Epigrafe Psicologia
Não há "receita de bolo". Quando se trata de afetos, por tão singulares, tão pessoais, recursos para lidar com eles, só são construídos por quem sente, no tempo de quem sente, à maneira de quem sente.
Respeito - esse é o único ingrediente.
"O importante é a vontade de querer modificar o seu mundo, mostrando que você pode mudar, também, o mundo das pessoas ".
"Só através do amor e do perdão poderemos transformar nossos medos, ansiedades, dúvidas, rancores e preocupações, libertando-nos do egoísmo e da falta de fé em Deus ".
Fui na psicóloga para tentar me encontrar. Quando lá cheguei, ninguém sabia onde ela estava. Agora, além de procurar por mim, estou tentando encontrar a psicóloga.
"De nada adianta se você vive de aparências. Procure ser o que você é, sem se preocupar com os outros. O que vale é sua sinceridade, sua humildade, seu caráter, sua coerência e sua confiança ".
Não dá para ignorar o que se passa lá fora...
A dor individual é atravessada, de algum modo, pela dor que atravessa o coletivo.
Talvez o medo tenha trazido você até aqui, e isso não é ruim. Você pode ter se livrado de curvas sinuosas demais para o momento em que caminhava. Ainda há muita estrada. Continue se fortalecendo...
A técnica e a ética nos ensinam algo em comum: o respeito - este, sobretudo, nos acompanha em cada sessão, em cada escuta, em cada acolhimento...
Não, não diga que entende. A dor que atravessa a outra pessoa não precisa ser compreendida, apenas acolhida e respeitada.
Você me fala de uma dor que não passa...
Eu lhe pergunto: você está a encará-la ou a fingir que ela não existe?
Sou flor cigana...
vivo a brotar pelas terras de quem bem-me-quer...
Livre assim, pois, sou bem-me-quero.
A dica de hoje é tentar se deixar de lado as frustrações, e aceitar que nem tudo acontece da maneira que esperávamos ou idealizávamos, e tudo bem. Às vezes a vida toma rumos que não queremos, mas sim que precisamos para amadurecermos e sermos melhores.
A melhor forma de aprender é saber por em prática aquele conhecimento, e conectá-lo ao cotidiano. O conteúdo a ser ensinado deve ser tangível, alcançável e acessível, senão, tornam-se palavras ditas a paredes.