos e choro pelos amores e tempos perdidos.
Se me der vontade,vou a praia de paleto e gravata e nem ligo para os bermudões e sungas apertadas, faço o que quero.
Não me importo por quem tenha me esquecido, e sim com quem se lembra de mim..
Apaguei do meu coração as tristezas.Armazenando no meu chip de memória só as coisas boas que vivi
E digo que quem não tem barriga não tem história, ouvi isso de uma jovem no supermercado comprando cerveja.
Agradeço a Deus meus cabelos brancos, minha vida bem vivida em cada copo, gota de sereno e samba composto, e as rugas que marcam meu rosto são provas de que envelheci com malandragem, fazendo o que acho certo e não prejudicando de forma intencional a ninguém.
Talvez eu tenha feito do meu certo o errado, me perdoem, mas só quem pode perdoar é Deus.
Envelhecer não é morrer, e nem deixar de viver: é ter a oportunidade de aprender a viver melhor, e de novo.
Envelhecer é reexperimentar, é descobrir novas formas de ver e ouvir, de criar e ser, de se divertir e sentir – envelhecer é viver, enfim.
“Quando jovem, minha maior vontade era fazer 18 anos. Com a arrogância e impaciência típicas da adolescência, eu acreditava que poderia fazer tudo de forma diferente, que aos 30 anos estaria ‘muito bem’. Esse pensamento, no entanto, virou um sonho que foi se adiando para os 40, depois para os 50... E ao olhar para trás, percebo que não consegui tudo o que queria, mas Deus me deu muito mais do que eu merecia. Hoje, sou grato pelo perdão que recebi, por cada lição aprendida e pelo meu crescimento. Agradeço pelo perdão pela arrogância, soberba, prepotência, orgulho e ignorância. Obrigado, Senhor!”
"Milha velha mãe diz com frequência e saudosismo: estou ficando sozinha, já perdi meus avós, pais, aos poucos tios e os primos já se vão com certa frequência... Não entendia, mas agora, o corpo já mostrando certo cansaço, os cabelos nevados, a visão embaçada pelo tempo, entendo perfeitamente. O tempo não espera ninguém! Aproveito o hoje, o amanhã pertence a Deus!"
“Eu acredito que por meio da estética podemos sim melhorar a autoestima, através da beleza de fora pra dentro , desde que esteja alinhada com a mente equilibrada , com as emoções e com o autoconhecimento que trás a beleza de dentro pra fora, juntei esses dois componentes em meus atendimentos e na minha vida e foi assim que nasceu o Conceito Estética&Mente” – Dra Luciana Coral Fernandes – Esteticista, Fisioterapeuta especialista em Saúde Estética e Psicologia Positiva
MARCAS
"As marcas "tatuadas" pela vida em nosso corpo e nosso "coração" são um testemunho de aprendizado, força e sabedoria que nenhuma pele limpa e nenhum "coração" sem sofrimento atestam. Amar em si mesmo essas marcas é como amar os rios, vales e montanhas que trazem consigo a história da mãe Terra. Tudo que está vivo, desde homem, animal, árvore e o próprio planeta, se "tatua" naturalmente com "estrias", "rugas" e "linhas" cheias de sua própria bela história. Ver e entender isso é um dom apenas para aqueles que aprenderam a amar sua própria trajetória nesse mundo."
Todo mundo jovem.
Escolhendo mal, vivendo mal. E esquecendo que a velhice sem saúde, pessoas que nos amam e valorizam... torna a vida indesejada.
Quando se é jovem, o corpo pede a vida. Quando se envelhece, o corpo pede a morte.
Ignoramos o que realmente importa... sentimentos, pessoas.
Vivemos como imortais...sendo que a qualquer instante tudo, tudo mesmo pode se tornar luto, memória, esquecimento.
"Amar como se não houvesse o amanhã"🌻
Tenho pedido a Deus para nos ajudar para que possamos ajudar uns aos outros.
Creio que esta é a missão de cada um de nós.
Estamos envelhecendo, e, quando isso acontece, começamos a pensar no fim, mas que neste fim sejamos galardoados com a bênção da vida eterna com o nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus.
Aplicativo que envelhece as pessoas.
Tem muita gente usando um aplicativo que mostra como ficaria a nossa aparência quando envelhecermos. Claro que o aplicativo e só uma brincadeira, um passatempo, e as fotos ficam muito engraçadas. Mas o assunto é sério. Agora vamos parar e refletir: Será que estamos preparados para envelhecer?
Para que possamos envelhecer bem, com qualidade de vida, devemos acumular quatro capitais essenciais ao longo de nossa vida, que são:
1. Saúde: ter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos, exercícios para a memória e raciocínio.
2. Conhecimento: esse capital começa a ser adquirido assim que nascemos, estamos em constante aprendizado e nunca devemos parar.
3. Amigos: devemos ter amigos, uma rede de apoio para termos com que contar nos momentos bons e ruins.
4. Financeiro: devemos ter uma reserva para usar na nossa velhice.
Além desses quatro capitais, ainda necessitamos ter um propósito, saber por que estamos acordando todas as manhãs. Afinal, envelhecer é bem mais que um aplicativo que enruga a pele e deixa as madeixas branquinhas.
“Começamos a envelhecer quando nos esquecemos da criança que fomos ontem, perdemos a noção de quem somos hoje e deixamos de sonhar com o amanhã.”
Envelhecer pode ser uma expectativa aterrorizante para os mais jovens. Preocupação absolutamente inútil. Envelhecer é tão certo como a morte.Só não envelhecem os que morrem ainda jovens.
Mas é preciso saber envelhecer. Há que se envelhecer com a Sabedoria adquirida ao longo da vida. O sábio envelhece com tranquilidade. Sabe que a beleza não é a mesma, a saúde também não. Mas, se a cabeça está boa, é isso que vai fazer a diferença. O sábio, no ocaso de sua vida, preocupa-se cada vez menos com a opinião alheia. Não tem mais a necessidade de provar mais nada a ninguém. Dá-se o direito de não se importar com o que ’os outros pensam’. A opinião dos outros é dos outros, e que se danem!
Envelhecer sabiamente é não se deixar embevecer pelo elogio fácil. Nem se abater perante a crítica maliciosa.
A velhice nos dá a certeza de que o que importa verdadeiramente é gostar-se e bastar-se. Se as pessoas gostam de você, que bom! Se não gostam, problema delas. O que importa é valorizar o tempo que nos resta. Cada segundo é precioso. Cada batida de nosso coração é um milagre. Olhar o nascer e o pôr-do-sol com o deslumbramento da primeira vez. Sentir profundamente o cheiro de um café fresco. Curtir o barulho do mar. O verde das matas. O cantar dos pássaros.
Fazer o que gosta. Caminhar sem pressa. Saber que a vida é preciosa... e agradecer. Ah! Sim. Agradecer sempre pela vida que tivemos e temos. Agradecer é fundamental! O agradecido sempre é feliz.
Envelhecer é inevitável. Ficar velho é opcional...
Beleza
A estética é como uma fruta no dia de feira,
atrai todos os olhares e paladares que ficam
numa fissura de experimentar,
Mas no passar de um tempo, se torna apenas mais um caco de podridão.