Ensinamentos de Platão
Sábio é aquele que aprende com erros alheios, Inteligente será quem aprender com o seus próprios erros, E aquele que nunca aprende será burro, Porém aquele que o juga será mais
Ou não devemos fazer filhos, ou devemos ir juntos até o fim, criando-os e educando-os!
Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam.
Assim, múltiplo e grande, ou melhor, universal é o poder que em geral tem todo o amor, mas aquele que em torno do que é bom se consuma com sabedoria e justiça, entre nós como entre os deuses, é o que tem o máximo poder e toda felicidade nos prepara, pondo-nos em condições de não só, entre nós, mantermos convívio e amizade, como também com os que são mais poderosos que nós, os deuses!
(Em "O Banquete")
se, na verdade, a justiça é sabedoria e virtude, julgo que facilmente se demonstrará que é mais forte do que a injustiça, uma vez que a injustiça é ignorância.
Não treine uma criança para aprender pela força ou aspereza; mas direcione-os a isso por meio do que os diverte, de modo que você possa ser mais capaz de descobrir com precisão a tendência peculiar do gênio de cada um.
“... Cada um de nós é como um homem que
vê as coisas em um sonho e acredita
conhecê-las perfeitamente, e então desperta
para descobrir que não sabe nada...!”.
''As aptidões dos alunos é um processo de busca constante trata-se de uma ação ou planejamento eugênico que busca a progressão e melhoramento humano.''
Haverá outra [educação] melhor do que a tradicional? Esta compreende, segundo creio, a ginástica para o corpo e a música para a alma.
Se quisermos alcançar o conhecimento puro de alguma coisa, teremos de separar-nos do corpo e considerar apenas com a alma como as coisas são em si mesmas.