Epígrafe na Área da Saúde
Deus, afaste de mim todo aquele que me deseja o mal e me fortaleza em amor, saúde e sabedoria. Desejo, Senhor, que o que eles me desejarem vire amor e não dor. E que este encontre a paz de espírito e aprenda como eu a desejar o bem.
A influência da música na saúde mental
A música se destaca dentre as expressões artísticas, desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C, Pitágoras afirmava: “A música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo organismo”.
Nada no planeta escapa aos efeitos da música. Ela interfere em tudo: na digestão, na produção de secreções, na circulação sanguínea, nas batidas cardíacas, na respiração, na nutrição e nas inteligências.
O alemão Tartchanoff, especialista nos fenômenos cerebrais, provou que “A música exerce poderosa influência sobre a atividade muscular, que aumenta ou diminui, de acordo com o ritmo, o volume, o estilo”. Os sons são dinamogênicos, isto é, aumentam a energia muscular em função de sua intensidade e ritmo. Ou o inverso: a música pode paralisar. O uso errado da música encurta a vida e, corretamente usada, ajuda a preservá-la. As batidas cardíacas podem ser reguladas ou transtornadas pelos sons musicais. O rock, por exemplo, faz mal à saúde física e mental, e vicia tanto quanto qualquer droga química. Um rock-dependente submetido a um tratamento de desintoxicação mental demora muito para curar a desarmonia no seu metabolismo.
Já os ritmos harmoniosos são estimulantes, sedativos, ajudam a recuperar o sono e fixam a memória. A medicina usa a música na terapia de partos, cirurgias, tratamentos dentários etc. Empresas de saúde entretêm pacientes em sala de espera com música suave, neutralizando a ansiedade.
Médicos de Los Angeles, EUA, selecionam músicas para relaxar no tratamento de pacientes com dores. No Brasil a música é usada na assistência a doentes terminais.
Há muito se sabe que a música estimula a produção no trabalho. Em restaurantes, se inteligentemente usada, ela estimula o apetite, o romantismo, a confraternização, as comemorações. Nos quartéis, desperta o espírito cívico. A Bíblia conta, por exemplo, que o rei Jeosafá usou um grandioso coral e uma banda de música para intimidar o inimigo (II Cr 20). Ganhou a batalha!
Shakespeare dizia que a música: “Presta auxílio a mentes enfermas, arranca da memória uma tristeza arraigada, arrasa as ansiedades escritas no cérebro e, com seu doce e esquecedor antídoto, limpa o seio de todas as matérias perigosas que pesam sobre o coração”.
Para cada ambiente há ritmos, sons e volumes apropriados. Porém, o volume acima de 60 decibéis, segundo órgãos internacionais de saúde, pode causar espasmos e lesões cerebrais irreversíveis. Mais de 90 decibéis, e o excesso sonoro e rítmico calcificam parcialmente o cérebro, bloqueando a memória. A mensagem externa não pode ser gravada, porque a química está alterada pelo excesso de adrenalina.
A epilepsia musicogênica resulta do excesso de ruídos musicais, incluindo convulsões. A lesão produzida pelo mau uso do som pode até matar, se a vítima não for adequadamente tratada. Desde o quarto mês de gestação, os bebês já podem perceber a agressão externa pela inteligência corporal. A ansiedade de uma grávida onde o som ultrapassa os limites humanos de segurança é percebida e registrada pelo feto.
Hoje, muitos jovens têm problemas de audição comuns em idosos, o que explica o volume exagerado de músicas em festas e cultos. Isso leva a sons cada vez mais altos. Outros efeitos negativos são irritabilidade, memória confusa, baixa aprendizagem, baixa autoestima, insônia, cefaleia, vômitos, impotência, morte etc.
Na Alemanha, um estudo revelou que 70 decibéis sistemáticos de “música” causam constrição vascular – mortal, se as artérias coronárias já estiverem estreitadas pela arteriosclerose. Quem usa marca-passo deve fugir desses ambientes! É comum o mal-estar súbito em pessoas durante festas em que a música, ao invés de ser um bem passou a ser arma. É uma questão de saúde pública!
Se usada com equilíbrio, a música sensibiliza, entusiasma, fortalece a memória, consola, tranqüiliza, desperta a atenção, mobiliza inteligências...
A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David: “ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
Nos céus de Belém, anjos cantaram naquela noite em que a Internet de Deus se abriu à humanidade, em sons harmoniosos e o data-show celestial revelou “... novas de grande alegria...” Lc 2:10
Extraído do livro A família no século XXI 1ª edição Reproarte 2001 RJ
Sobre o tempo.
O tempo é o bem mais precioso que o criador nos da, junto à saúde, o tempo e o que temos de mais precioso na vida...
Portanto, quanto vale um segundo do nosso tempo?
Desnecessário nos perdermos em cálculos e chegar a conclusão de que nosso tempo é impagável...!!!
Quando dedicamos um segundo que seja de nosso inestimável tempo a uma atividade e sobretudo a uma pessoa, há que se dar a devida deferência...
Embora passe desapercebido a muitos, este e um cuidado que todos deveriam exercer ...
Valorar o tempo, é valorar a todo o contexto da vida.
Eleger atividades que o valham...
Antepor as pessoas merecedoras...
Proclamar quem somos, o que queremos e principalmente, o que merecemos segundo o que somos...
Onde e com quem gastamos nosso escasso e singular bem maior...?
Essa é nossa missão de aprendizado,
muito embora,
gastemos nosso tempo com situações de menor valia em muitas circunstâncias, isso não deve deixar de ser apenas uma mera circunstância,
breve e passageira...
Isto posto, determino que o meu bem precioso, será cada dia mais seleto finamente a quem e a oque o dedico...
E.santos
Está tudo bem?
Preocupo-me com a saúde
Todos precisam se alimentar inclusive o coração!
Então te ofereço as minhas doces palavras;
Pagar pra ter cultura, saúde e proteção,
Lutar para sobreviver cada dia é um dragão,
Da labuta a penúria a árdua vida da nação,
Tirar da mesa e por na igreja
Esperando salvação.
O choro preso na garganta que inflama,
O grito mudo trancafiado no pulmão,
Colhendo frutos que alimentam a esperança
Como alimentos garimpados no lixão...
Motivos para desistir são muitos
Uma enorme perda, um problema de saúde
Ficar cara a cara com a depressão
No fundo do abismo, olhar para o céu, enquanto chovia
Percebi-se que em alguma hora a luz viria
Então deve-se erguer a cabeça e lutar
Ninguém lhe estendera a mão
Cravar as unhas na terra e começar a subir
Cada vez mais a escuridão ficará para trás
Em algum momento se realizará o grande desejo
Porque foi o escolhido, merecido
Demore 10, 20, 30 anos
Paciência é uma virtude
É uma das melhores qualidades
O verdadeiro volta, se assim cativado, igualmente uma rosa
E quando finalmente a hora chegar, abraçar, tão forte
Para não deixar escapar
Pois será a felicidade que tanto esperava
Porque isso sim é amor
Alvorada | Cabo, 26-Mai-2014
Eu te desejo: Amor, pois sem ele não somos nada. Saúde, pois precisamos dela para levantar a cada dia. Fé, já que não podemos perder a capacidade de acreditar. Bom humor, para encarar o que vier pela frente. Com essas quatro coisas a vida fica mais bonita e mais leve. Pode acreditar.
Eu te amo Meu Deus e te agradeço a cada momento pelo dom da vida, pela minha saúde, pelo alimento de cada dia, por tudo que sou e por tudo que tenho. Muito obrigado Senhor!
Que Deus te abençoe e te proteja,
dando-lhe paz, amor, saúde e felicidade.
Que os anos que se somam façam parte
de uma infinita conta de novas
experiências para crescer e aprender
a viver cada vez melhor.
Que Deus derrame bençãos
sem medidas sobre a sua vida
hoje e sempre!
Parabéns pelo seu dia!
Feliz aniversário!
Eu só quero paz , quero ar pra respirar, e um pouco de saúde para viver sem medo sem ter que correr..
A vida é luta,mas se você não tiver saúde, as coisas se tornam mais difíceis;agradeça pois a Deus pela saúde que tem.Bom dia !!!!
Mágoas no coração irá te induzir males em sua saúde. Alterará seu sistema imunológico, pressão arterial, irá influenciar sua vida em todos os sentidos e tornará você uma pessoa rancorosa e indesejável. Portanto, não alimente uma energia que não te pertence
Eu só quero da vida um punhadinho de paz
e muita saúde para te fazer feliz.
O resto é presente da vida...
País que chora
clama por revolução
e o povo implora
saúde e educação
O patrão enriquece
as custas do trabalhador
a massa padece
aumentando seu furor
Se o povo é ignorante
Sem estudo, instrução
O governo pinta e borda
Impunidade, mensalão
Delinqüência é conseqüência
Desse sistema doente
E o garoto foge da escola
Pra vender entorpecente
E vamos sendo manipulados
Assistindo TV no sofá da sala
O gigante de olhos fechados
Com muito a dizer e que nunca fala.
"Então é assim!
Enquanto eu viver e tiver saúde para continuar realizando os meus sonhos, continuarei a fazer meus planos e vivendo a minha história.