Ensina
A testemunha ensina com mais maestria do que a língua. Porque o estado vivencial tem a capacidade de transmitir conhecimento e compreensão de uma maneira mais autêntica e significativa. Uma presença impactante causa muita diferença.
O antigo ditado ensina que traduzir é traição. Portanto, pare de tentar traduzir a vida e simplesmente viva.
A verdadeira medicina não se limita a curar o corpo, mas sim, ela te ensina recuperar e a redescobrir e fortalecer seus poderes naturais.
A adversidade é a mestra da verdade e da felicidade, pois nos ensina a valorizar o que realmente importa na vida.
O maior Servo ensina a renunciar ao ego, manifestando-se como Providência Divina, universalmente a serviço de toda a criação.
Reflexão do Aprendizado
A vida nos ensina amares.
Mel que desliza como neve nos sulcos do chão estendido.
Entrelaçamos as mãos com a doçura da alegria construída.
Colhemos o facho de luz como fruto da semente nova que se principia.
A vida nos ensina desvelar o que se enxerga no que se guarda no olhar.
Como se o afeto fosse feito minúscula gotícula, que mansamente se entorpece e vai se estendendo do céu em ritmo compassado, fixando-se na ramagem esverdeada da planta, até cuidadosamente novamente cair sobre a terra e começar a possuí-la.
Então uma pequena gota torna-se capaz de amadurecer a mais profunda raiz.
A vida nos ensina que o afeto é um apreender de profundidades reveladas.
In Poemas para Versar
A meditação não é contra a ação. Não é que você tenha que escapar da vida. Ela simplesmente o ensina uma nova maneira de viver: você se torna o centro do ciclone.
"A dor quando é amiga ensina calada,
te resigna.
A dor quando é vilã, ensina sofrendo,
te desola.
Não importa o tipo de dor.
Dor nunca vem pra machucar,
Dor sempre vem pra ensinar."
Na rede social, é só mentira
Eu posto o contrário da minha vida
Como é que você superou a gente em tão pouco tempo?
Me ensina
A vida te ensina constantemente que ninguém deve passar por cima das tuas necessidades existenciais, seja por qual motivo for. E enquanto isto não for aprendido, outras lições virão até que seja internalizado o aprendizado primordial, pressuposto da autossobrevivência: aprender a se respeitar!
O tempo nos ensina muitas coisas e a vida nos ensina muito mais. E uma das coisas que o tempo me ensinou é que cada coisa acontece na sua hora exata; nem antes e nem depois, no seu momento exato.
E a vida, sábia como ela é, ensinou-me que tudo acontece quando de fato tem que acontecer. Nem muito e nem menos, na medida certa; sem tirar nem pôr.
Pois Deus sabe, verdadeiramente, o que é melhor pra todos nós. Que Ele nos cuida e nos protege, nos livra e, sobretudo nos ama.
Então, o que passou foi um aprendizado. E tal qual um colecionador de grandes artes, coleciono os meus preciosos ensinamentos como um escudo ou como um talismã, algo que, de uma forma ou de outra, serviu para o meu engrandecimento espiritual, emocional e social.
Humanitariamente, sigo minha trajetória de vida feliz: respeitando o tempo e amando cada vez mais a vida.
Porque sei que o ontem só faz parte de minhas lembranças, de maneira a me conduzir pelo que eu devo ser ou não ser, ter ou não ter, querer ou não mais querer.
Logo, o tempo que faz parte de mim, eu tenho que, pelo menos, tentar fazer com que os dois - tempo e vida - se encaixem de modo sincronizado em direção as minhas aptidões, aos meus anseios e as minhas realizações.
E o que depender de mim, eles serão sincronicamente harmonizados.
Um adulto mostrará no presente o que foi lhe ensinado no passado, verdadeiros pais resolverão ensinar o melhor para seus filhos hoje para que no futuro sejam melhores.