Epígrafe para Tcc Comunicação
O silêncio entre nós era tão espesso que as palavras não eram ditas, mas compelidas através de sua densidade. Parei de tentar.
São necessárias duas pessoas para contar uma boa mentira; uma para mentir e outra para ouvir de bom grado!
É verdade e é facilmente dito que a linguagem é material, e algo realmente se materializa quando alguém escreve.
Precisamos conversar e trocar experiências com os semelhantes para mantermos nosso equilíbrio psíquico e uma vida sustentável. O homo sapiens é também o homo communicatus.
Quando falamos e escutamos pouco, não somos notados; quando falamos muito e escutamos pouco, somos inconvenientes; quando falamos pouco e escutamos muito, somos misteriosos; quando falamos e escutamos na medida certa, dialogamos.
Quanto mais dependência e comprometimento houver numa relação, maior será a necessidade de diálogo contínuo e colaborativo.
Não basta apenas escutar, mas deixar uma percepção explícita e transparente para o outro que você está efetivamente escutando-o com atenção.
Diálogo é uma permissão para a troca, aprendizado, liberdade, autonomia, abertura ao outro, capacidade de separar a opinião de alguém da pessoa em si, flexibilidade mental para questionar se aquilo que foi dito faz sentido
As pessoas não pensam em termos de informação. Elas pensam em termos de narrativas. Mas enquanto as pessoas se concentram na história em si, as informações vão surgindo.
Ele queria pensar em palavras que fariam alguma diferença, mas não havia nenhuma língua que ele soubesse que fosse suficiente para o momento ou que mudasse uma única coisa.
Palavra brincante
A palavra dança ao som da escuta do viajante à espera de sinais. Movimentos mostram buscas e um possível encontro. É na tinta esfumaçada de um papel rascunhado que a palavra cai, florida, finalizando seu último rodopio do esconde-esconde.
Palavras quanto nada ou tudo
A magia da linguagem à distância é perceber a distância entre a intenção e as palavras usadas numa fala. As palavras caminham, caminham, caminham e, de repente, surge um dado que não faz relação com as palavras, mas com a intenção num curvo-turvo caminho...
Se as pessoas discordam, geralmente é resultado de diferentes pontos de vista decorrentes de diferentes crenças fundamentais, não de que uma esteja certa e a outra errada.
Às vezes, há palavras demais ocupando espaço e não há espaço suficiente para pensar. Eu guardo um pouco de vazio por dentro para quando eu precisar.