Epígrafe Santo Agostinho

Cerca de 274 epigrafe Epígrafe Santo Agostinho

⁠A graça de Deus não encontra, mas torna os aptos para serem escolhidos.

Inserida por taylloncarvalho

⁠A verdade é como um leão. Você não precisa defendê-lo. Liberte-o e ele se defenderá.

Inserida por joexis

⁠Senhor, dai me castidade e continência, mas não hoje.

Santo Agostinho
Confissões.
Inserida por anac2bj

⁠A paciência é a companhia da sabedoria.

Santo Agostinho
A paciência (2018).
Inserida por dianamuzi

⁠O que permite afirmar que o tempo existe é a sua tendência de não existir.

Santo Agostinho
Confissões. Petrópolis: Vozes, 1997.
Inserida por Jakezinho

O fato de ser Mãe de Cristo traz à Maria Santíssima lugar único no Mistério da Redenção, já que por meio dela é que veio ao mundo o Salvador.

Inserida por eric_cartmann

A tristeza definha com a perda das coisas com que a cobiça se deleita, e não quer que se lhe tire nada, como nada pode ser tirado de ti.

Santo Agostinho
Confissões.
Inserida por bentojbbass

"Quando perdemos a inocência, só nos resta a penitência"⁠

Para associar os seres humanos entre si, não basta a identidade da sua natureza; é necessário ensinar-lhes a falar uma mesma linguagem, isto é, a da compreensão; a usufruir uma cultura comum; e a compartilhar os mesmos sentimentos. De outro modo, o ser humano preferirá encontrar-se com o seu cão, a encontrar-se com uma pessoa estranha".

E que pretendo dizer-te, Senhor, senão que ignoro de onde vim para aqui, para esta não sei se posso chamar vida mortal ou morte vital? Não o sei. Mas receberam-me os consolos de tuas misericórdias, conforme o que ouvi de meus pais carnais, de quem e em quem me formaste no tempo, pois eu de mim nada recordo.
(Confissões)

Estreita é a casa de minha alma para que venhas até ela: que seja por ti dilatada. Está em ruínas; restaura-a. Há nela nódoas que ofendem o teu olhar: confesso-o, pois eu o sei; porém, quem haverá de purificá-la? A quem clamarei senão a ti? Livra-me, Senhor, dos pecados ocultos, e perdoa a teu servo os alheios!
(Confissões)

Contudo, pecávamos por negligência escrevendo ou lendo, estudando menos do que nos era exigido; e não era por falta de memória ou de inteligência, que para aquela idade, Senhor, me deste de modo suficiente, senão porque eu gostava de brincar, embora os que nos castigavam não fizessem outra coisa.

Quem o procura o encontra, e, tendo-o encontrado, o louvará. Que eu te busque, Senhor, invocando-te; e que eu te envoque, crendo em ti, tu nos foste anunciado. Invocando-te, Senhor, a minha fé, que me deste, que me aspirante pela humanidade de teu Filho, pelo ministério de teu pregador.

⁠A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.


Santo Agostinho

Inserida por 1solangemalosto