Entendimento
Paz que excede a todo entendimento é a paz que não depende de circunstâncias, mas que é fruto de um estado constante da alma que confia que tudo lhe acontece para o bem.
"Soberba seria ...
através deste simples entendimento tentar homenagear as mães ...
Compara-lãs as estrelas seria diminuir seu brilho..
Pois quão brilhante e o coração de quem ama incondicionalmente ...
Compara-lãs a imensidão do oceano seria mensurar a sua capacidade de chorar...
Pois suas lagrimas de dor ou alegria lavam e inundam a todos os corações ...
Compara-lãs sua determinação a forca dos ventos seria diminuir a capacidade do senhor do ceu ...
Pois sua forca e emoção impulsionam e operam verdadeiras transformações em toda humanidade...
Compara-lá ao fogo que aquece e transforma seria abafar tamanha precipitação..
Pois só ela contem em seu coração a beleza do amor e o fogo da eterna paixão...
Assim sem definições vamos amando cada um ao seu jeito..
Mais sempre reconhecendo em cada mulher...
A alegria de reconhecermos o sorriso e a beleza de...
Uma MÃE !..."
Se tu amas nao ficas perdidos,
E Se tu Perdoas é criar o entendimento, é impedir a perder a pessoa que tu amas! Para que mas tarde não sofra por esta...
Sentido voltado ao acaso
Frias veredas de solidão
Busca-se certo entendimento aplicado
Ainda que em vão!
Aplica-se expectativa em demasia
Contraria o desejo.
A paciência se espira
Como leve brisa de um beijo.
Pulsa o soneto firme de outrora
Sutis, sublimes batidas apavoram!
Vibra em intensidade sussurrante,
As marcas de um amor errante.
Independe do universo o entendimento da completude, independe dos cientistas a descoberta da onisciência, da mesma forma que independe do outro a sua felicidade.
Eu sou entendimento, mas nunca compreendido para quem desacredita esperando a derrota com alguma inveja injusta;
Antes que embarque um desejo contrário ao de ser feliz, pense na lei do retorno para que não ultrapasse o arrependimento em um apelo qual quer;
"No fim, o correto é somente uma questão de opinião e entendimento.
A junção de vários pensamentos sobre o que denomina-se correto forma o que chamamos de lei.
Porém, alguma pessoa faz a lei, ou seja, uma única opinião força todos á aceitarem e seguirem seu entendimento, nos tornando incapazes de exercermos nossas opiniões, o que não parece "correto" para mim."
Carecemos de delicadezas...
De delicadezas vindas de corações
abertos para o entendimento
e conscientes de que somos feitos exatamente
da mesma matéria falível e efêmera.
Cika Parolin
Engana-se quem pensa que viver é fácil
Viver ultrapassa qualquer entendimento, há de se ter muita coragem para viver de verdade, são tantas as incertezas, as assombrações que criamos , muitas vezes por medo mesmo, porque viver dá trabalho
Agora a mudança o entendimento do gênero é fatídica e os conservadores e fundamentalistas que sonham com o céu, estão com insônia, onde irão opinar e com isto estão predestinados ao inferno,
"A inspiração vem do fato de viver; de onde não pode mais ser revivido; O entendimento está longe daqueles que não conseguem sentir a letra profunda "M"...."
Wagne Calixto
Maior do que o seu entendimento sobre as coisas da natureza, será o seu desconserto quando descobrir o que está sendo preparado para você lá fora.
O pensar bem consiste, ou em conhecer a verdade, ou em dirigir o entendimento pelo caminho que conduz a ela. A verdade é a realidade das coisas. Quando as conhecemos como são em si, alcançamos a verdade; caso contrário, caímos em erro. Conhecendo que há Deus conhecemos uma verdade, porque realmente Deus existe; conhecendo que a variedade de estações depende do Sol, conhecemos uma verdade porque é mesmo assim; conhecendo que o respeito aos pais, a obediência às leis, a boa-fé nos contratos, a fidelidade com os amigos, são virtudes, conhecemos a verdade; assim como cairíamos em erro pensando que a perfídia, a ingratidão, a injustiça, a destemperança são causas boas e louváveis.
Nem tudo nessa vida está fácil para nosso entendimento, às vezes é preciso dar uma estacionada e recomeçar tudo novamente e novamente.
Tem um tempo certo destinado por Deus que nós não entendemos e esse tempo é doloroso, mais necessário.
No limiar do seu entendimento acreditou no que a "gente grande" dizia. Seu pedido ela fez conforme lhe ensinaram. Com alegria e ansiedade aguardou, porém no dia marcado ele não apareceu. No dia seguinte viu muitas crianças na rua com seus presentes a brincar e sua cabecinha pensou que a culpa era sua, vai ver tinha sido má. Quanto tempo até entender que foi enganada? e até este dia chegar irá conviver com sua primeira grande decepção. Humilhação e exclusão foi o preço a se pagar simplesmente por acreditar e na sua inocência sonhar. .. maldito Papai Noel!
Vamos falar de algo que diz respeito ao direito à vida...
O entendimento do que seja o direito de ir e vir...
Osculos e amplexos,
Marcial
TODOS TEMOS NOSSOS DIREITOS E OBRIGAÇÕES
Marcial Salaverry
Algo que não se pode discutir, é o fato de que todos temos nosso direito de ir e vir, e de dirigir nossa vida conforme nosso livre arbítrio, sempre devendo prevalecer uma das regras mais antigas da vida, ou seja "meu espaço e meus direitos terminam onde começam os seus, e vice versa".
Deveria ser assim, mas não é o que sempre acontece, uma vez que, por exemplo, no sempre problemático relacionamento entre pais e filhos, um dos comentários mais frequentes que escuto, é a famosa frase: "Não faça isso, ou aquilo. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira...", o que sem duvida irá mais ainda dificultar o já difícil diálogo intergeracional, porque tal atitude certamente estará bitolando a personalidade do jovem, não deixando que ele escolha seu caminho, conforme seu livre arbítrio.
Quem age dessa maneira, esquece-se de que não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e a esse respeito, gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz: "Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."
Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que conheço, que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de parentes ou amigos, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, do que da própria, e assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" com esses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida, e tampouco as deixam viver em paz, conforme sua vontade, cometendo erros e acertos, por sua própria conta e risco.
Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco. Isso já seria uma espécie de egoísmo, fechar os olhos para os problemas alheios. O que não podemos permitir, é que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco. E se nossa ajuda for solicitada e necessária.
Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar atentos ao que se passa à nossa volta. Devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for possível, pois se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros aprendam a viver, e o grande segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para ser comido."
Muitos talvez discordem desta maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo). Aí, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Vão se sentir perdidos sem aquele guia que os levava pela mão, ao invés de ensinar-lhes o caminho, uma vez que estão acostumados a comer o peixe, mas não sabem pescar, ou mesmo preparar a comida, por sempre terem seu caminho facilitado...
Além do mais, existe uma grande verdade: antes de distribuir amor aos outros, aprenda a amar-se. Se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente AMOR, ou apenas facilidades, se apenas são mimos, tentando evitar que os outros sofram, ou melhor que aprendam a errar e acertar por si próprios.
Ora, no sofrimento, na dor, é que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem? Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos: APRENDER A VIVER ÀS PROPRIAS CUSTAS.
Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona, uma vez que muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco, e existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.
Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, sugiro: TENHAM UM LINDO DIA. VIVAM E DEIXEM VIVER. SEJAM FELIZES. Quem não quiser me atender, paciencia, que faça como melhor o desejar, mas a sugestão está dada.
E CLARO, UM LINDO DIA, POIS É ALGO QUE NÃO FAZ MAL A NINGUÉM...