Epígrafe Maternidade

Cerca de 473 epígrafe Maternidade

⁠A maternidade é isso? Ela pensava, furiosa e com o coração partido enquanto tentava se livrar de si mesma para poder liberar os braços para segurar Agnes.

Inserida por pensador

⁠Quem faz da maternidade ou paternidade algo sublime são as pessoas, e não o contrário...
Ser mãe, ou pai, não transforma magicamente uma pessoa em algo que ela não é (e que não quer ser); nem tampouco transcende ninguém.
Trazer uma vida ao mundo nem sempre é uma experiência divina. Haja vista que a biologia permite isso até entre os animais. A dádiva do feito não está somente na natureza da concepção.
Há muitas mães e pais que são apenas genitores. E engravidar, muitas vezes, tem uma motivação oculta que vai além - e pode até vir antes - da maternidade ou paternidade em si. Nem todo mundo gosta de criança e tem vocação para criar um outro ser (ainda que tenha predisposição genética para gerar).
O dito popular muito utilizado pelas mulheres de que "mãe é mãe" se tornou chavão; hoje não passa de um tipo de mantra que as pessoas repetem e acreditam ser uma verdade imutável, incontestável e acima de qualquer suspeita.
Assim como dizem que pai é quem cria, e eu concordo, hoje podemos dizer o mesmo sobre as mães.
Virou modinha engravidar e exibir a maternidade nas redes sociais, com direito à hashtags: "amor incondicional", "amor de mãe"... Mas, o "ser mãe", ou pai, é o que acontece nos bastidores de uma rotina onde, em alguns (ou muitos) casos, estes não passam de mera figura; ou o que é pior, de personas com protagonismo em uma história de horror - real.
Pena que os psicopatas também concebem... E que as palavras Mãe e Pai não têm poder contido nelas para mudar a essência das pessoas.

Inserida por ketantonio

⁠Ser mãe não é nada romântico

A sociedade romantiza muito a maternidade, faz parecer que ser mãe é a oitava maravilha do mundo, mas ser mãe é uma tarefa dura, um peso pesado que exige tempo integral pela vida inteira e não é um conto de fadas.
No mundo contemporâneo ficou mais dificil administrar a maternidade, pois nós mulheres não estamos apenas na tarefa da dona de casa, onde o "pai" é o único supridor da família, no sentido financeiro. Assumimos inúmeros papéis sociais, além de termos que cuidar de seres humanos, temos uma jornada ampliada de trabalho, de estudos e na grande maioria das famílias, também precisamos cuidar dos afazeres domésticos, das tarefas escolares dos pequenos, entre tantas outras atribuições que carregamos nas costas. Somos pessoas iguais a tantas outras, não super-heroínas e não semideusas. Temos nossas demandas psicológicas, temos nossos medos, nossos traumas, nossos surtos de loucura que são ampliados pela alta responsabilidade que a maternidade exige e somos cobradas por não sermos perfeitas.
Hoje é dia de celebrar a vida de todas nós mulheres que carregaramos o legado da maternidade. Somos essas mulheres que cansam depois de um dia de trabalho, que não possuímos manual de instruções dos filhos, das filhas e que tentamos acertar em tudo, dando o melhor que podemos dar com as ferramentas que possuímos para cada situação.
Não julguem as mães, não as comparem umas com as outras, pois cada mãe carrega em si uma história de vida, uma cultura diferente e medos que só elas sabem que têm.
Mães erram, erram muito, mas acertam bem mais, do contrário, você nem estaria lendo esse texto.

Nildinha Freitas

Inserida por nildinha_freitas

⁠A maternidade supera o gênero de quem a pratica, o modo como se deu, o dia do ano dedicado à sua comemoração... mais tem a ver com o amor envolvido, com a dedicação ofertada e com a certeza de um bem, sem medida, que se faz ao/à outro/a.

Inserida por lavinialins

⁠“A maternidade e a docência foram experiências fundamentais para começar a escrever livros para crianças.”

Inserida por Lauriana-Paiva

⁠A maternidade tem o dom de transformar mulheres comuns e desacreditadas pelo mundo corporativo em empreendedoras de sucesso.

Inserida por lualidio

O milagre da maternidade faz a mãe transformar sangue em leite.⁠

Inserida por Diarioteologico

⁠Nosso amor 💘 é como coisa de cinema 🎟 almas gêmeas destinos traçados na maternidade então quero li dizer

Euuuuuu vouuuu ti amaaarr por toda eternidade meu amoooor meu amor (((

Seus lindos olhos 👀 seu corpo violão eu não troco isto por nadaaaaaa meu amooor vouu ti amar por toda eternidade não ligue pra minhas loucuras eu sou assim você tão perfeita e eu o inverso mais você me faz feliz ☺ vou ti amar por toda eternidade haaa meu amor! Almas gêmeas hummm haaaa meu grande amor !

Inserida por Victordias19

⁠Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade

Cazuza

Nota: Trecho da música Exagerado.

Inserida por Naotemeunome

A maternidade só é transformadora quando você permite se transformar. Filho é uma caixinha de surpresas. A premissa é entender, e não conseguimos entender de cara, que esse ser humano não é você. Isso é muito difícil de aceitar, porque o nosso desejo, no fundo, são repetições de nós mesmas.

Taís Araújo (atriz)
BITTENCOURT, Carla. Taís Araújo: “A internet cobra que a gente se posicione sobre tudo”. Metrópoles, 14 set. 2021
...Mais
Inserida por pensador

Exercer a maternidade é como estar em um eterno jogo de vídeo game, quando a gente vence uma fase, vem outra mais difícil!

Edelzia Oliveira

Inserida por EdelziaOliveira

⁠O grande esvaziamento impede a mulher de exercer a maternidade através da realização da sua impotência frente ao ideal utópico do conceito de maternidade. De fato desta situação, a mulher desenvolverá depressão. Outro fator crucial é a não realização de uma feminilidade (constituída) que é compreendida pela mulher como um desinvestimento. A barreira à maternidade pode significar um desabono da filha que não quer se sobrepujar a uma mãe abusiva com raízes narcisistas. No entanto, a maternidade pode significar uma redenção onde a filha supera e toma vantagem sobre a mãe abusiva. Não realizando essa vantagem, a mulher desenvolverá depressão.

Inserida por Gazineu

⁠Quando a maternidade acontece no coração, neste momento é que a alma expõe a luz. Apartando de si miudezas, equilibrando este amor imenso que só cabe nos braços de um ser misteriosamente femenino, e independente do gênero, passa-se a partilhar com o universo a reeducação, as suas lutas, os reais valores, a sua justiça, o amor brasante que brota desta planta chamada Maternidade. Em alguns abraços existem efeitos 'colaterais' mas acredito muito que o intuito principal da maternidade é jorrar vida. Não essa vida óbvia, mas a florescência na alma quando somos mães. Feliz e irreverente legado matriarcal a todos.
Mas um ano na luta autonoma de ser mãe!
@poeticainterstelar

Inserida por MirlaSantos

⁠A maternidade é tão sublime que podemos dizer que uma mãe é uma deusa. Isto porque quando falamos da origem e da perpetuação da espécie humana, a mãe é causa disso tudo.
E como não bastasse o fato de gerar vidas, toda mãe é o mais fiel exemplo prático do exercício do amor ágape, um amor incondicional, que não exige recompensa.
Feliz daquele que sabe o valor da sua genitora e a respeita e a tem gratidão eterna.
Que todo de todos os dias sejam “Dia das Mães”
Ney P. Batista
May/07//2022

Inserida por batistaney

⁠MULHER

Nasce meiga e delicada
Traz consigo o dom da maternidade
É uma flor de beleza e esperança
Para a vida dar continuidade.

Mulher ainda pouco amada
No planeta até na comunidade.
Com garra luta pela conquista
Do reconhecimento e Liberdade.

Mulher jovem ou madura
Tu és um ser permanente.
Um néctar em sua existência
És guerreira pela dignidade.

Na dor traz ao mundo uma vida
Um momento mágico, sublime
Uma verdadeira Deusa
Mulher! Você é brilhante!

É dedicada e comprometida
Nos lábios, sorriso constante
Presa pela lealdade na família
Mulher! Você é fascinante!

Inserida por nivaldo2021

⁠Uma das aprendizagens mais valiosas que adquiri com a maternidade, foi ser grata a Deus.
Sim, a gratidão a Deus é uma estrada de mão dupla, quanto mais se é grato, mais se consegue avançar na prosperidade.
Sei que outras pessoas mesmo que não sejam mães, são também gratas a Deus, elas são admiráveis.
Mas, aqui relato do meu aprendizado pessoal com a maternidade.
A maternidade não é uma tarefa fácil, mas é quando se adquire sabedoria, compreensão e instintos inexplicáveis.
É na maternidade que se consegue experimentar uma variedade de sentimentos, que podem levar da euforia à decepção, simultaneamente.
O estado de maternidade nem sempre é compreendido ou acolhido. Porque implica também à renúncias, à resignação, e sobretudo, ao perdão.
Tanto que, se você não está disponível às controvérsias da vida, então não está apta a maternidade.
Se você não é capaz de compreender o universo restrito do coração de uma mãe, você também não pode considerar-se igualmente selecionada para exercer esse papel.
Se você acha-se no direito de julgar qualquer ato que uma mãe possa praticar, em defesa do seu filho, sinto dizer-lhe: você só vai poder compreendê-la, quando "permitir-se" ser mãe.
A maternidade é flor que não se colhe, mas é cultivada, regada de muito amor e cuidado.

Inserida por joana_rodrigues_1

O homem e a mulher amáveis predestinados a paternidade e a maternidade tem por obrigação natural manter saudáveis, livres, ⁠acolhidos e diferentes todos os filhotes, todas as sementes e todas as crianças do universo. Mesmo que não tenham a oportunidade genética de te los.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Toda maternidade é sagrada e humanamente, merece todo o constante acompanhamento.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Feliz Dia das Mães, que em minha humilde opinião deveria ser Dia da Maternidade, pois adoro a alegoria da mãe pata andando com os seus patinhos e entre eles segue, também seu um pintinho, que acabou de perder sua mãe. A maternidade é a grande celebração, a transcendência do amor na criação dos filhotes. Quantos pais, quantas irmãs mais velhas, quantas madrastas, tias, avos, mulheres, homens e animais fêmeas exercem por zelo e amor o principio da maternidade na renovação da vida e o extremo cuidado com os que acabaram de chegar ao mundo e precisaram do infinito amor maternal transcendente para sua sobrevivência e existência.

Inserida por ricardovbarradas

A maternidade não é um projeto privado. É sempre, infinita e exaustivamente, pública.

Orna Donath
Mães arrependidas: uma outra visão da maternidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
...Mais
Inserida por audreybueno