Epígrafes de Direito Penal
“O Direito Penal é a única carta que não se pode tirar do baralho, após joga-la tudo a sua volta será dor e sofrimento.” Thiago Oliveira – Direito Penal.
“O Direito Penal está dormindo, lembre-se que ele fica muito bravo quando é despertado, alguém será punido por acordá-lo, evite, só o chame em casos onde nenhum outro direito conseguiu resolver.” Thiago Oliveira – Direito Penal.
"Arrependimento há, o que não há são meios que deveriam ser gerados pelo Estado, para colocar o arrependimento em prática na execução da pena."
Um direito é uma segurança que o Estado reconhece ao particular, e seu exercício não pode ser confundido com a necessidade de humilhação. Um direito, assim, não é favor, e o seu reconhecimento, por parte do Estado, não se pode traduzir em bondade, mas sim em dever.
O advogado criminalista é como o Atlas da Mitologia: é sobre seus ombros que repousa o Estado Democrático de Direito.
Quando alguém mente, está roubando de alguém o direito de saber a verdade. Quando alguém trapaceia, está roubando o direito à justiça.
(O Caçador de Pipas)
Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.
Não possuímos direito maior e mais inalienável do que o direito ao sonho. O único que nenhum ditador pode reduzir ou exterminar.
"Eu desaprovo o que você diz, mas defenderei até a morte seu direito de dizê-lo", era a sua atitude agora.
Nota: Trecho da biografia que a autora escreveu sobre Voltaire, referindo-se à atitude deste, fazendo uma paráfrase de um trecho de "Essay on Tolerance" de Voltaire.
...MaisVocê tem direito de julgar o que você quiser, mas pelo amor que você tem à sua vida, guarde pra si mesmo. Sua opinião não vai mudar nada.
A maior frustração do professor de "Direito Ambiental" é não poder esganar o animal que não presta atenção na sua aula.
Todos têm direito à própria opinião, mas não aos seus próprios fatos.
Quando percebo meu tamanho em toda a Galáxia, entendo de novo que errar é completamente direito meu.
Não me acusam, insultam. Não me combatem, caluniam. E não me dão direito de defesa. (...) Ao ódio respondo com o perdão e aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória.