Entendimento
Ler não é saber o que esta escrito.
Ler é compreender o entendimento, o pensamento, o conhecimento e a experiência de vida do autor.
Imunização cognitiva, bloqueio de entendimento ou ameaças ao conforto da crença? Ontem, Divino miraculoso e sobrenatural e hoje, qual a diferença, se a realidade ainda é virtual?
Nas muitas letras apenas falácias e obscuridade de entendimento, de nada se aproveita, senão para que bovinos adormeçam.
Se você não se permite viver experiências novas, limite-se no seu entendimento ralo, e sem fundamento.
Ame ao senhor com toda a sua força, de todo o teu coração, com todo o seu entendimento, de toda a tua alma, mas não esqueça de amar também ao seu irmão. Amar o amor é muito fácil, conveniente, quero ver amar o fracasso, a dor e a pobreza, como a ti mesmo.
Harmonia e entendimento
Decerto é sempre momento
De se buscar a contento
Viver num mundo sem tormentos
O que temos feito a respeito?
Você chega a um entendimento profundo de que pensamentos e sentimentos (incluindo os negativos) são transitórios.
Encontrar razões para o nosso próprio entendimento do que sentimos, faz as circunstância reger nossas duvidas...
Então porque ainda lhes faltam o entendimento e compreensão sobre os dogmas?
Uma racionalidade os fará ver que, se há demanda haverá sempre a oferta da ignorância.
O conhecimento e o entendimento sem defeitos é uma característica de Deus, a nós humanos resta um pensar limitado que vamos reunindo conhecendo algumas características dos objetos que percebemos.
No entendimento do filósofo, fora da nossa mente não existe uma matéria extensa, pois se a matéria existisse ela teria que ser eterna, imutável e infinita e esses caracteres somente podem pertencer a Deus. As sensações táteis que temos de objetos, cores e sons são simplesmente sistemas de sinais que a natureza emite e que nos são enviadas por Deus, o objetivo desse sistema de sinais é orientar os homens ao que é realmente necessário para que posam viver bem.
Berkeley nega a existência da realidade externa e as sensações são a forma de Deus se comunicar com os homens, através da natureza.
(sobre a filosofia de George Berkeley)
A razão e a emoção são duas coisas que leva a confusão se não houver entendimento, daí pode nascer o julgamento.
Reflita...
A BUSCA PELA PAZ
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. —Filipenses 4:7
No auge de sua popularidade, criatividade e riqueza, os Beatles produziram um projeto controvertido chamado “O Álbum Branco”. Já sinalizavam o rompimento da banda, exibindo composições individuais em vez de parcerias.
O projeto também revelou uma desilusão crescente com os resultados advindos da fama. John Lennon expressou em sua canção “I’m so tired” (Estou tão cansado) o vazio causado pela sua vida “bem-sucedida” e afluente com estas palavras de cunho profundo: “Eu lhe daria tudo que consegui por um pouco de paz mental.” Tudo o que tinha, tudo que havia realizado, tudo o que se tornara não satisfazia esta simples, todavia profunda, necessidade pessoal.
O mundo em que vivemos não pode oferecer paz. Oferece apenas poucas opções. Prazer, poder e posses não substituem a paz do coração e paz mental.
Paulo lembrou os crentes em Filipos: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:7). Esta é a paz que Deus traz àqueles que foram reconciliados com Ele, pela fé em Seu Filho Jesus (Efésios 2:14-16). É a paz que devemos compartilhar com um mundo que a busca desesperadamente.
Paz, a paz verdadeira encontra-se somente em um relacionamento com Jesus. Você já recebeu a Sua paz? —WEC
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. —Jesus Bill Crowder
OCEANO DE TINTA
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento. —Efésios 3:19
A letra do hino escrita por Frederick M. Lehman “Sublime Amor” traz em palavras, imagens da magnitude imponente do amor divino:
Se em tinta o mar se transformasse,
E em papel o céu também,
E a pena ágil deslizasse,
Dizendo o que esse amor contém,
Daria fim ao grande mar,
Ao esse amor descrever,
E o céu seria mui pequeno
Pra tal relato conter.
Estas maravilhosas palavras referem-se à resposta de Paulo sobre o amor de Deus. O apóstolo orou para que os crentes pudessem “compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento” (Efésios 3:18-19). Ao refletir sobre estes versículos a respeito do amor de Deus, alguns estudiosos da Bíblia crêem que “largura” se refere ao Seu alcance mundial (João 3:16); “comprimento” se refere à Sua existência por todas as gerações (Efésios 3:21); “profundidade” Sua sabedoria profunda (Romanos 11:33); e “altura” se refere à vitória sobre o pecado, abrindo o caminho para o céu (Efésios 4:8).
Somos admoestados a valorizar este amor maravilhoso. Mas ao expandir nossa compreensão do amor de Deus, em breve compreenderemos que Sua medida total está além da nossa compreensão. Mesmo se a água do mar se transformasse em tinta, se nós a usássemos para descrever o amor de Deus, logo se esgotaria. —HDF
O amor de Deus não pode ser explicado —apenas vivido. Dennis Fisher
Não existe possibilidade alguma de entendimento de qualquer civilização antiga sem o conhecimento da Astrologia. O modelo de visão do mundo baseado nos ciclos planetários e nas esferas esteve em vigor durante milênios e isto continua a estar, de certo modo, no 'inconsciente' das pessoas. Apesar de algumas deficiências no modelo astrológico, foi ele quem estruturou a humanidade pelo menos a partir do império egípcio-babilônico, o que significa, no mínimo, cinco mil anos de história.
RESTAURANDO A VISÃO ESPIRITUAL
A revelação das tuas palavras esclarece
e dá entendimento
aos simples.
—Salmo 119:130
Sanduk Ruit é um médico do Nepal que usou o seu bisturi, o seu microscópio e a sua técnica simplificada de cirurgia de catarata para dar visão a quase 70 mil pessoas nos últimos 23 anos. Os pacientes mais pobres que visitam seu centro de olhos, sem fins lucrativos, em Katmandu, pagam-no somente com gratidão.
Nosso Senhor Jesus Cristo curou muitos cegos fisicamente durante o Seu tempo na terra. Mas a Sua grande preocupação era com os espiritualmente cegos. Muitas autoridades religiosas que investigaram a cura do homem cego recusaram-se a acreditar que Jesus não era um pecador (João 9:13-34). Isto fez com que Jesus dissesse: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos” (João 9:39).
O apóstolo Paulo escreveu sobre esta cegueira espiritual quando disse: “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:3-4).
O salmista disse: “A revelação das tuas palavras esclarece” (Salmo 119:130). A Palavra de Deus abrirá os nossos olhos e irá nos curar de nossa cegueira espiritual. —CPH
Um mundo em trevas precisa da luz de Jesus. C. P. Hia
A fonte certa
A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me entendimento e eu viverei. - Salmo 119: 144
Nos anos de 1800, um francês com o nome de Alexis de Tocqueville viajou pelos Estados Unidos, tentando descobrir o que fez este novo país funcionar. Uma de suas observações foi que, em quase todas as cabanas de fronteira que visitou, encontrou cópias bem desgastadas de dois livros: a Bíblia e um volume de Shakespeare.
Comentando sobre como as coisas mudaram, o colunista Charley Reese observou: "Um francês em turnê [dos Estados Unidos] hoje encontraria um aparelho de televisão e a Nintendo."
Se isso é realmente verdade - que a tela de vídeo substituiu a Palavra de Deus e a boa leitura - então precisamos fazer um balanço de nossas fontes de informação.
Várias vezes durante o seu ministério quando Jesus foi questionado, Ele desafiou Seus críticos perguntando se haviam lido o Antigo Testamento. Por exemplo, quando os fariseus O acusaram de quebrar o sábado, Jesus perguntou: “Você não leu o que Davi fez quando estava com fome?” (Mt. 12: 3). O Senhor fez o mesmo em Mateus 19: 4; 21:16; e 22:31. Jesus espera que as pessoas cheguem às suas conclusões com base na fonte da verdade: a Palavra de Deus.
A questão para nós, então, é esta: estamos gastando nosso tempo com a fonte certa?
Aumente seu conhecimento da Palavra de Deus,
pois nela você encontrará
a sabedoria de que precisa para a vida,
que vem da mente de Deus. —Sesper
Uma Bíblia bem lida é a companheira de um crente bem alimentado. Dave Branon
O Mau pensamento:
É o desentendido entendimento, por nosso cérebro nutrido; e o sentido assentimento, por nossa Alma; não concedido!