Entendimento
Ele deve saber algo que tu não saiba, porque provavelmente ele vê, algo que tu não vê. Se entender fosse breve como história, seria simples como crer.
Tendo no planejamento a base de tudo o que faço, sempre resisto muito a improvisos que, em contrapartida, se apresentam como fontes de satisfação para os que me entrevistam. Quase nenhum texto meu já sai pronto – já que cada frase é revista e passada pelo crivo de inúmeras possibilidades – o que pode transformar substancial ou até totalmente o resultado final. Entender tudo o que penso e submeter tal entendimento a pesada autocrítica é condição sine qua non para preservação do auto-respeito pela redução de erros e coerência com meu esquema de valores.
Poema é Luz quando tem utilidade
para melhorar a vida da gente,
Iluminando a escuridão
do entendimento quanto a Verdade.
Nada de grandioso na história é feito sem paixão. Isto por ela estar vinculada aos nossos objetivos de uma maneira muito mais visceral que o frio entendimento.
Escrever é transferir para um conjunto de caracteres uma imagem da sua mente, na esperança de que outra mente não a descaracterize.
Não é a razão que vai assimilar a fé, mas a fé que vai apropriar-se da razão, pois o discurso filosófico não vai tornar sem efeito o conjunto de sentenças da teologia, mas vai auxiliar no seu entendimento e torná-lo mais fácil de compreender.
As coisas que acontecem às vezes parecem ruins, mas o futuro mostra que tudo teve um sentido. Você só precisa entender isso.
A maioria das pessoas andam em caminhos contraditórios, desviando do verdadeiro foco, e não entendendo aquilo que deveriam entender, e quando não entendem, não há o que ser feito.
O peso de falar e ouvir devem ser divididos por igual: quem fala muito precisa ouvir muito também. Entender o outro já é opcional.
Uma contradição que confunde os "entendidos": a sabedoria que vem de Deus é gratuita, mas o conhecimento humano custa caro.
O PENSAMENTO MENTE, CÉREBRO, PALAVRA,porque todos esses intervenientes distorcem a linguagem e dificultam o entendimento daquilo que a alma sente.
A "DOUTA IGNORÂNCIA"
Para alcançarmos a verdade de alguma coisa, o caminho mais utilizado é relacionarmos algo que temos por verdadeiro com algo que temos incerto de ser verdadeiro. Esse método funciona para as coisas finitas que podem ser de fácil ou difícil entendimento.
Mesmo se alguma coisa finita é de difícil compreensão, é possível conhecê-la, ainda que não no presente, mas no futuro. O mesmo não acontece com algo que for infinito, pois do infinito não temos como fazermos relações, não temos como conhecer sua dimensão.
Não pode haver simetria entre o finito e o infinito. A mente humana é finita e ignora o conhecimento do infinito. Reconhecer essa incapacidade é a Douta Ignorância.
(sobre a filosofia de Nicolau de Cusa)
Nada mais leva o homem perder a força do tino do que o viço pelas mulheres: Cona. "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis."