Epígrafe sobre Educação
A Qualidade da Educação, não deve ser apenas a qualidade de ensino ou a excelência no aproveitamento pedagógico e no desempenho escolar, mais do que isso, deve ser a Melhoria da Vida dos Cidadãos na Comunidade Local em que a Escola se encontra inserida!
O FUNCIONAMENTO DA ALMA E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA INFORMÁTICA!?
A análise do Funcionamento de um Computador pode facilitar a compreensão do Funcionamento da Alma Humana embora se saiba perfeitamente que um Computador não tem Espírito nem Alma, contudo, alguns termos têm funções semelhantes.
Termos de um Computador, tais como, Processador, Disco Duro, Software Operativo e Software Aplicativo, têm respectivamente funções semelhantes às dos termos Alma, Cérebro, Consciência e Mente de um Organismo Humano.
A Alma corresponde ao Processador, na medida em que, ambos têm a função de realizar diversas operações de Funcionamento no caso do Organismo ou no caso do Computador.
O Cérebro corresponde ao Disco Duro, porquanto, ambos têm a função de armazenar e recuperar Informações em qualquer ordem que se mantém mesmo quando a Alma dorme ou quando o Computador está desligado.
A Consciência corresponde ao Software Operativo, pois, ambos têm a função de assegurar uma gestão eficaz de todos os recursos do Organismo ou do Computador respectivamente pela Alma ou pelo Processador.
A Mente corresponde ao Software Aplicativo, porque, ambos têm a função de possibilitar a realização de tarefas práticas e específicas de forma profunda e automática respectivamente pela Alma ou pelo Processador.
No Organismo Humano os Aplicativos instalados correspondem às Informações específicas de utilidade prática do cotidiano Gravadas no Cérebro, por exemplo:
Cada língua, seja Portuguesa seja Local, que uma Alma fala é um Aplicativo.
Cada hábito, como caminhada ou leitura, de uma Alma é um Aplicativo.
Cada costume, como culto religioso ou dança tradicional, de uma Alma é um Aplicativo.
A Alma Funciona com base na Consciência, que tem como extensão a Mente, sem a Consciência a Alma não Funciona.
Todavia, sem a Mente, como no caso do Recém-nascido que só tem a Consciência, a Alma Funciona e pode Perceber na interacção com outras Pessoas bem como Reagir segundo a Percepção mas não pode falar porque ainda não se gravou nenhuma língua no Cérebro do seu Organismo, tal como um Corpo Surdo cuja Alma pode Perceber e Reagir nas interacções com outras Pessoas que falam mas não pode falar devido a impossibilidade de se gravar algum Idioma no Cérebro do seu Corpo.
Mesmo a forma como a Alma Aprende ou constrói sua Mente, seja por exemplo rápida ou lenta, além da situação do seu Corpo, também depende da situação da sua Consciência.
A Alma constrói a Mente tendo como Fundamento a Consciência, por isso a Mente é a extensão da Consciência, no entanto, pelo Apego, a Alma vê-se como sendo a Consciência e o facto da Mente ser a causa predominante dos movimentos práticos diários da Alma faz com que a Alma se veja mais como sendo a Mente do que como sendo a Consciência.
No seu Funcionamento a Alma Humana Apega-se ao mesmo tempo a Consciência, a Mente e ao Corpo mas com expoente na Mente, diferentemente dos outros Animais cuja expoente é a Consciência por não terem Mente desenvolvida.
O Cérebro e a Mente do Homem são mais desenvolvidos do que de todos os outros Animais, por isso, comparativamente aos outros Animais, os movimentos diários da Alma Humana são orientados sobretudo pela Mente e não pela Consciência.
Por outro lado, o Desapego Consciente Total faz com que a Alma seja capaz de se distanciar tanto da sua Consciência como da Mente e do Corpo, e até dominar e construir nova Consciência, Mente e consequentemente novo Corpo segundo princípios mais elevados da Natureza.
O facto da Mente ser uma extensão da Consciência, embora construída a posteriori pela Alma com base na própria Consciência, é uma das razões que faz com que seja confundida com a Consciência.
A Consciência é intrínseca a própria Alma, por essa razão começa a causar os movimentos da Alma mesmo na fase de Feto no Útero e o Bebé já nasce com a própria Consciência.
Diferentemente da Mente, que é intrínseca ao Cérebro e que começa a ser construída pela Alma sobretudo a partir do dia de nascimento através das Interacções da Alma com o seu Ambiente Social e que vai se desenvolvendo ao longo dos anos na medida do desenvolvimento do Cérebro e das Interacções Sociais.
A Consciência correspondente ao Software Operativo por ser intrínseca a própria Alma recebe o nome de Software Álmico, enquanto, a Mente correspondente ao Software Aplicativo por ser intrínseca ao Cérebro recebe o nome de Software Cerebral.
Por ser intrínseca a própria Alma a Consciência vai no destino da Alma, enquanto, por ser intrínseca ao Cérebro a Mente vai no destino do Cérebro.
O facto da Consciência ser intrínseca a própria Alma é uma das razões que faz com que seja confundida com a Alma.
A Consciência vem na Alma no nascimento do Organismo e vai na Alma na morte do Organismo, enquanto, a Mente Forma-se no Cérebro durante a vida do Organismo e perece na morte do Organismo.
Em cada acordar diário da Alma a Consciência é a luz interna do Organismo ou a visão da Alma sobre o Mundo e a Vida, que pode não corresponder com a Mente que, por sua vez, é a bússola dos movimentos diários da Alma.
Por isso, na sua existência visível a Alma Humana Terrestre deve trabalhar ou operar mais para a ampliação ou elevação da sua Consciência a partir da construção da Mente com base nos princípios mais elevados da Natureza para ter Consciência Cósmica, Espiritual e da Vida e não meramente Consciência Terrestre, Corporal e da Morte.
A Alma Humana tem resquícios da Consciência Cósmica sobrepujados pela Consciência Terrestre, tal como um Solo que tem algum Trigo dominado pelo Joio, esses resquícios chamam-se 'Voz da Consciência' que só pode ser devidamente escutada pela Alma quando a própria Alma incorporar a Arte de Voltar Total Atenção para si mesma, trata-se de Voz que vem do Interior do Organismo de cada Alma, de sorte que, cada Alma deve voltar-se para o Interior do seu Organismo, cair em si mesma e depois Despertar.
A 'Voz da Consciência' faz parte da Consciência Original ou Verdadeira na Alma Humana provinda directamente do Espírito Humano e que foi suplantada pela Consciência Falsa da própria Alma Humana produzida no seu Poder de Livre-Arbítrio, assim, cabe a cada Alma Humana corrigir gradualmente a sua Consciência Falsa e se estabelecer na Consciência Verdadeira Aprendendo a escutar e a obedecer a 'Voz da Consciência'.
Desse modo, a Alma Humana Terrestre deve desenvolver a Autoconsciência, deve ser capaz de reconhecer cada Aplicativo que se instalou inconsciente ou conscientemente no seu Organismo, desinstalar os Aplicativos fúteis e instalar Aplicativos próprios de alta Consciência ou Consciência Cósmica.
Portanto, no processo Educativo, ao se construir a Mente deve-se também adoptar estratégias para concomitantemente se ampliar a Consciência.
Entretanto, como Desenvolvimento Mental, e no âmbito da Informática, a Educação é o processo de instalação gradual de vários Aplicativos no Cérebro de um Organismo Humano que possibilitam a sua Alma realizar tarefas inerentes a Sociedade em que se encontra.
CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE E DE EDUCAÇÃO ESCOLAR
Conceituar a Espiritualidade é como conceituar a Educação Escolar.
Espiritualidade é processo gradual de ampliação da Consciência no qual em cada grau há entre Alma e algo união que dá algum sentido de vida e grau de Consciência.
Educação Escolar é processo gradual de desenvolvimento intelectual no qual em cada grau há entre Homem e matérias interação que dá alguma compreensão e grau de escolaridade.
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE
A Educação também trabalha a Dimensão Afetiva do Homem promovendo o desenvolvimento das suas qualidades superiores de ser e estar, tais como, tolerância, compaixão, altruísmo, cooperação, amor e criatividade.
A Espiritualidade é o pilar essencial da Educação porque diz respeito à Dimensão Afetiva ou a Consciência que é a qualidade da Psique, qualidade de ser e estar de um Sujeito ou qualidade de atitudes de um Homem.
A Espiritualidade, como qualidade de ser e estar do Homem, é trabalhada na Educação.
A Educação implica a Espiritualidade, porque a função essencial da Educação é melhorar a Espiritualidade ou o modo de ser e estar do Homem.
A EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA
1. PESSOA
1.1. O que é uma Pessoa?
R/: É um Organismo Humano.
1.2. Quais os elementos que compõe um Organismo Humano?
R/: Vida, Sujeito, Consciência, Mente e Corpo.
1.3. Como estão organizados esses elementos no Organismo Humano?
R/: Duas Entidades que são a Vida e o Sujeito; Três Conteúdos que são a Consciência, a Mente e o Corpo. As Entidades agem, enquanto os Conteúdos não agem.
1.4. O que é cada um desses elementos do Organismo Humano?
R/: Vida é uma matriz ininfluenciável que tem Consciência invariável.
Sujeito é uma matriz Influenciável que tem Consciência variável.
Consciência do Sujeito é o conjunto de informações sócio-culturais que causa a sua personalidade ou a sua forma de ser e estar.
Mente é o conjunto de informações sócio-culturais que causa as actividades cotidianas do Sujeito.
Corpo é o conjunto padronizado de informações genéticas materializadas para meio através do qual a Vida e o Sujeito agem.
1.5. Qual é a função de cada um desses elementos no Organismo Humano?
R/: Vida tem função de construir e manter o Corpo vivo segundo as condições existentes.
Sujeito tem função de gerir o Corpo bem ou mal segundo os impulsos ou estímulos dos seus Conteúdos e do seu Ambiente externo.
Consciência tem função de estabelecer as atitudes do Sujeito.
Mente tem função de estabelecer os conhecimentos do Sujeito.
Corpo tem função de estabelecer as habilidades do Sujeito.
1.6. Qual é a localização de cada um desses elementos no Organismo Humano?
R/: Vida localiza-se no Corpo todo.
Sujeito localiza-se na Vida e pode estar recolhido no centro da Vida quando estiver dormindo ou pode estar em interação com os seus Conteúdos e o Ambiente quando estiver acordado.
Consciência localiza-se no próprio Sujeito como uma tintura numa água.
Mente localiza-se no Cérebro.
Corpo é o local que encerra todos os outros elementos e seus fenômenos como desejo, irá, alegria, digestão, respiração.
1.7. Com que região do Encéfalo cada um dos três Conteúdos do Sujeito está relacionado?
R/: A Consciência com o Sistema Límbico, a Mente com o Cérebro e o Corpo com o Cerebelo.
1.8. Ao gerir os seus três Conteúdos, o que o Sujeito deve fazer para potencializar cada região do Encéfalo do seu Corpo?
R/: Praticar frequentemente a Atenção para potencializar o Sistema Límbico, praticar sistematicamente a Reflexão para potencializar o Cérebro e praticar regularmente a Ação para potencializar o Cerebelo.
1.9. Como se chama um Corpo que tem Vida e um Corpo que não tem Vida?
R/: Um Corpo que tem Vida chama-se Ser vivo.
Um Corpo que não tem Vida chama-se Ser não vivo.
2. EDUCAÇÃO DE UMA PESSOA
2.1. Como deve ser a Educação de uma Pessoa?
R/: Integral.
2.2. O que é Educação Integral?
É o desenvolvimento harmonioso dos três Conteúdos do Sujeito Homem para sua existência plena.
2.3. Qual é a finalidade da Educação Integral?
R/: Desenvolver simultaneamente a dimensão física ou corporal, mental e consciencial ou espiritual do Sujeito Homem.
2.4. Com qual dos três Conteúdos do Sujeito está relacionada a Ciência, a Filosofia e a Religião?
R/: Ciência com o Corpo, Filosofia com a Mente e Religião com a Consciência.
2.5. Qual é a vantagem da Educação Integral?
R/: Conciliar a Ciência com a Filosofia e a Religião tornando o Sujeito Homem três vezes grande ou tornando-o ao mesmo tempo um ótimo cientista, filósofo e religioso.
2.6. O que as Escolas devem fazer para garantir uma Educação Integral das Pessoas que as frequentam?
R/: Definir e realizar correctamente os objetivos de ensino-aprendizagem no domínio motor, cognitivo e afetivo em cada aula.
2.7. Com que Conteúdo do Sujeito está relacionado cada domínio de aprendizagem?
R/: Domínio motor com o Corpo, cognitivo com a Mente e afetivo com a Consciência.
2.8. Para quê definir objetivos do domínio motor na Educação Escolar?
R/: Desenvolver o Corpo ou habilidades ou o saber fazer do Sujeito Homem.
2.9. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio motor?
R/: Escrever, Desenhar, Manejar, Pintar, Correr.
2.10. Para quê definir objetivos do domínio cognitivo na Educação Escolar?
R/: Desenvolver a Mente ou conhecimentos ou o saber conhecer do Sujeito Homem.
2.11. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio cognitivo?
R/: Identificar, Conceituar, Descrever, Explicar, Sistematizar.
2.12. Para quê definir objetivos do domínio afetivo na Educação Escolar?
R/: Desenvolver a Consciência ou atitudes ou o saber ser e estar do Sujeito Homem.
2.13. Quais são exemplos de verbos para definir objetivos no domínio afetivo?
R/: Valorizar, Amar, Ajudar, Acalmar, Conservar.
2.14. Quais são as provas de que os objetivos do domínio afetivo não estão a ser devidamente trabalhados na Educação Escolar?
R/: Atitudes negativas e destrutivas das Pessoas tais como roubalheira, consumo de drogas, corrupção, conflitos sociais e destruição da Natureza.
Educação não é coisa do Estado! Educação é coisa do Filósofo e Peripatético!
O Estado molda o Homem para serviço público! O Filósofo desperta a potencialidade do Homem!
“Não estou abandonando a Educação para me dedicar ao Direito, estou me dedicando ao Direito, pelo abandono à educação.”
O governo não quer dar educação, para que eles continuem a nos manipular... Um povo sem conhecimento sempre será escravo.
Nós somos punidos por aquilo que pecamos e isto visa induzir a nossa educação para aprendermos com nossos erros e podermos usar esta experiência para evoluirmos e evitarmos a dor no futuro.
A educação nos mostra um mundo que ainda não conhecemos. Entretanto, somente os cegos pela ignorância é que não conseguem enxergá-la.
EM TEMPO DE PANDEMIA, todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre, dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo. Se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor?
Estou dando as tais aulas virtuais, pensei que ia interagir com os alunos, mas as mães arrogantemente mandam mensagens dizendo que seu filho não entendeu a tarefa nem me dão a chance de perguntar a ele em qual ponto não entendeu, pois elas explicarão do jeito delas, e a dúvida que nunca existiu continuará. Sim... porque as tarefas são simples demais para exatamente evitar dúvida, devido a dificuldade de comunicação. CiFA
EDUCAÇÃO do Latim EDUCARE, significa “instruir” e também “criar”. Palavra composta por EX, “fora”, e DUCERE, “guiar, conduzir, liderar”. O ato de EDUCAR é criar ferramentas para que uma pessoa enxergue além de si mesma, guiar a pessoa a conhecer as coisas do mundo.
Dentre as maiores qualidades que alguém pode ter é educação e essa tal educação não é conteúdo de escola, é algo que se aprende com os nossos pais, com a família e é o reflexo da nossa convivência com o mundo. A Educação compõe o caráter.
"É quase impossível os povos indígenas optarem apenas por um tipo de educação, pois se optarem apenas pela educação indígena, não terão conhecimento e preparo para o enfrentamento da burocracia da sociedade nacional e se optarem apenas pela educação não indígena estarão deixando de lado sua identidade e culturalcomo um povo indígena. Isso é um desafio para sobrevivência de qualquer povo".
"A educação que queremos deveria partir do princípio da junção de ambos entendimentos de educação, do Paiter Suruí (tradicional) e do Estado-Nação, pois, não é possível o povo indígena manter sua identidade cultural apenas se adequando uma parte do conhecimento".
Faça uso todos os dias:
Felicidade
Paz
Amor
Compaixão
Solidariedade
Educação
Gentileza
Delicadeza
Empatia