Epígrafes de Direito
"Ao longo de sua carreira, o advogado morre um pouco diante de cada injustiça e renasce com a recomposição da moralidade e do justo."
Tem pessoas que prejudicam muito a vida das outras, então é legítimo que você, no que é seu direito, prejudique de volta a vida delas.
Os tribunais proferem decisões, que mudam de acordo com as pessoas, o tempo e as circunstâncias. O jurista produz ciência; e ciência é para todos.
..."Depois que todos estiverem mortos, que a Verdade seja a última a padecer." ... Ricardo Fischer.
Ninguém é proprietário do saber humano.
Na longa via do aprendizado, somos todos peregrinos. O caminhante de hoje é o guia de amanhã. De alguma forma forma os que ensinam aprendem, e os que aprendem de alguma forma, ensinam.
Ninguém procura um advogado por esporte. Há sempre um problema, uma dor, uma preocupação. O advogado deve buscar ser a solução!
Muitos clamam “pelos meus direitos” e esquecem “dos seus deveres”. O resultado é uma sociedade fragilizada.
Todo o ser humano tem buracos negros na alma, por isso as eternas insatisfações. Sábio seria procurar como preenche-los e reclamar menos, pois nem todos têm a paciência para ouvir lamúrias.
O nosso dever é garantir a efetividade dos direitos de todos os cidadãos através do cumprimento da lei.
Precisamos olhar pra dentro nós e perceber que temos o mesmo valor e direitos que desejamos ao próximo.
É como já dizia aquele velho deitado, nem todos virarão zumbis, só é impossível escapar os doutos alienados, que fazem parte da bolha achando tudo engraçado, ampliaram-lhes o direito e já podem ficar calados!
"A verdadeira justiça é alcançada quando a força é usada para defender os direitos, não para suprimi-los."
"A censura do Estado sobre o cidadão é uma forma de violência simbólica, que busca impor uma visão única e homogênea sobre a realidade, negando a pluralidade de vozes e perspectivas."
"A punição sem reabilitação é cruel. A reabilitação sem punição é ineficaz. Não há verdadeira justiça sem ressocialização."