Epígrafe sobre Educação
Colégio do latim COLLEGIUM, é uma “associação, comunidade ou sociedade”, de COLLEGA, companheiro de jornada”, formado por COM, “junto”, mais a raiz de LEGERE, “escolher”. No colégio podemos encontrar companheiros para construir o conhecimento que levaremos por toda nossa vida!
Ser professor é despir de todo e qualquer preconceito, para que a aprendizagem seja alcançada. Sua origem, cor, credo, condição social, orientação sexual, não são barreiras para a educação.
“Àquele que não saciar sua fome com a gramática, com efeito, o fará com grama. Meu precípuo receio: esta, será suficiente para todos?”
Quando me perguntam:
"Quanto você ganha para lecionar ?"
Eu respondo:
"Não GANHO NADA, eu RECEBO x valor em TROCA do meu empenho, tempo e serviço que disponho para a instituição que me PAGA! "
É uma troca entre meu serviço e o dinheiro que me pagam para eu lecionar!
“A resiliência de determinados alunos é fulcral para que haja evolução em seu desenvolvimento; o interesse deste, tudo o mais constante, está diretamente adstrito ao seu sucesso ou insucesso”.
“Pois muito bem… Quando alguém lhe disser que quem faz ou forma o aluno é a escola… Acredite: isso não é outra senão um embuste retórico. Em verdade, o aluno é quem forma e faz a escola; Ou por outra: o aluno é o maior responsável pela aquisição ou não de seu próprio conhecimento.”
“A escassez de comprometimento, a ausência de engajamento e a inapetência de pertencimento, por parte dos alunos, em relação à escola; simplesmente, solapou toda e qualquer possibilidade de transformação, ainda que meramente superficial e momentânea”.
“A conjuntura de adversidades, a infância bucólica e as perspectivas remanescentes, que eram inerentes a mim, motivavam-me a seguir em frente”
ESCOLA em Latim SCHOLA, no Grego SKHOLÉ, “discussão, conferência, escola”, também “folga, tempo ocioso”! Nessesmomentos se espera que a partir de diálogo que se gere aprendizado.
“saliente-se que diante de tais impossibilidades e incapacidades atrozes dos professores, perante desolador cenário, somando-se ao deserto claustrofóbico de atitudes inóxias de nossos governantes, que insistem em discursos demagógicos e ações inócuas. Perpetuam-se, ademais, atitudes perenes tão duráveis quanto um piscar de olhos de um esquizofrênico esquilo estressado. Pois bem… O que se vê é uma predileção nítida e cristalina pela ignorância.”
Quantas vezes eu me peguei cuidando da criança que existia ontem, apenas para perceber que ela acordou como alguém completamente novo hoje?
BraZil com Z, de ZERO à esquerda temos nos tornado por décadas, detentor dos piores políticos, da pior educação, da pior segurança pública, do pior sistema judiciário, da pior imprensa, tudo favorecido por um povo que passou distante da política até então, e que só agora tem despertado para ela. Mas insano é quem pensa que tudo poderá mudar sem o povo mostrar sua cara e deixar claro quem manda.
“Reitere-se: Temos de ser céleres sem sermos açodados; ciosos e circunspectos contumazes; que não corroboremos ou condescendamos com todo este engodo tão propalado e decantado pelos pseudoespecialistas... Temos de ser indefectíveis, impávidos, lépidos, profícuos e, sobretudo, esperançosos. Ademais, o discurso heterodoxo, inefável e palatável que mitiga as verdadeiras causas do desinteresse total dos alunos em relação aos estudos, conduz-nos, ainda que resilientes sejamos, à descrença absoluta na possibilidade de haver melhoras tangíveis na educação.” Gladston Ribeiro Jr.
“É necessário que a desesperança não permaneça ancorada em reuniões incongruentes e salomônicas, cujas ideias contundentes de transformação simplesmente sejam distorcidas, arrefecidas, rechaçadas e, quando menos, ceceadas pela mesmice da retórica baldia de ações inócuas e contra producentes.” Gladston Ribeiro Jr.
Ser professor, é estar acordado quando todos estão dormindo, é chorar quando ninguém vê, é construir pontes para os alunos se tornarem: reis, presidentes, grandes líderes... não serem bem remunerados e morrerem pobres e cheios de títulos.