Epígrafe sobre Educação
No processo educacional, há aspectos humanos que devem ser levados em consideração, tais como nível de desenvolvimento, maturidade, liberdade, motivação, postura, valores, ética, obediência e capacidades; disposição para aprender e ensinar, identidade pessoal e criatividade, hábitos e costumes.
É óbvio, que as tecnologias em suas múltiplas dimensões resolveriam as mazelas perpetuadas na educação há décadas, assim quem sabe serão elas o ponto de partida.
Vivemos numa época de livre e rápido acesso aos livros e à informação, e ainda assim prevalece a ignorância.
A arte e a cultura não pactuam com os partidos políticos quaisquer. São sempre parte e ferramentas do estado para promoção e edificação da crítica e do pensamento da construção educacional de um governo livre e de uma atenta justa sociedade.
Um verdadeiro projeto de nação, entre outros valores, considera quem trabalhou e trabalha; prevê cuidados relativos à saúde de seus cidadãos. Onde existe um projeto de nação há cuidado e promoção da coisa pública: planeja-se, avalia-se, investe-se, executa-se, acompanha-se criteriosamente os projetos. Quando há excelente compreensão do conceito de nação, os dirigentes promovem a proteção dos cidadãos e a educação constitui prioridade absoluta. Onde não há um projeto de nação, a corrupção encontra terreno fértil.
Professor
Como é linda a vida deste ser que chamamos de mestre,
Ha alguns anos passados era reconhecido pela magia,
E a sensibilidade até no momento de aplicar um teste,
É uma pena que o tempo passou e temos apenas nostalgia.
Está a cada minuto perdendo a estima e o valor,
Tentando transformar a vida daquele que quer aprender,
Mesmo diante da adversidade consegue sentir o amor,
Buscando a maneira simples para um aluno entender.
Sempre diante de tanta dedicação a matéria preparar,
Muita das vezes ocupando o seu tempo livre de lazer,
Acabam deixando a própria família em segundo lugar,
Vivendo um pesadelo se o trabalho não puder fazer.
Devido à necessidade e a vontade de sobreviver,
Sempre buscando em várias escolas trabalhar,
E com a rebeldia de adolescentes terem de conviver,
Recebendo xingamentos e até fisicamente se machucar.
Como nem tudo em nossa vida é uma eterna alegria,
Também sabemos que nem irá perseverar a tristeza,
Compreendemos a tua labuta e vontade no dia a dia,
Por mais tempo no quadro de pé do que eu sua mesa,
Porque neste ser existe tanta força de vontade?
Será que é uma profissão das demais diferente?
Ou será que no seu interior haja grande vaidade?
Pois muitos hoje trabalham com o perigo iminente.
São profissionais que deveriam ser respeitados,
Sinto neles uma felicidade que muito me fascina,
Sem eles se que teríamos engenheiros formados,
E nem tão pouco os doutorados em medicina.
Hoje no mundo jovem muitos não querem estudar,
Mas com muita imaginação e muita inteligência,
Este marechal do bem está sempre a se preocupar,
Que a educação dentro do país tenha uma sequencia.
Mas no meio de tantas lutas tentamos interpretar,
O motivo de tanto amor, tanto carinho e o sabor,
Que possa essa figura sentir e nunca desanimar,
Sem o mínimo reconhecimento mostrar seu valor.
Du’Art 06 / 07 / 2014
Dizem que ter algumas aulas para lutar contra a homofobia nas escolas vai ensinar as crianças a serem homossexuais. Que bom seria se aprendessem Português tão fácil assim...
Errar faz parte, mas tentar persistir nos mesmos erros, é o que contamina, não enaltece, não progride, não ajuda, não estimula, não da vida, não recebe e não oferece nada, também não contagia, somente ilude, afunda, faz perder a estima, perde-se oportunidades, inicia-se as lamentações, perde-se o foco e o verdadeiro objetivo, avança somente em sentido contrário da benção do Senhor. De nada adianta reclamar da vida e do mundo em que vive se não tira a venda dos olhos e vê a luz, abrir a mente e buscar desafios, novos estágios, criar novas pontes, plantar flores ao invés de espalhar pedras. Carranca fecha portas, sorriso e educação as abre com certeza. As oportunidades existem, dizer que é fácil,pois sabemos que não são, mas se parar uma hora as portas se fecham. Jamais se iluda com aparências, vaidade é um degrau de vidro muito fino, sustentado pela arrogância. Educação, gentilezas, ética, perseverança, amigos leais e do bem, algumas renuncias, atraem coisas boas. Ver a vida por outro angulo, e deixar de achar que sua verdade é a certa, aprender a observar, criar e pensar antes de agir. Todos que chegaram ao topo tiveram muitos erros e caíram, mas aprenderam que existem outros caminhos e os troféus somente para aqueles que edificam e fazem por onde. O sol e a sombra são para todos, assim diz o ditado, mas se insistir em viver na escuridão, uma hora baterá a cabeça na pedra. Abra a janela da vida, ore, reflita, e sinta a presença de Deus em sua vida, mas deixe o Senhor entrar no seu coração, Cuidado com falsos profetas e mensagens de prosperidade fácil. O caminho é longo, mas pode ser reto, depende de você.
"Tenho para mim que certos habitantes do Paleolítico saíram de algum túnel do tempo direto para a nossa atualidade. E se isso for verdade, é uma baaaita sacanagem! "
" Educar um filho é insistir nas coisas básicas sem hesitar para que uma dúvida se torne numa evidência "
Cuspe e giz não funcionam mais, isso porque nosso objetivo é que o aluno aprenda e não decore datas ou termos para conseguir uma aprovação no final do ano.
A falta de proatividade dos educadores é impressionante, o comodismo em muitos ambientes escolares também é contaminante.
O lúdico é uma forma revolucionária e muito antiga de se comunicar e ensinar, o mesmo quando empolgante e desafiador é tão importante para educação que além de envolver o educando/educador ele envolve o mundo escolar.
Não fique com o julgamento superficial, livre-se de pré-julgamentos. A vida pede olhares mais atentos, mais entendimento, mais disposição, mais profundidade. Pra esclarecer é preciso tirar as camadas superficiais.
Quem pratica o lúdico descobre que alcança seu objetivo sem se preocupar em decorar, pois, aprender é internalizar o conteúdo e não decorá-lo, no primeiro existe a verdadeira eficácia da educação, aonde o material ensinado é permanente, enquanto o segundo é momentâneo, se apaga algum tempo depois.
A preparação de professores para o futuro, não responderá aos novos desafios se não for formada por um amplo e consistente questionamento crítico das novas realidades sociais.
Um médico pode passar uma
receita indicando um remédio ao seu paciente, e até curar uma doença.
O professor pode passar uma
indicação de um livro e mudar
a vida de alguém.
Já parou para pensar:
Como as pessoas te enxergam ou falam e, como você realmente é e o que mostra ser...
A minha definição de sorte, é que sorte é o encontro de uma oportunidade com uma mente bem capacitada!