Epígrafe Filosofia
A filosofia nasceu na Grécia da mesma forma que os europeus inventaram a bússola, a pólvora, o número zero, a escrita, o sistema decimal...
Uma cosmovisão, ainda que implícita e inconsciente, todo mundo tem. A filosofia começa quando o homem reflete criticamente sobre sua própria cosmovisão, coisa que seria impossível fazer de maneira inconsciente.
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito.
A filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir.
A filosofia vê o mundo com um olhar crítico, buscando sempre as respostas e as verdades últimas dos factos.
A filosofia vê a caverna como conceito de escuridão e ignorância, luz e conhecimento.
A teologia vê a caverna como sinônimo de fraqueza e medo. Ausência de Deus.
Ao meu ver, ambas dizem a mesma coisa, com roupagem diferente.
"não é religiosidade, psicologia, filosofia ou auto-ajuda que precisamos... tem horas que um pouquinho de vergonha na cara mesmo já resolve."
O mundo pra mim é algo a ser tolerado, e minha filosofia é matar ou morrer.
Foi vã a a filosofia que tinha te esquecido
Por mais que tentasse
Não foi consentido
Há uma uma força maior
Ela nos une
Ainda que haja uma dor consentida
Te quero
Por mais que um momento
Que finda
Que o bem seja uma filosofia de vida, uma escolha, uma forma de estar no mundo. A cada vez que o bem é praticado, este estará cada vez mais enraizado.