Epigrafe sobre Didática
Ter educação e não ter capacidade de criar coisas novas é a mesma coisa que ter pernas mas não usá-las para se locomover. É preciso dar sentido real à educação escolar enquanto prática na vida.
Quem licenciou-se ao ensino já é guia?Mesmo que seja um marginal moral?Se tem base acadêmica e competência didática.Então o é!
É impossível falar de ensino desvinculado de aprendizagem. Estarão efetivamente ensinando os professores cujos alunos malogram?
Quantas vezes afirmamos que 'já não se fazem alunos como antigamente' e insistimos em ser professores 'de antigamente'?
O saber é o resultado
de um cálculo mediado
entre professor e aluno
o contrato assinado
o professor realizado
e o aluno educado.
o caminho da instrução
é a mente em missão
em uma nova evolução.
por uma uma nova matemática
inovada, bem calculada
uma didática em evolução.
Ensinar para inspirar envolve algo a mais que reproduzir o conteúdo, envolve colocar-se em condição de igualdade com o educando, ao seu lado, sem hierarquias, sem padrões estereotipados de alguém que sabe e de alguém que não sabe.
Ensinar por ensinar se refere quanto ao agente educador se concentrar fortemente no método, no conteúdo e nas horas-aula em detrimento da sintonia com o estudante, do fato de fornecer sentido para a aula.
A graça e a luz de um professor não está apenas no seu conhecimento acumulado, mas também e principalmente em sua didática. Conhecer muito sem saber transmitir esse conhecimento adequadamente transforma o aprendizado em algo dificultoso.
Ensinar de certa forma é um pouco de dar de si sem olhar a quem. Todo aluno carrega um pouco do seu professor como todo professor carrega um pouco do seu aluno. Engana-se quem acha que esse processo é independente.
O sofrimento é frequentemente utilizado por Deus como um recurso didático para nos ensinar lições valiosas e positivas.
Nunca oriente sua prática pedagógica pelo estudante que não possui compromisso com o processo de aprendizagem.
A escola no cumprimento de sua função social
exerce uma postura pseudodidática,
ao exercer a segregação entre
a teoria assimilada na formação
e a prática de sua ação na sala de aula.
Não padece, destarte, dúvida alguma sobre a instrumentalização metodológica na dinâmica da didática pedagógica no ensino à distância. Importante frisar, que a busca do emprego do conhecimento, alavancando informações concretizou esteios em nosso mundo desde que o homem olhou a infinidade da distância marcada entre o céu e a terra.