Epígrafes de Processo de Envelhecimento
Quem verdadeiramente nasceu de novo ouve e reconhece a voz do seu pastor e segue os seus conselhos, mas quando a pessoa ouve a voz e segue os conselhos de quem está no mundo, isso demonstra que não vivenciou o real processo desse nascimento.
Todos querem ser o Homem Aranha, mas ninguém quer ser o Peter Parker. O que eu quero dizer com isso? Bom, quero dizer que todo mundo quer ter momentos bons ou viver apenas coisas boas, se sentir bem, se sentir um super herói... Mas não querem viver a dor do processo pra que essas coisas boas cheguem.
A percepção de segurança só é sentida quando se tem um embasamento ao qual você pode se apoiar para explicar.
A PORTA: Separação e Encontro
Entram pais e entram crianças, com as mãos dadas e com olhos curiosos, adentram juntos ao universo ESCOLA.
Na porta, a separação entre pais e filhos se fazem, o encontro entre famílias, crianças e professores também.
Ainda na porta, apresentam-se amigos, combinados, brinquedos, espaços e saberes.
É vasta as pluralidades, possibilidades, aprendizagens.
Adultos, papais, mamães, e ou responsáveis, se afastam e alguns esboçam sorriso tímido, verbalizando ali mesmo na porta, ora ou outra, suas ânsias e inseguranças sobre como ficará sua criança no decorrer do tempo que estarão distantes.
Funcionários, Gestão e Professores acolhem, explicam, acalmam e confortam e se calam muitas vezes, diante de suas próprias questões, também ali à porta.
E ainda assim, quase como HERÓIS e HEROÍNAS, a equipe escolar segue, transpassando suas questões, se fortalecendo em estudos, coragens, e ousadias, seguindo sempre e sempre, além.
Caminham confiantes que sua prática, experiências e saberes, propiciará o melhor a cada um dos envolvidos nesse processo educativo.
Comprometimento com a igualdade, valoração da diversidade e das produções humanas, criações, descobertas, ressignificações e transformações.
E ainda ali, diante da porta e para além dela, o caminhar tem o propósito maior para a construção de pessoas e de um mundo melhor.
KIM -Erika Silva.
O que motiva seu projeto, sua empresa, seu casamento, sua vida?
Se o combustível motivador possuir como ingredientes Deus, o amor, a paz e a felicidade, certamente você terá êxito.
Meu físico, cheiros, cores, calor, texturas de coisas, gostos e afins que se fixam na memória ou trazem-na por lembranças, alcançadas por processo físico também, alterando o estado do meu ser nestes prazeres dos sentidos. Sentimentos e emoções lidos ou escritos na memória e entendidos como o não físico, mas ainda que não tocados pelas minhas mãos, da criação à sua consumação, pura natureza física do meu ser, mesmo que apenas memórias, sentimentos e emoções.
Em alguns momentos,
o espírito pode ficar abatido
por estar com o coração em pedaços
que foi profundamente partido,
entretanto,após ser restaurado,
volta ainda mais fortalecido
como se fosse de aço
ou, pelo menos, não será mais
como um vidro que se quebra tão fácil,
mas tudo isso é um processo
e cada estágio deve ser respeitado.
O fruto é o que mais nos atrai, pois representa o resultado, no entanto, não se chega a ele sem o duro processo sofrido pela semente.
RUMO CONDENADO
Pela sociedade que estamos inseridos é comum sermos empáticos, e desenvolver certos processos por conveniência. Paralelamente, temos uma orientação sobre o nosso propósito.. até que em algum momento acabamos decepcionando a sociedade, quando nos focamos na nossa orientação e escolha própria.
Não desanime se o progresso parecer lento, ou quando você tiver contratempos ou dias ruins. Basta levantar, sacudir a poeira e começar de novo.
Oque aconteceria se você quebrasse um casulo de uma Borboleta?
- Certamente, ela morreria sem voar.
Então por quê você insiste em quebrar o seu casulo justo no seu processo?
Estrondo
Caro leitor, que ouve sua própria voz
Ressoando na cabeça,
Te explico
Implicitamente abaixo:
O início do processo criativo
Não chegou ao meu conhecimento
Seu local talvez seja privativo
Nem passou por meu pensamento;
Me debruço sobre o nada
Como se fosse num parapeito
De cabeça eu mergulho
Mas o que sai, está feito;
Disso não me orgulho
O mérito não é meu
Terminado o barulho
O crédito é todo seu.
Os juízes não decidem processos: decidem a honra, o patrimônio e a liberdade de alguém. Se escutarem, perceberão nos autos um gemido de dor, que pode ser da vítima, ou um apelo de esperança, que pode ser do inocente que clama por justiça.
Pousando firme
Mesmo sem querer, percebo que estou fazendo a "dieta da felicidade" de vez em quando, e isso me alivia por dentro. Apenas em voos longos a lugares confortáveis, eu tenho chegado a dimensões distantes, que mantém meus pensamentos afastados do medo, dos pesadelos e da saudade. Sempre que visito meus refúgios escondidos no meu sono da calmaria, sinto a diferença quando acordo, minha respiração melhora, as dores ocasionadas pela realidade esfriam e a ansiedade sufocante me da algumas horas de refresco. Meu corpo sai de mim enquanto passeio nos meus sonhos e pouso nestes recantos de paz e felicidade.
Deixar se perder um pouco na própria mente dentro de voos certos, trás vantagens como o equilíbrio nas tomadas de decisões, te da um andamento mais apropriado nas negociações que envolvam os teus limites, assim como, ajuda a quebrar os desafios por meio de avaliações melhores dos riscos. Este processo me deixa inteiro e pronto para começar de novo.
Pode ser que um trauma ou uma ferida do seu passado, tenha tornado você a pessoa que é hoje, mas não use isso como uma desculpa para continuar da mesma forma.
O vitimismo de se justificar, dizendo sempre que este é o seu temperamento e que é seu jeito, só vai te manter preso na mesma teia, vivendo sempre as mesmas experiências.
Aprenda a assumir a responsabilidade por cada ação sua e, quando fizer isso, Deus será o seu aliado no processo da mudança.
Aceitar a dor é a melhor maneira de amenizá-la
Quando resistimos a dor que sentimos, prolongamos e aumentamos o nosso sofrimento.
Temos que ser pacientes e amorosos com nós mesmos, nos dando o tempo necessário, durante o processo, para que a ferida possa ser curada.
Não é fugindo da dor que a ferida vai sarar. Não caia na sandice de buscar algo para aliviá-la pois, você só estará disfarçando-a.
Toda dor traz uma lição a ser aprendida e, quando nos negamos a fazer a lição de casa, estamos sujeitos a viver repetições de experiências ainda mais dolorosas.
Se permitir sentir dor é estar aberto ao processo de purificação, onde Deus fará uma linda obra.