Epígrafe de Livro

Cerca de 10235 epígrafe de Livro

A ficha limpa de um cristão não é registrada em cartório, mas no coração e no Livro da Vida.

Inserida por HelgirGirodo

Ao ler um livro, o leitor descobrirá a verdadeira essência poética enraizada nas veias de quem o escreveu, despertando assim, a poesia esquecida nas veias de quem está nesta viagem.

Inserida por Rita1602

Não me julgue pela capa... sou um livro rústico. No que se refere a caráter, minhas páginas têm conteúdo. É só prestar atenção no sentido de cada frase... neste livro que é a minha vida... não tem nada a esconder... as histórias são reais. Se gostar do livro, leia... se não gostar não abra. Quem julga pelas aparências corre o risco de nunca conhecer o seu interior...

Inserida por vbarbosa

Não sou como um livro que pode ser lido e entendido por qualquer um.

Inserida por filipemilligan

O livro só foi vendido.
Porque em todas as folhas, tinha o melhor perfume.
E. Mas aquele livro realmente só deve ter sido vendido.
Porque em todas as folhas, tinha o seu nome.

Inserida por JeanFrases

Ela era a poesia
que eu escrevia
noite e dia,
até o dia em que virou
livro.
Venho lendo
esse livro faz um tempo,
mas logo tenho
que escrever
sobre outra história.
A cada amor
um nova história
para contar.
A cada novo amor
uma nova história
para escrever.
A cada antigo
amor um livro
para se fechar.

Inserida por Dexyz

O CONCEITO DE DEUS EM BARUCH SPINOZA
No “Livro I da Ética e no Tratado sobre a Religião e o Estado”, o filósofo holandês Baruch Spinoza delineia a sua concepção de um Deus despersonalizado e geométrico, contrária a todas as formas de se conceber Deus como uma espécie de entidade, oculta e transcendente, que age conforme os seus desígnios e a sua vontade suprema. De uma teoria que não compartilha da ideia de um Deus autocrático, que controla a tudo e a todos, e que se refugia em algum ponto distante da abóbada celeste — segundo a crença comumente aceita e bastante difundida, sobretudo entre os povos e as civilizações de origem indo-europeia. Motivo pelo qual, o filósofo Spinoza expôs, assim, em sua obra, a sua definição — considerada por ele a mais adequada —, de Deus, em contraposição a todas as doutrinas e dogmas religiosos até então existentes. E é Spinoza quem diz que as massas “supõem, mesmo, que Deus esteja inativo desde que a natureza aja em sua ordem costumeira; e vice-versa, que o poder da natureza, e as causas naturais, ficam inativas desde que Deus esteja agindo; assim, elas imaginam dois poderes distintos um do outro, o poder de Deus e o poder da natureza”. Spinoza ainda nos faz o alerta para o fato de que: “Deus fez todas as coisas em consideração do homem, e que criou o homem para que este lhe prestasse culto. (…) [Isto acontece porque toda] gente nasce ignorante das causas das coisas e que todos desejam alcançar o que lhes é útil e de que são cônscios”. Com efeito, a crença de Spinoza era em um Deus baseado no seguinte princípio: Deus e Natureza são a mesma coisa — Deus sive Natura (Deus ou Natureza).

No pensamento de Spinoza há, ainda, três conceitos considerados básicos e fundamentais, que representam o cerne de suas ideias referentes a Deus, quais sejam: os de substância, de atributo e de modo. Por modo podemos facilmente definir como sendo tudo aquilo que existe ou que pode e venha a existir, e que assume uma forma característica qualquer; ou melhor, que tenha um formato mesmo que transitório da realidade. É o caso, por exemplo, de inúmeros fenômenos e de situações as mais variadas, presentes em nosso cotidiano; de cada um de nós como indivíduos, e do grupo ou da espécie ao qual pertencemos; de nossos corpos e pensamentos; e etc. Em suma, de todas aquelas coisas que se manifestam e se apresentam de diferentes maneiras; de tudo aquilo que denota uma infinidade de aspectos e de particularidades desse nosso mundo.

No que tange à substância, para o referido filósofo, ela é o eixo e o esteio por onde a vida se espraia; é o que estrutura a existência de todos os eventos e acontecimentos. Em poucas palavras, é o que constitui a essência mesma do real.

E, para completar, o que se chama aqui de atributo nada mais é do que aquilo que se traduz como qualidade essencial que compõe o ser da substância. Por esse ângulo, entende-se que pensamento e extensão são manifestações e atributos provenientes da substância divina, da mesma forma que extensão refere-se à essência da materialidade e o pensamento relaciona-se à essência da inteligibilidade.

Na conceituação de Spinoza, a substância (essência e natureza que é Deus) somente pode ser entendida no tocante a dois aspectos: “natura naturans”, que significa o status criativo da natureza, funcionando como um élan vital, que produz a vida e é extremamente ativa nesse processo, enquanto força fundacional que instaura e regula a dinâmica da natureza. De outra feita, está o que ele denomina de “natura naturata”, que é apenas o resultado dessa criação, o lado passivo dessa mecânica, que é o que já foi criado e construído em termos de natureza: formas externas variadas como montanhas, vales, vegetações, ventos, águas, florestas, entre outras. Nessa perspectiva, pode-se dizer que a “natura naturans”, e não a natureza material e compassiva (“natura naturata”, o mundo strito sensu), é idêntica a Deus e se confunde à Sua essência e substância.

Portanto, Spinoza, em sua explanação, entende Deus como sendo a base de sustentação e a condição subjacente da realidade como um todo. Um Deus imbuído da mais clara evidência e certeza racional, que se auto-constitui como sendo a causa de si e de todas as coisas; que se move em função de uma necessidade que lhe é intrínseca e gerada de sua própria essência, a rigor: por meio de processos mecânico-causais e de leis invariáveis, responsáveis pelo total funcionamento e ordenamento do mundo.

Assim, como nos indica o próprio Baruch Spinoza: “Tenho uma concepção de Deus e da natureza totalmente diferente da que costumam ter os cristãos mais recentes, pois afirmo que Deus é a causa imanente, e não externa, de todas as coisas. Eu digo: Tudo está em Deus; tudo vive e se movimenta em Deus”. E acrescenta, dizendo: “Por ajuda de Deus, entendo a fixa e imutável ordem da natureza, ou a cadeia de eventos naturais. (…) A partir da infinita natureza de Deus, todas as coisas (…) decorrem dessa mesma necessidade, e da mesma maneira, que decorre da natureza de um triângulo, de eternidade a eternidade, que seus três ângulos são iguais a dois ângulos retos”.

Inserida por Vargas

Não sou um livro e não quero que ninguém sabe de toda minha historia,
Já tive medo de coisas que me envergonho agora,
O escuro sempre me assombrou porque não sei o que nele me aguarda,
Não me leve a mal se não me entender,
Mas eu não lhe deixo o direito de me julgar,
Existe memórias dentro de mim que nunca vão se apagar,
Tenho fracassos nos meus traços,
Mas tenho fé em meu sangue.

Inserida por maleese

O ser humano é como o paginar de um livro. O enredo da sua história pode mudar no capítulo seguinte, em qualquer fase da vida.

Inserida por simproducoes

A vida espiritual é como um livro de infinitos capítulos. A cada vivência como encarnados ou desencarnados, estamos escrevendo o enredo da nossa biografia, no espaço de tempo da imortalidade nos concedida por Deus.

Inserida por PAULOCESARDEMIRANDA

Barbozeira: Antologia Textual, é um livro que reuni tudo que forma um ser humano: alegria; tristeza; amor; sexo; fé; ilusão; realidade; santo; profano; guerra; paz; humildade; maldade; passado; presente; futuro; culpa; perdão... A natureza mais forte e profunda que torna a arte uma imitação da vida.

Inserida por jorgebarboza

EMANUEL

A minha vida muda a partir
Do momento que entrego-me a ti
Dá pra escrever um livro dos livramentos
Dos meus perigos de momentos
Minha adolescência fora mercada de sortes
Eu dizia que tive um anjo muito forte
Mas hoje entendo que sorte é livramento
Foi leviano meu pensamento
A gente vai aprendendo
Quando passamos por um sofrimento
“Quando não for por amor será pela dor”
Ai mergulhamos a sério nos ensinamentos
Do Cristo Jesus, o nosso Senhor
Hoje amo e sou muito mais amado
Hoje vivo e sou muito mais feliz
Agora sonho e acordo encantado
Agora acordo e sigo e que me diz
Amanhã terei o que me é merecido
Amanhã recebereis o que me Tens prometido
Minha vida pertence somente a Ti
Tudo que tenho veio de Ti
O amor ainda que sofrido faz sentido
E será mais gostoso quando retribuído
De bençãos
De bençãos
Emanuel
Emanuel
Todo poderoso Céu
Todo poderoso Céu

18 de março de 2016.

Inserida por RobsonJuliao

De que adianta ser um livro aberto, se não existe pessoa disposta a ler?

Inserida por cacau2903

Não se pode dizer que a Bíblia é a palavra imutável de Deus quando o livro sagrado da religião católica é diferente daquele seguido pelos protestantes.

Inserida por Mario11

Calo-me, sou um livro rabiscado antes de conduzir-me histórias mal escritas...

Inserida por ricardo25vitti

Escolher a pessoa pela beleza é igual escolher um livro pela capa, um dia você terá que desbravar suas páginas...

Inserida por joeliton86

Na leitura de cada livro solta-se a mente e o peito expande-se desejando novos horizontes...ler é o melhor que há, para que o pensamento não se cubra de espessa névoa e nos deixe num abandonado esquecimento...

Inserida por nataliarosafogo1943

Se queres ter sucesso na vida, começa estudando seus erros, pois o livro que conta a história do seu passado, pode ser o caminho mais curto para vitória, pense nisso, Paulo guerra.

Inserida por paulofguerra

Se apaixonar é como abrir um livro, começar a compor uma história e esperar que as páginas nunca acabem.

Inserida por GabrielBatista

Ler é mergulhar nas páginas em branco de um livro sem palavras, sonhar e acreditar que os nossos sonhos podem ser escrito pelo pincel da imaginação,a onde escrevemos a mais linda história da nossa vida; o amor!

Inserida por auloscarvalho