Epígrafe sobre Educação
Cidadania se faz com educação. Precisa ser justa, igualitária e acessível a todos os cidadãos em todos níveis.
Educação é um esforço humano de trazer para o mundo sensível, um pouco das delícias do mundo das ideias.
É na educação que os sonhos ganham forma, uma vez que é o uso do conhecimento que torna ideias, talentos e projetos, fenômenos perceptíveis para outras pessoas, além de você.
É por intermédio da educação que você entende um pouco mais das complexidades do mundo, para poder viver de maneira mais simples.
Já dizia Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." E não, não existe outra saída, um plano B, só existe esta saída e sempre só será esta a definitiva salvação, socialmente falando.
A empatia é um dos equivalente mais importantes da educação. Só que, ao invés de você se interessar por formas de conhecimento, você direciona sua atenção para outros seres humanos. Seres humanos que assim como você, são oscilantes de emoções, potencialidades e pontos de vista sobre a vida.
O maior problema pedagógico da educação é que todo mundo quer ensinar o professor a ensinar, mas ninguém quer ensinar o aluno aprender.
Trato a todos com educação e gentileza, mesmo com os meus piores inimigos. A delicadeza é a chave que abre as portas para o sucesso.
Caberia à educação no processo ensino-aprendizagem, ensinar a condição humana com base na razão, mas também na afetividade, na emoção.
Deus me abençoou com um sentimento, e meus pais o fortaleceram com educação. Chama-se vergonha na cara!
Nosso sistema de educação está falido. O educador faz de conta que está educando, o aprendiz faz de conta que esta aprendendo, a instituições, organizações, governo e a sociedade fazem de conta que acreditam nesse modelo. Assim o sistema garante sua sustentabilidade, o educador seu sustento e o educando seu currículo"
É um enorme erro não se fazer nada pela educação no Brasil só porque, em razão da crise, se pode fazer pouco.