Epígrafe para Resenhas
Resenha
Eu vi uma pátria amada
Idolatrada
Empunhar uma bandeira e gritar gol
E se era muito feliz...
Vi o tempo passando
Inflação chegando
E toda sorte de medo
Mas mordaças impediam de gritar
E tudo era muita dor...
Dor de fazer gemer o peito
Quando sem jeito
O filho começava a chorar
E a pátria camuflava.
Quando me tornei moço
Vi o alvoroço
Para a liberdade chegar
E era tudo um sonho
Até que então
Com a batuta na mão
Alguém gritou
Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós...
Que sorte
Tudo vai mudar
E mudou
(Mas era carnaval)
Entendi quando a tecnologia invadiu tudo
E transformou o mundo numa pequena luz a piscar
Estamos on.
E pra onde vamos. Só Deus é quem sabe.
Uma aquarela invadiu as ruas
E eram apenas gays a repudiar o preconceito
Ou conceito de que eles são do bem
Tudo bem, cada um na sua.
Vermelhos estamparam a esperança
O bit da hora é conectar
E as crianças agora, se rendem ao WhatsApp.
Não sabem mais o que é brincar.
E o que será de nós?
Meros pagadores de impostos!
Ou o salve-se, salve-se é quem puder?
"Temo que os manipuladores consigam convergir os pretensos inteligentes a cada vez mais se firmarem como absolutos donos da verdade... "
Baú
Purgando a resenha de meus sonhos
Deparei com meus fados empoeirados
Num baú de olhares de risos tristonhos
E venturas soltas em escritos amassados
Cambaleei entre minhas fragilidades
Tentando ocultar as minhas fraquezas
Como se possível fosse rasgar verdades
De tantas alegrias e de tantas tristezas
São tempos passados e repassados
Agora relembrados num canto peculiar
Se esquecidos também guardados
No puro encanto de sempre amar
Já nem lembrava de alguma situação
Que faz vivar a alma em miragem
De afeto, de amor, fé e de emoção.
E que a esperança é que nos dá aragem...
(Renascidos neste baú de gratidão...
Pois aqui estamos só de passagem!)
A educação é um processo contínuo de renovação de conhecimentos obtidos de forma formal ou informal.
Oxe você saiu da Bahia ? Então esse texto é pra você , se ligue , pare de dizer que saiu da Bahia e deixou tudo para trás , Você pode até ter saído da Bahia , mas você levou com você os conselhos que você aprendeu com a sua Mainha , o seu sotaque forte e único , a sua garra , a sua força de vontade e determinação, e a única certeza que mesmo indo , sabe que vai voltar , você não deixou tudo para trás , você levou tudo dentro de você , e essa Bahia linda que não sai do seu pensamento , assim como a mancha de dendê não sai , você não é menos Baiano por estar longe , você não é menos Baiano por esta a tanto tempo sem comer acarajé , cuscuz , pocazoi, moqueca e muito mais , se você queria alguém que lhe entendesse e imaginasse o tamanho da sua saudade , eu to aqui eu entendo , e sei que você não é menos Baiano por esta tão longe de casa , quero que saiba que você é um grande Baiano por ter saído e mostrado pro mundo o quanto somos felizes , divertidos , criativos , e únicos , você não é menos Baiano por ter saído da Bahia , a gente que não sabe lidar com a saudades e ficamos de calundu esperando a sua chegada , então volte assim que poder , mas enquanto não volta lembre-se que mesmo você estando tão longe você não é menos Baiano por isso , você é um grande Baiano e lhe devemos parabenizar por nos representar mundo a fora , e por fazer as pessoas notarem quanto somos outro nível .
Texto de @bellogarcia ✅
19/06/2018
BOM DIA -
Puxa como o tempo passa rápido demais
Já nem me lembro mais do amigo "galãozinho" de gasosa, tão novo e já caiu em desuso.
Mas bem serviu para meu uso na dolorosa fila do povo;
que peregrinava de posto em posto e orava para não faltar(o precioso liquido) antes da própria vez.
Eita vida engraçada, prega cada peça na gente, né!
Agora o brado é "Seleção"
estamos famintos, ou melhor, famélicos, por gols e que venham muitos,
pintados e bordados com dribles fantásticos,
deliciosos de se ver, e motivos para uns goles à mais.
Ah.... seleção se tu soubesses que as contas das minhas dificuldades
já creditei e carimbei com "A" de amor,
na faixa da bendita bandeira-mãe.
Olhalá heim, favor não decepcionar!
"Faz mal não" só sei que rojão eu vou soltar,
se não ganhar a seleção,
direi que os fogos são para São João!
"E que venha São João, trazendo a nova estação de frio,
acompanhada do calor da fogueira,
com aqueles caldos quentes e, bebidas dignas,
de espantar o frio para atrair o amor!"
Didática é a arte de ensinar, porém toda arte necessita de conhecimento, criatividade e dedicação pra se alcançar o sucesso em sua aplicação.
Antes de qualquer tipo de crescimento vem o processo, precisamos aprender a celebrar os processos da mesma forma que celebramos as vitórias
Os erros do passado não define quem é você , as consequências do erro te define. Somente assim aprendemos a ser no hoje, pessoas melhores.Isto sim te define.
As Mulheres só ficam com os Homens por três motivos:
1- Aquisitivo.
2- Físico.
3- Mental.
1- Aquisitivo, Você pode proporcionar algo pra ela.
2- Físico, Ela gosta da sua aparência.
3- Mental, Você consegue convencê-la a ficar com você.
Então se você é feio e pobre, só precisa ser bom de papo.
É muito mais fácil motivar uma guerra do que motivar a paz. No decorrer da história, os homens, sempre foram motivados a julgar a guerra como o meio mais efetivo, para solução de um enfrentamento. Os intervalos de paz, serviram e servem, apenas, para que os homens soberanos se preparem para os futuros conflitos... JMJ
“Se existe amor, gosto, vontade, felicidade, atenção, pelo que se estuda, pelo que se aprende, pelo que é ensinado, com certeza os assuntos se tornarão mais fáceis, por isso a necessidade de tirar os lacres, os cadeados, e encarar como entretenimento gostoso, para que o conhecimento seja liberado.” JSMJ
A adolescência é um fenômeno recente. Até a Revolução Industrial, não existia esse conceito. Havia as crianças, e havia jovens prontos para trabalhar aos 13 ou 14 anos, ao lado de pais cuja expectativa de vida era de 40 anos. No século XIX, as condições de saúde e segurança melhoraram. As empresas passaram a cuidar melhor de seus trabalhadores (porque detinham o conhecimento técnico), e a vida profissional se prolongou. Os jovens não precisavam mais pegar o lugar de seus pais tão rapidamente. Desde então, não são crianças que precisam ficar protegidas em casa, nem adultos que podem criar sua independência trabalhando. Eram adolescentes, um termo que começou a se popularizar na década de 1940.
"Nos meus escritos perdidos ao longo de eras seculares, onde meus pensamentos se entrelaçaram com a eternidade, emerge a sagrada concretização da minha realidade."
Desnaturalização do mundo social. Muitas coisas são naturais do ponto de vista social e cultural até aquele momento. Porém, a capacidade de pensamento humano, faz com que dúvidas sejam feitas (geradas) a essa sociedade e assim alguns padrões precisam e devem ser revistos pela sociedade. Esse é um processo que sim deve acontecer gradualmente na sociedade, porém com cuidados pois a mudança social se faz necessária em muitos processos, mas é preciso respeitar o que deu certo até aquele momento, e mudar apenas o que realmente esteja errado ou fora do contexto da sociedade atual. Um grande exemplo disso a educação e seus métodos educacionais, o processo professor e estudante, como base não precisou ser alterado, mas como o professor leva esse conteúdo aos estudantes sim. Ao longo dos anos essas mudanças se fizeram necessárias, porém o exagero a isso leva a problemas maiores e até mesmo a extinção da cultura produzida até aquele momento.
Então, essa desnaturalização do mundo em que vivemos significa, justamente, o oposto daquela atitude de achar que tudo na vida é “natural”, como se a “realidade” correspondesse exatamente às representações que fazemos dela; ou seja, o procedimento da desnaturalização consiste em interpretar e reinterpretar o mundo, com o objetivo de construir novas lapidações naquilo que realmente funciona dentro do macro e observar o relevante em benefício de todos, sem destruir “aquilo ou aquele” que não caiu no gosto de alguns pseudos intelectuais.
Precisamos abrir os olhos para algumas ondas que surgem, para esculhambar de vez com as conquistas da humanidade. Deus que nos perdoe e “São Rui Barbosa” que nos ajude a livrar de mais esse castigo, sugerido pelos “gênios” que se diz pensar pelo mundo e que estão iludindo muitos e investindo seriamente nesta em determinados absurdos.
Das muitas bobagens que algumas pessoas, desocupadas e pouco preocupadas com as questões mais sérias que o país enfrenta, percebo tanta incoerência e tolice que está deixando muita gente boa e séria efetivamente incomodada e com uma pulga atrás da orelha, haja vista que vivemos no país do absurdo.
Temos preocupações reais, maiores e não faz sentido produzirmos outras por puro capricho. Depois que resolvemos nossos problemas básicos e fizermos o nosso dever de casa, aí sim, poderemos aprender ou discutir qualquer coisa. A desnaturalização do mundo social, é uma constante dentro da nossa realidade, o problema é acetar a mão em alguns casos de urgência máxima e não deixar de lado essas máximas, para perder tempo com confusões mínimas.
Quero crer que o problema maior não esteja na desnaturalização do mundo social, o problema maior está nas pessoas e nas suas índoles, que as levam a querer a todo custo satisfazer as suas próprias necessidades e interesses, independentemente da coletividade. Muitas agem pensando que são as “donas do mundo” e que podem estabelecer qualquer critério para qualquer atividade ou situação que queiram, mas a verdade é que as coisas não podem acontecer assim.
Ao resolver um exercício de matemática usa todas as críticas subjacentes aos cálculos, questiona-se, convence-se, justifica-se e racionaliza-se os pensamentos através da demonstração, resolução de problema e indução matemática.