Entendimento
“Pequeno discurso sobre o entendimento de Moralidade, tanto à luz da Filosofia quanto à luz da Teologia
Porque nem sempre quem comete um mal deixa de ser uma Pessoa boa, tanto quanto quem, também, prática um ato de Bondade torna-se um ser humano bom. E demonstro: digamos que um Psicopata, num dia qualquer, resolva ajudar alguém. Impedindo, por exemplo, uma Pessoa de morrer! É certo que praticou, naquele instante, um ato bom. Mas aquele ator bom não o tornará um ser humano bom. São coisas distintas. Algumas práticas do bem poderão nunca modificar sua pérfida natureza e ele continuar sendo um indivíduo extremamente mal. Mas um indivíduo mal, que apenas pode fazer o bem. Da mesma forma, o contrário disso também se verifica em certos indivíduos bons. Pois é possível um indivíduo justo e bom, praticar alguns atos de crueldade, falhas morais, sem se tornar um indivíduo de natureza má! O Rei Davi é um exemplo disso. Segundo o Texto Bíblico, era "um homem conforme o coraçao de Deus". Mas que assassinou um soldado justo, por ter adquirido de forma ilícita, sua Esposa. Cometeu uns dos piores crimes contra a lei moral de Deus ( o adultério e o assassinato). Embora fosse punido por isso, Deus o perdoou e em nenhum outro momento é dito que deixou de ser um justo e bom, bem como também "um homem conforme o coraçao de Deus". Ora, diz seu Filho, o poderoso Rei Salomão: "Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque".
Às 10h57 in 25.04.2024”
A paz que Jesus dá excede todo entendimento, porque não está atrelada às circunstâncias. Ela é experimentada quando nos submetemos ao Criador e Diretor da história, que tem tudo sobre controle hoje e sempre!
o medo cria uma tensão
que encurta
a disposição para o entendimento,
adiciona psicologicamente
palavras e situações
desconfortáveis e agressivas
fugir sem enfrentar a ansiedade
maléfica, o torna incapaz de
presenciar que boa parte do medo
era apenas coisas da sua fraqueza.
Quanto mais dedicar-se ao aprendizado e entendimento da vida, menos entenderás a espécie humana e todo mal que causam a seu próprio planeta e a vida animal.
Diálogo, é o melhor jeito para haver bom entendimento,
para resolver divergências...
Sempre dá bons resultados...
Ósculos e amplexos,
Marcial
COM UM BOM DIÁLOGO, DIFERENÇAS SÃO ACERTADAS
Marcial Salaverry
O diálogo é certamente a mais nítida possibilidade para resolver alguma divergência que apareça, sempre entendendo que divergir de algo ou alguém, é o ato de adotar uma posição contrária ao que se propõe, e para resolver tal pendência, um diálogo é o que se impõe, para que se possa chegar a um consenso, que faça surgir um acôrdo, algo que possa agradar a todas as partes interessadas...
A propósito, ouvi de uma frase muito interessante, dita por D. Helder Camara, que lança uma luz, digamos divergente sobre esse ponto de vista, qual seja: "se você diverge de mim, não é meu inimigo, é meu amigo, pois me completa e me faz pensar."
Claro que isso não quer dizer sobre uma divergência total, completa e sistemática. Creio que o que D.Helder quis dizer, é que se você tiver alguma opinião diferente da minha, não deve calar-se, deve manifestá-la, pois é conhecendo opiniões divergentes, que poderei fazer uma análise, e assim, saber se realmente a minha opinião é coerente, se estou no caminho certo, podendo inclusive servir de ajuda para melhor direcionar a vida...
Portanto por mais amigo que sejamos de uma pessoa, sempre que não estivermos de acordo com seus atos, devemos, de uma maneira educada, procurar mostrar o erro em que ela está incorrendo, pois assim agindo, estaremos colaborando para sua melhoria, pois sempre que surgem opiniões confrontantes, obriga-se uma análise mais acurada, a um reestudo. E quem sabe uma mudança de direção possa acertar o caminho...
Assim sendo, da mesma maneira que é sinal de boa amizade fazer uma crítica construtiva, também devemos saber receber essa crítica. Nunca se deve ser totalmente refratário a uma opinião discordante. Aceitemo-la e analisemo-la para que possamos saber qual está mais correta, ou mesmo chegar a um consenso que nos permita chegar a melhores conclusões..
Assim pensando, poderemos sempre melhorar algo que possa ser melhorado, já que devemos sempre ter presente que não somos donos da verdade, como aliás, ninguém o é, e chegando a essa sábia conclusão, certamente ficará mais fácil podermos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA.
No meu entendimento, as escolas existem para preparar as pessoas para a vida. E, na minha opinião, a comunicação é a habilidade de vida mais importante e básica, que vai te servir em tudo o que fizer.
Aqueles que tem entendimento aos poucos se libertam da escravidão do dinheiro, e se deixam cativos em Cristo Jesus.
Ler bons livros ou mesmo o mais clichê deles nos aproxima mais do entendimento , mas somente se soubermos interpretar as pessoas a nossa volta , só então saberemos interpretar o mundo dentro e fora dos livros .
Toque nas suas limitações sem percebê-las como espinhos e será libertador para o entendimento de si.
”A maneira de pensar do sábio, no entendimento de estranhos, é conhecimento a ser seguido, já aos olhos de quem o conhece, é puro individualismo e ignorância…”
Refletir !!
Um relacionamento fraterno só se concretiza quando há entendimento do respeito mútuo.
Toda relação sem consciência , sem conhecimento básico ou esquecimento , estabelece o distanciamento e a intolerância , seguindo para o constante processo do desprazer .
Cultivar relações saudáveis começa pela consciência dos nossos deveres e direitos, limites de cada um , começa por este tão lindo alinhavo , junção e equilíbrio :
A compreensão ao que se propoēm.
A falta de comunicação é o que leva a ruptura , capaz de estabelecer inverdades internas no ser humano se achando capaz de desvendar os sentimentos alheios , condição dada somente ao criador .
Acredito que toda relação construtiva será sempre acompanhada do desejo aos valores básicos como respeito , educação compreensão e diálogo , valor de um pelo outro.
Diálogo , essa disciplina tão linda do ouvir e compreender , e é exatamente aí , que vamos construindo alicerces firmes , sólidos e relações afetuosas .
Cada vez que uma relação se torna fragmentada , seja ela qual for , enfraquece desacelera todo esse processo de solidez .
Simone Vercosa .
Quando há entendimento , aceitação percebemos que todos os estágios na vida da gente são necessários , para ter um fim , um novo recomeço .
Não é sofrência e nem tristeza!
Talvez, seja falta de entendimento para aceitar!?
Aceitar que apesar de nos amarmos tanto, ainda estamos dormindo em quartos separados.
Está ficando complicado não acordar nos teus braços diariamente.
Bem que podíamos dar um jeito nessa situação, vem ocupar a minha cama do mesmo jeito que você está ocupando a minha mente.
Gerações foram prejudicadas por ações irresponsáveis. Difícil o entendimento, por parte de alguns, em não reconhecer o mal causado por quem teria a missão de evoluir pessoas, de prosperar vidas, de esperançar sua gente. Hoje temos a missão de reparar o mal causado, de sair do silêncio, não há mais o que temer, filhos e nossos idosos carecem da sua voz. Hoje, temos a obrigação de continuar evoluindo para melhores gerações.
O mundo carece de entendimento. Achamos saber, mas na verdade é um paradoxo, pois quanto mais adquirimos conhecimento, mais percebemos que pouco conhecemos.
UM DIA DE VIDA APENAS
Estava fazendo cálculos, e cheguei a uma conclusão pessoal, entendimento meu.
Se Deus deu 100 anos de vida para cada ser humano, não necessariamente todos chegarão a esse número exato, mas...
Poucos passarão de 100 anos.
Então, se cada dia tem 24 horas, podemos fazer o cálculo de 100/24 e teremos o valor de cada hora desse dia que temos para viver.
Cada hora desse dia teria uma média de 4,15 anos.
Se você está com 50 anos você já chegou ao meio dia.
Se você está com 80 anos, você está perto das 20 horas.
Se você está com 90 anos, você está perto das 22 horas, não arredondado, mas aproximado.
Existe uma coisa em cima disso, o mesmo que deu a nós o limite do direito, é o mesmo que limita o tempo desse direito.
Alguns nasceram para viver algumas horas dentro desse dia que se divide em 100 anos, outros viverão o ciclo quase cheio, mas ninguém que está aqui sabe quando vai.
Precisamos parar e pensar sobre nossas atitudes ao longo desse dia, pois no final, o que dá o direito nos cobrará sobre o que fizemos com o nosso tempo dentro desse dia.
No final dos dias dos viventes, todos terão que se encontrar com quem lhes deu o direito de viver.
Teremos que prestar contas do que fizemos, se fizemos, e se o que fizemos teve algum valor.
Muitos ocupam o seu tempo para fazer o mal, e praticar maldade.
Outros viverão de forma justa ocupando seu tempo para viver em paz, e se afastando do mal, ambos comparecerão à frente do autor da vida.
Cuidemos dos nossos feitos ao longo desse dia chamado, VIDA
16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17. Portanto, Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.
(João 3:16,17)
Texto escrito por Otoniel Teodoro em um dia que lhe faltou o sono às 3 da manhã.