Epigrafe Psicologia
Deixe de criticar as ervas daninhas no jardim do vizinho e experimente passear pelo seu próprio jardim!
Ser emocionalmente equilibrado não significa que você deva se calar quando deve falar, mas faz com que você se cale quando não deve falar.
Sem partida não existirá chegada, e não é com um único passo que chegaremos ao nosso destino, mas pela sequencia continuada e ordenada dos passos. Pode ter a certeza: não são passos simples, mas saiba que são possíveis quando você quer. Portanto, não perca a coragem!
Justamente por acharem que perdoar implica em adotar atitudes como estas de uma vida resignada, de aceitação total e questionamento zero, oferecendo-se sempre e sempre a outra face, é que a maioria nem sequer arrisca-se a pisar no território do perdão.
Uma atitude desnecessária e questionável esta de denegrir a imagem do próximo. Principalmente se aponto seus defeitos comparo-os com as minhas (supostas) ‘virtudes’, ou seja, inconscientemente sinto a necessidade de rebaixá-lo para que eu possa ser exaltado.
Se nossos relacionamentos estiverem embasados no amor e no perdão, não existirão tantos atritos. Porém muitas vezes percebemos que houve uma inversão em nossos relacionamentos atuais, pois estão todos embasados no atrito, e não existe amor e nem perdão.
Quando sofremos uma ofensa, muitas vezes mergulhamos nas emoções negativas geradas por ela, e não nos damos conta de que o perdão seria uma opção oportuna para aquele momento. Na verdade, eu sei ficar magoado, mas não sei como me livrar da mágoa.
É verdade, quem perdoa é Deus. Mas Ele perdoa através de você! E quando o nosso coração está repleto de Deus, surge em nós força até para perdoarmos o imperdoável!
Não tenha medo das transformações que ocorrerão em seu interior! Pelo contrário, deseje-as! Apenas não se pressione para perdoar antes que realmente se sinta pronto para isso.
Ao mesmo tempo que ouvir a si mesmo pode provocar lembranças desagradáveis, elas também surgem como um raio de esperança, sinalizando que o perdão pode ser a solução.
Estar sempre correndo garante a certeza de nunca se ouvir. É preciso meditar sobre os anseios de sua alma, e tendo sensibilidade suficiente, ouvir a alma das pessoas com as quais convive. Solicitações internas que uma vez atendidas lhe assegurarão significativos momentos mais felizes.
Independentemente de sua religião ou convicções pessoais, o melhor remédio disponível no mercado continua sendo a oração. Na mesma intensidade com que chorou, ore! Coloque seu coração de joelhos e peça à Deus a melhor solução para este episódio.
Encarregar-se da ferida emocional , significa empenhar-se para saná-la.
Para que assim aconteça, pare de alisá-la sob todos os ângulos e comece a analisá-la sob todos os ângulos e, sem postergar uma fração de segundos sequer, tome as medidas necessárias para superar a dor.
Lembranças amargas e dolorosas todos nós possuímos, mas apegar-se a elas é o mesmo que viver olhando para trás e, de costas para o futuro, renunciar às realizações da vida. Podemos denominar a isto como sendo um verdadeiro suicídio espiritual.
Desejo que se abra um espaço reflexivo onde um perdão analisado seja não só algo possível de ser vivenciado, mas acima de tudo, que o perdão seja legitimado como expressão de seu encontro consigo mesmo, antes de ofertá-lo ao outro.
Desconstruir o conceito de perdão não significa destruir o perdão e suas infinitas possibilidades. Significa tão somente conhecê-lo em sua forma mais pura, sem legendas editadas por terceiros, ainda que bem intencionados.
Também solicito sua compreensão para o fato de que eu não sou um anjo, ou seja, não se iluda imaginando ter em mãos o livro de um escritor ‘puro e santificado’, que já perdoou a todas as pessoas do Universo.
Em frente ao espelho:
Perg.: Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?
Resp.: A beleza das coisas está em que vê.