Epígrafe sobre Educação
Nos sentirmos amados melhora o nosso humor, a nossa capacidade de escuta, a nossa empatia. Dizem que, em uma tribo africana, há um lindo costume. Quando alguém age de maneira ofensiva e prejudicial, é colocado no centro de uma roda, e, por dois dias, todos lhe dizem coisas boas que fez, pois acreditam que assim conectarão o infrator á sua natureza compassiva. Todos queremos amor e aceitação e, por vezes, erramos nessa busca. Da próxima vez que a criança/adolescente estiver difícil de amar, lembre que é quando mais precisa do seu amor. Isso muda a rotina de vocês hoje. Isso muda a vida deles amanhã.
Educa-se orientando o voo, sem diminuir suas asas. Mostrando que a humildade é a melhor parte da sabedoria.
Trabalha por merecer alguma opinião, e não te fies na tua hierarquia, pois a civilização tem feito ver aos monarcas, e aos grandes, que não basta o nascimento que é necessária uma boa educação e saber.
Aprenda tudo. Encha sua mente de conhecimento – é o único tipo de poder que ninguém pode tirar de você.
Se você acha que meio ambiente é apenas um assunto sobre água, plantas e animais e esquece o ser humano, então você nunca soube o real significado de meio ambiente.
Os mais conscientes da realidade em um circo não são os que aplaudem o espetáculo, pode ter certeza disto!
Quando damos conselhos ou soluções instantâneas às crianças, nós as privamos da experiência que vem de lutar com seus próprios problemas.
Estão invertendo os valores, ser honesto agora é vergonhoso, moral e bons costumes é cafona, civilidade é frescura e educação não é prioridade, e ainda perguntam por que motivo o mundo está descontrolado.
Entre a formalidade com falsidade, é preferível a neutralidade. Pelo menos, em silêncio seus sentimentos pertencem só a você.
Filosofar e teorizar bonito, sem fazer na prática as coisas simples que criam resultados reais, é mera conversa de papagaio.
Aparentemente as pessoas não se importam de verdade com o que as outras sentem. Elas perguntam por educação.
E respondemos por responder.
Falamos o que não sentimos, para evitar que a conversa se aprofunde mais, já que ambos não tem interesse em prolongar muito ela.
São tempos em que as pessoas não se importam com nada além de seu próprio umbigo.
O amor está se extinguindo e sua essência está se perdendo.
Quando eu morrer, que me enterrem à sombra de uma árvore frondosa; é o mínimo que se pode pedir quem passou a vida a defendê-las e foi tão pouco levado em consideração.
Enquanto a desvalorização do professor predominar, mais e mais pedágios pagaremos para a transposição dos obstáculos de nossa trajetória.