Entender
"homem, que soube ajudar, ouvir e entender.
que mudou o mundo a sua volta, e trouxe paz aos que souberam te escolher".
O entender o parceiro é demonstração de respeito a sua posição e que deve ser compartilhado, evitando constrangimento a outrem.
Você se surpreende quando conhece melhor cada um. Escute, converse, conviva, seja ao menos alguém diferente da maioria: Não julgue, tente entender. Não deduza, conheça.
É intrigante como agimos tão impulsivamente. Mas às vezes é importante parar para ficarmos a sós com nós mesmos e nos conhecermos. Saber entender a diferença entre o que fazemos e o que temos de fazer para sermos quem realmente querermos ser.
“Um dia talvez você fale e escreva o que pensa e como pensa e sobre o que pensa. Mas só um dia. Só talvez.
Essa imprecisão de tempo - e da própria possibilidade de acontecimento - talvez, novamente talvez, constitua uma boa característica do que você é, e do que escreve. . ou não. Algumas coisas não precisam ser entendidas se podem serem sentidas apenas. A complexidade do sentir ultrapassa a insignificância do entender.
Uma parte de você é decisão, outra é convicção, e tudo isso que você acha que é - e talvez seja- e quase nada perto da insegurança de não saber quem se é, e pior de quem se quer ser. Talvez não se deva escrever sobre tudo, talvez nunca se deva falar de si mesmo. Falar sobre si, sobre o seus sentimentos em particular seria estupidez, e eu arriscaria dizer que talvez - novamente talvez - seria tentar decifrar o indecifrável, como se você fosse inutilmente capaz de julgar o conteúdo pela capa, o interior de um livro que você nunca poderia ler.
Eu vivo sentindo algo...
Algo que não da pra se explicar.
É uma mistura de dúvida, incerteza, confusão e ódio.
Por alguns momentos parece passar, mas não, volta e volta mais forte.
Queria entender o porque.
Mas no fundo acho que já sei...
Mas um dia a gente entende que, bem melhor que o lugar onde estávamos é onde as angústias nos fizeram chegar.
Não consigo me sentir responsável quando digo uma coisa e o interlocutor/ leitor entende outra. Os casos de doenças ou genética que dificultam o entendimento, óbvio, nesse caso cabe a mim tentar fazer entender. Quando falo com pessoas que não tem esse problema a pergunta que fica: não entendeu ou não quer entender? Existe uma diferença grande que pode ser percebida e não cabe a mim a responsabilidade e nem culpa desse desentendimento. Se digo que vermelho é vermelho e a pessoa insiste que é outra cor, é pura alta recreação. Em todo caso, pelo menos eu não me sinto sempre responsável pelo que o outro não quer entender. Destarte, é como explicar uma piada que não foi entendida. Perde a graça.
As vezes é preciso matar muitas coisas dentro de mim e até a mim mesmo, para poder entender o que eu realmente preciso.
Fecho os olhos e vejo coisas que não consigo apalpar, coisa do desejo, infame cruel,vivo no meu mundo cercado do zero,já basta existir completo do nada,confuso reviro,se avia a frente e não tem nada a entender,prefiro viver a vida a aprender!