Epígrafe sobre Educação
A formação de um sujeito crítico deve acompanhar a capacidade de análise e, acima de tudo, capacidade de juntar os pontos e propor soluções sensatas.
Hoje em dia as pessoas andam tão corrompidas por esta modernidade nojenta que ser educada, gentil, erudita, atenciosa, obsoleta, benévola, generosa e ter princípios éticos e morais é visto por estes pobres coitados ineptos enfatuados como ostentação, prepotência, arrogância e esnobismo.
No âmbito da psicologia de meus pensamentos (concepção), estes pobres inaptos são um bando de animais selvagens que devem serem soltos imediatamente em selvas, bem distante da civilização para evitar que nos contaminem ou emane suas linhas de raciocínio miseráveis.
Autora- A.Kayra
Ensinar não é ditar e educar não é ensinar. É ensinar dar independência de pensamento ao aluno, fazendo com que de per si progrida: o professor é guia. É educar incutir no estudante o espírito de análise, de observação, de raciocínio, capacitando-o a ir além da simples letra do texto, do simples conteúdo de um livro, incentivando-o, animando-o. No fazer do estudante de hoje o cidadão de amanhã está o trabalho educacional do professor.
Às vezes reclamamos do mundo, mas nunca paramos pra pensar que o mundo de amanhã está sendo moldado por nossas próprias mãos. Filhos são argila fresca esculpidas pela nossa mão. São eles que num futuro próximo irão compor o cenário vivo desse espetáculo chamado vida. Qual é a contribuição que você está dando para que ele seja um local menos inóspito que hoje? Não sabe? Olhe para a forma que você está criando seus filhos. Talvez a missão de cada um de nós seja exatamente essa.
No contexto das comunidades, o livro é ferramenta de estudo, conhecimento, aventura e possibilidade de novas estradas para crianças, adolescentes e jovens que enxergam na cultura o elo com a educação e a cidadania para dias melhores e mais iguais para todos!
"O corpo discente terá um grande papel nesse processo, porque está mais liberto do que é velho no ensino universitário"
A cultura de um povo é a única forma de demonstrar a sociedade que as diferenças existem; e a educação é o único meio de transformar a sabedoria em respeito.
"Senhor que cada minuto que eu passe da minha vida Te buscando,
que eu esteja cada vez mais 1 cm próximo de Ti."
—By Coelhinha
"Minha CONFIANÇA está naquEle que diz que TUDO já está feito. Entro no Santo Lugar e recebo o que Ele me deixou."
—By Coelhinha
Tudo que começa natural e fluído na humanidade, em geral, acaba normatizado pelos interesses de alguns poucos em detrimento da necessidade e desejos da maioria"
A maneira tradicional de aprender e ensinar no Brasil é o enciclopedismo raso e dogmático. É como se o objetivo do nosso ensino fosse transformar crianças brasileiras do séc. XXI em crianças francesas do séc. XIX, nós precisamos de uma educação radicalmente diferente, analítica, capacitadora e dialética, uma educação que apresente cada disciplina de pelo menos dois pontos de vista contrastantes. O objetivo não é decorar a enciclopédia, o objetivo é adquirir as capacitações de análise e de síntese.e libertar a mente.
Filhos de professora geralmente são péssimos alunos, talvez porque suas mães lhes falam das sujeiras da educação. Fundem-se mãe e professora. O mal de levar trabalhos da escola para casa é trazer problemas da casa para a escola.
Visto que as universidades tem se tornado fundos de investimento;
Que tal o governo investir na empresa chamada educação?
Nossos conflitos éticos e morais, eventos políticos, fragilidade econômica, desigualdades sociais, subserviência institucional e crise de identidade cívica são filhos bastardos de nossa inépcia em reconhecer a relevância da Educação na construção de um projeto de nação.
Professores de Língua Portuguesa - utilizem os sonhos dos seus alunos para produção de texto e ensino de gramática em sala de aula. Primeiro, solicite que tragam escrito, manualmente, o relato daquilo que sonharam na semana, no dia anterior ou algum sonho que os tenha impactado. Depois, escolha na sala alunos-revisores do sonho e por fim, discuta e debate os sonhos que forem possíveis nos 50 minutos de aula. Vocês estarão valorizando a história subjetiva dos seres humanos que constróem o mundo junto com vocês em sala, poderão conhecer os alunos e seus comportamentos e finalmente, terão material para ajudá-los em seus desafios para equilibrar suas personalidades. Vamos nessa?