Epígrafe para TCC de Psicologia
Muitas vezes dificultamos nossa vida simplesmente pela maneira rude e indiferente com a qual tratamos as pessoas.
Quando me questionam por que escolhi ser psicólogo, respondo: obedeci as ordens das vozes que me orientaram.
Procure oferecer apenas os seus ouvidos quando for acolher alguém em sofrimento. Não julgue, não faça pressão por atitudes, e nem cobranças de nenhuma ordem, se for realmente ajudar o seu intento.
Ninguém ousa dizer que é uma luta fácil este empenhar-se em se apresentar a si mesmo, reconhecer-se neste encontro, aceitar e deixar vir a ser o que de fato se é.
É a saúde mental da criança e do adolescente que aciona o bom aprendizado escolar e estabiliza emocional e psicologicamente.
Quanto mais sabe, mais sabe de que praticamente nada sabe diante do que sabe que se tem a saber, não é assim mesmo, amigo Sócrates?
Talvez a gente só precise parar um pouco,
respirar um pouco,
se entender um pouco,
se acolher um pouco...
porque tudo isso é muito!
Julgar-se mal o tempo todo, além de uma autoviolência, pode ser também mais uma estratégia inconsciente de autossabotagem.
Trate-se com respeito e acolhimento.
Você merece.
E pode.
Cada pessoa é única e exclusiva e, ao se conscientizar do seu valor e de sua capacidade de realizações, uma energia positiva invade seu corpo, sua mente e seu estado de espírito.
Lembre-se, os seus sentimentos estão sempre relacionados ao modo como você pensa. Sentir-se incapaz, fracassado ou infeliz, coexiste com as crenças e expectativas que você adota para si mesmo.
A psicoterapia não te ajudará a apagar o que houve.
Ela é o meio pelo qual você encontrará recursos para viver bem, apesar do que houve...
Reconhecer que você não tem livre-arbítrio completo, ou completo controle consciente, na verdade aumenta a quantidade de livre-arbítrio e controle que você realmente tem.
Os impulsos que motivam muitos de nossos comportamentos diários se originam em processos mentais dos quais não temos consciência, mesmo que mais tarde possamos entendê-los rapidamente.