Epígrafe para TCC de Psicologia
Na crise, quando nosso trajeto principal apresenta-se indisponível, nossa diversidade de talentos e habilidades nos possibilita seguirmos em frente por caminhos alternativos.
Espalhadas pelo mundo e pela vida, infinitas riquezas envolvem as pessoas diariamente, ainda assim, muitas pessoas vivem acreditando ser miseráveis, por enxergarem apenas o dinheiro.
"Todo pensamento recorrente que seja sobre o outro revela a primeira chave do que tratar na terapia".
"Alegria não é felicidade.
A felicidade contém a alegria, mas a alegria não necessariamente contém a felicidade.
Diferenciar é um passo para encontrar".
Você chama de autossabotagem, e eu chamo de "o jeito que o meu inconsciente arrumou de lidar com meus desejos, minhas faltas ou meus excessos".
Ainda que seus sonhos e esperança não progridam diante das impossibilidades, é preciso persistir num propósito de vida para que sua saúde mental prevaleça em condições favoráveis de seguir em frente.
Não há "receita de bolo". Quando se trata de afetos, por tão singulares, tão pessoais, recursos para lidar com eles, só são construídos por quem sente, no tempo de quem sente, à maneira de quem sente.
Respeito - esse é o único ingrediente.
"O importante é a vontade de querer modificar o seu mundo, mostrando que você pode mudar, também, o mundo das pessoas ".
"Só através do amor e do perdão poderemos transformar nossos medos, ansiedades, dúvidas, rancores e preocupações, libertando-nos do egoísmo e da falta de fé em Deus ".
"De nada adianta se você vive de aparências. Procure ser o que você é, sem se preocupar com os outros. O que vale é sua sinceridade, sua humildade, seu caráter, sua coerência e sua confiança ".
Não dá para ignorar o que se passa lá fora...
A dor individual é atravessada, de algum modo, pela dor que atravessa o coletivo.
Talvez o medo tenha trazido você até aqui, e isso não é ruim. Você pode ter se livrado de curvas sinuosas demais para o momento em que caminhava. Ainda há muita estrada. Continue se fortalecendo...
A técnica e a ética nos ensinam algo em comum: o respeito - este, sobretudo, nos acompanha em cada sessão, em cada escuta, em cada acolhimento...
Não, não diga que entende. A dor que atravessa a outra pessoa não precisa ser compreendida, apenas acolhida e respeitada.
Você me fala de uma dor que não passa...
Eu lhe pergunto: você está a encará-la ou a fingir que ela não existe?