Entendimento
Quem lê
Estuda
Escreve
Busca
O entendimento
De alguma forma
Acende a luz do conhecimento
Ante à escuridão
Da ignorância
Em procurar saber
E conhecer a ti mesmo
Que foi proposto
Pelo Cristo
E a luz nunca se apagará
É a chama da verdade
Da sabedoria
E da justiça divina
Que nos ajudará
A nos libertar
E pregar o livre-arbitrio
Com consciência
E discernimento!!!
Fernanda de Paula
Instagram: fernanda.depaula.56679
Novo Instagram: mentepoetica2020
Reserve um tempo para você refletir
Por que a reflexão é o entendimento no que faz sentido para existir
E não deixe de lado o que tiver para fazer
Pois amanhã pode não existir ou você pode não mais querer!
Nem todos conseguem acompanhar o meu entendimento, quando chegamos em um estado de espírito atemporal, o mundo se torna estreito para caber dentro de nós.
A fonte certa
A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me entendimento e eu viverei. - Salmo 119: 144
Nos anos de 1800, um francês com o nome de Alexis de Tocqueville viajou pelos Estados Unidos, tentando descobrir o que fez este novo país funcionar. Uma de suas observações foi que, em quase todas as cabanas de fronteira que visitou, encontrou cópias bem desgastadas de dois livros: a Bíblia e um volume de Shakespeare.
Comentando sobre como as coisas mudaram, o colunista Charley Reese observou: "Um francês em turnê [dos Estados Unidos] hoje encontraria um aparelho de televisão e a Nintendo."
Se isso é realmente verdade - que a tela de vídeo substituiu a Palavra de Deus e a boa leitura - então precisamos fazer um balanço de nossas fontes de informação.
Várias vezes durante o seu ministério quando Jesus foi questionado, Ele desafiou Seus críticos perguntando se haviam lido o Antigo Testamento. Por exemplo, quando os fariseus O acusaram de quebrar o sábado, Jesus perguntou: “Você não leu o que Davi fez quando estava com fome?” (Mt. 12: 3). O Senhor fez o mesmo em Mateus 19: 4; 21:16; e 22:31. Jesus espera que as pessoas cheguem às suas conclusões com base na fonte da verdade: a Palavra de Deus.
A questão para nós, então, é esta: estamos gastando nosso tempo com a fonte certa?
Aumente seu conhecimento da Palavra de Deus,
pois nela você encontrará
a sabedoria de que precisa para a vida,
que vem da mente de Deus. —Sesper
Uma Bíblia bem lida é a companheira de um crente bem alimentado. Dave Branon
O Mau pensamento:
É o desentendido entendimento, por nosso cérebro nutrido; e o sentido assentimento, por nossa Alma; não concedido!
O meu entendimento me diz que o amor é altruísta, é paciente, é sereno e que nunca murcha;
Sem equívoco de espírito, o parcial experimenta a totalidade de sentimentos para que possamos entender à origem do amor;
Para os leigos, o amor é somente um sentimento... Inodoro e não se pode tocar;
Para os sensíveis, o amor tem a força de derrubar ou levantar uma pessoa;
Para os fortes de espírito, o amor é Deus que tudo vê e tudo pode;
E o amor é o caminho, a verdade e a vida!
Além da informação
O Senhor dá sabedoria; da sua boca vem sabedoria e entendimento. - Provérbios 2: 6
O anúncio de página inteira de uma empresa de investimento no Wall Street Journal começou com estas palavras: “A informação está em todo lugar. O insight é muito raro. Pois o insight vai além da informação para discernir as verdades subjacentes ”.
Hoje, somos muito informados e pouco informados. A televisão oferece dezenas de canais. Enciclopédias e atlas mundiais estão em discos compactos (CDs). Bases de dados online nos dão a temperatura em Hong Kong e a contagem de beisebol em Birmingham. Estamos cansados de tentar entender o significado de tudo o que sabemos.
Anos atrás, um amigo me incentivou a ler um capítulo de Provérbios a cada dia. Um capítulo a cada dia me leva através deste maravilhoso livro da sabedoria de Deus todo mês. “Você pode obter conhecimento na faculdade”, disse meu amigo, “mas a sabedoria vem de Deus”.
Aqui está o que Deus Todo-Poderoso promete quando buscamos a Sua sabedoria: “Se você clamar por discernimento e erguer sua voz para entendimento,. . . então você irá . . . encontrar o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá sabedoria; da sua boca vem conhecimento e entendimento ”(Provérbios 2: 3-6).
Um capítulo de Provérbios todos os dias. Experimente este mês e veja como a Palavra de Deus lhe dará a sabedoria para transformar a informação em insight.
PENSANDO POR MEIO
Por que alguém não quer ser sábio? (Pro. 1: 7).
O que acontece com aqueles que vivem tolamente? (vv.31-32).
Quais são alguns benefícios da sabedoria? (v.33; 2: 6-11).
Você pode obter conhecimento na faculdade, mas a sabedoria vem de Deus. David C. McCasland
UM FATO HISTÓRICO
E vos renoveis no espírito do vosso entendimento. —Efésios 4:23
Em julho de 1969, eu me preparava para tornar-me um oficial do exército americano. A Academia Militar das Forças Armadas era rigorosa e cheia de regulamentos, com raros momentos de folga. Surpreendentemente, na noite de 20 de julho recebemos uma ordem para que a nossa companhia permanecesse na sala de recreação, sentamos diante de um aparelho de televisão com imagens tremidas e simplesmente nos disseram: “Isto é história.”
Assistimos maravilhados, o astronauta da Apollo 11, Neil Armstrong tornar-se o primeiro homem a pisar na lua enquanto ele dizia: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade.” Nosso habitual toque de recolher foi suspenso e ficamos conversando horas a fio — não apenas sobre o que havíamos testemunhado, mas sobre a vida, Deus e eternidade. Nossa rotina desgastante fora interrompida e nossa atenção concentrara-se no que realmente era importante.
Todos nós, diariamente, precisamos mudar nosso enfoque. Manter a regularidade em nosso tempo a sós com Deus permite nos afastarmos dos nossos trabalhos desgastantes, quebrarmos a rotina e nos concentrarmos no Pai, através da Bíblia e da oração. Os nossos pensamentos e ações serão transformados à medida que seguirmos os conselhos de Paulo, que nos traz o desafio: “[…] e vos renoveis no espírito do vosso entendimento” (Efésios 4:23).
O que parece um pequeno passo pode transformar-se numa grande virada a cada dia, em nosso viver pela fé em Cristo. —DCM
Cada pequeno passo de fé é um gigantesco passo para o crescimento. David C. McCasland
GUERRA…E DEPOIS PAZ
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
No dia 7 de dezembro de 1941, um avião de guerra japonês pilotado por Mitsuo Fuchida levantou voo do porta-avião Akagi. Fuchida liderou o ataque-surpresa à frota americana do Pacífico em Pearl Harbor, no Havaí.
Durante os anos de guerra que se seguiram, Fuchida continuou a voar — sempre escapando por pouco da morte. Ao término da guerra, ele estava amargo e desiludido.
Poucos anos depois, ouviu uma história que aguçou sua curiosidade espiritual: Uma jovem mulher cristã cujos pais haviam sido mortos pelos japoneses durante a guerra decidiu ajudar prisioneiros japoneses. Impressionado, Fuchida começou a ler a Bíblia.
Quando ele leu as palavras de Jesus na cruz, “[…] Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), compreendeu como aquela mulher podia mostrar bondade a seus inimigos. Naquele dia Fuchida deu seu coração a Cristo.
Este homem tornou-se um pregador leigo e evangelista aos seus compatriotas, e dessa maneira esse antigo guerreiro demonstrou “[…] a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7) — uma paz que experimentam todos os que confiaram em Jesus, e cujas petições são “[…] conhecidas, diante de Deus” (v.6).
Você já encontrou esta paz? Não importa o que tenha acontecido em sua vida, Deus a oferece a você. —HDF
A verdadeira paz não é a ausência de guerra; mas é a presença de Deus. —Loveless Dennis Fisher
Está tudo bem?
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
Quando o coral da escola se preparava para cantar o clássico hino de Horatio G. Spafford, “Sou Feliz com Jesus”, um adolescente se adiantou para contar a familiar história deste cântico. Spafford escreveu esse cântico quando estava em um navio que passava perto do local, no mar, onde suas quatro filhas haviam perecido.
Enquanto escutava essa introdução, e depois as palavras cantadas pelos adolescentes, eu senti um turbilhão de emoções. “Onde suas quatro filhas haviam perecido” eram palavras duras de entender, enquanto escutava novamente as palavras de fé de Spafford. Tendo perdido uma filha subitamente, acho inconcebível a ideia de perder quatro.
Como tudo podia estar “bem” com Spafford em sua dor? Ouço as palavras “Se paz a mais doce me deres gozar” e me lembro do lugar onde posso encontrar paz. Paulo diz em Filipenses 4 que ela pode ser encontrada quando expressamos nossas orações mais íntimas diante de Deus (v.6). Através da oração confiante, aliviamos nossos corações, despojamo-nos de nossas ansiedades e entregamos a nossa dor. E então podemos conseguir “a paz de Deus” (v.7) — uma calma de espírito, divina, inexplicável. Essa paz vai além da nossa habilidade em compreender as circunstâncias (v.7), é uma sentinela em nosso coração, através de Jesus, que nos protege e permite que sussurremos mesmo em meio a dor: “Sou Feliz com Jesus”.
Jesus nunca comete qualquer engano. Dave Branon
Harmonia e entendimento
Decerto é sempre momento
De se buscar a contento
Viver num mundo sem tormentos
O que temos feito a respeito?
Você chega a um entendimento profundo de que pensamentos e sentimentos (incluindo os negativos) são transitórios.
Encontrar razões para o nosso próprio entendimento do que sentimos, faz as circunstância reger nossas duvidas...
Então porque ainda lhes faltam o entendimento e compreensão sobre os dogmas?
Uma racionalidade os fará ver que, se há demanda haverá sempre a oferta da ignorância.
O conhecimento e o entendimento sem defeitos é uma característica de Deus, a nós humanos resta um pensar limitado que vamos reunindo conhecendo algumas características dos objetos que percebemos.
No entendimento do filósofo, fora da nossa mente não existe uma matéria extensa, pois se a matéria existisse ela teria que ser eterna, imutável e infinita e esses caracteres somente podem pertencer a Deus. As sensações táteis que temos de objetos, cores e sons são simplesmente sistemas de sinais que a natureza emite e que nos são enviadas por Deus, o objetivo desse sistema de sinais é orientar os homens ao que é realmente necessário para que posam viver bem.
Berkeley nega a existência da realidade externa e as sensações são a forma de Deus se comunicar com os homens, através da natureza.
(sobre a filosofia de George Berkeley)
A razão e a emoção são duas coisas que leva a confusão se não houver entendimento, daí pode nascer o julgamento.
Reflita...