Engolir
Engoli tudo o que achei
que iria te machucar.
E senti o peso
se acumular no peito.
[ aguentei firme até sucumbir ]
E quando a palavra que você engoliu não veio de você? Pôr pra fora deixou de ser uma opção de alívio, né? Penetrou igual cola tudo no peito e quem é forte o bastante pra tirar?
Pesares que me carregam.
Ei pequena?
Foi um ano difícil eu sei
Teve noites maldormidas
Na inquietude dizia amém
Engoliu choros e noutro dia se refez
Se posicionou de acordo com os fatos
Assistiu tantas despedidas
Encorajou muitos,
enquanto seu próprio mundo desmoronava
Tão perdida, tão sentimental,
tão fraca
Nem você mesma acreditava na força que se escondia nesse caos
Foi um ano difícil eu sei
Mas te ensinou a valorizar a presença,
porque ardeu de tanta saudade
Aprendeu a ter um pouco mais de paciência
E que um pequeno detalhe
é que faz uma grande diferença
Que um simples telefonema
faz o outro se sentir importante
Que cuidar um do outro é
que nos torna grandes no lado de dentro
Foi um ano difícil eu sei
Mas você foi forte
Então agradeça e tenha fé
Pois em dias difíceis
Deus nos da asas até que possamos encontrar um chão
Poema autoria de #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 12/01/2021 às 00:35 hrs
Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues
E assim se morre... a cada pensamento engolido. A cada voo perdido. A cada descoberta, que deixa de ser, por medo do que é incerto. A cada palavra do outro não filtrada, abraçada, absorvida, encarnada. A cada novo dia que se finda sem sentido. A cada música, grito, palavra, engolida pelo silêncio, intolerância, ignorância, impersistência, falta de empatia, tempo e escutatória. A cada abraço arrebentado. A cada olhar não dado. A cada segundo ignorado. A cada beijo indelicado, curto, raso.
Hoje entendo que a morte se dá em vida, e é bem pior do que aquela tal morte que meus pais e a sociedade em geral adoram pintar... à qual entendo como mero desligamento, fim. Viver não é o oposto bom de morte. Não devo renunciar a morte, mas sim abraçá-la, compreendê-la, e transformá-la em algo novo. Até porque, caminhar pelo mundo atual sem esbarrar em uma dessas mortes que escrevi a cima, é caso para pessoas de outros planetas, não para nós... para nós é impossível, me permito dizer! Eu morro hoje, aos 25, na certeza que vou viver meus outros tantos anos. Espero que você também!
Pairando sobre o vazio do coração
Entristecido pelo amor, e engolindo pelo medo
Nasce um desespero inigualável
Que encurrala o indivíduo
Deixando só então…
A solidão.
A falta de altruísmo de um ser humano, pode leva-lo a uma queda profunda e sem volta,
Engolida fortemente pelo seu próprio ego inflado.
Engoli toda as dúvidas e toda a decepção e toda a raiva e elas eram quase grandes demais, como pílulas de vitaminas que são difíceis de engolir mesmo com água.
Chegamos a vários pontos de lugares inconcretos, da falta de vida que engolimos dia após dia, dos mais próximos. Os de fora não luta pelo o que há dentro.
"Eu tenho vontade de gritar
Mas eu engoli minha voz
E mesmo se eu a vomitasse
Junto com as memórias
Enterradas na minha alma
Você não voltaria."
Antes de vencer Golias, Davi não se deixou ser engolido por seus argumentos, mas respondeu à altura. Entenda: dar a resposta certa não é arrogância, é profetizar a vitória!
Estou engolindo amargamente o sabor dos efeitos das guerras.
Inocentes de ambos os lados, estão pagando o preço de uma dívida que não são delas, com suas próprias vidas.
Crianças e mulheres grávidas, também estão sendo vítimas de ataques covardes.
Quero paz na minha geração!
Que Deus estabeleça sua misericórdia e justiça sobre a humanidade.
Fez do seu jeito
Quantas vezes caiu, e se levantou
quantas vezes engoliu, e não explodiu
quantas vezes chorou, para não desistir
quantas vezes se humilhou, para continuar.
A se ele acreditasse de verdade, que sempre teria forças e recomeçaria novamente, ele tinha que ter isso sempre em mente, pois sempre seguia rente, com o coração dilacerado, mas erguido, sempre em frente.
Como ele gostaria de saber a quantidade de forças que ainda tinha, pois ao invés de se amargurar, de chorar, se levantaria e seguia, parece que todos à sua volta sabia, mas ele achava que não conseguiria.
Naquele momento em que a flecha o feriu no fundo da alma e ele cego fugia, se ele soubesse que não resistiria e voltaria, e lhe vendo de longe sofreria, mas o orgulho e a vergonha lhe impedia de continuar em sua vigília.
Se ele soubesse quantas vezes cairia e recomeçaria, não cairia, mas como não sabemos nunca quando o fim vai chegar, achamos que já não vale a pena tentar, pois logo ele vai nos abraçar.
A se ele soubesse, tantos males evitaria, quantas dores deixaria só no subconsciente e não a revelaria, a uma realidade que só dores traria, só tristeza e saudades revelaria, e no fim ninguém sofreria.
Mas ele tentou, tentou não fazer sofrer, tentou evitar o entristecer, mas de nada adiantou, pois sofrimento e tristeza foi o que restou, dava ouvidos aos seus impulsos e não compreendia, a dor que causava por querer dar felicidade sem saber se era o que o outro queria.
Felicidade é uma incógnita, um mistério que cada um tem o seu, o que é felicidade pra ele, pode ser loucura pra você, o que ele sonha, pode ser o seu pesadelo, se não houver sintonia, só sofrimento pode se ter.
Quando se pensa diferente nada pode acontecer que venha a amenizar o viver, um puxa para um lado o outro para o outro e a nenhum lugar vão chegar, só dor e tristeza podem carregar.
Mas ele tentou, sim! Bem que tentou, mas do seu jeito, sem se preocupar com o tempo do outro, ou se preocupando sem pensar no seu tempo, e dor, sim muita dor foi o que conquistou.
Hoje tem uma bagagem difícil de carregar, sabe que lutou, mas muitas dores causou, mesmo que com as melhores das intenções, quis que fossem felizes sem perguntar se era assim que queriam.
Pois felicidade é uma incógnita, e incógnita é sempre um mistério, não se pode achar, e não se tem certeza para duvidar, o melhor é não arriscar, pois dor e sofrimento pode causar.
Mas Deus sabe que tentou, tentou evitar o sofrimento sofrendo, pois melhor é o que dá que o que recebe, mas o que será que se deve dar, pode ser que o que você tenha para dar, não é o que se quer receber.
A vida é um mistério, uma incógnita, ô palavra misteriosa por si só, como gostaria de saber mesmo antes de saber, pois só alegria distribuiria e sofrimento não conheceria.
Mas nada disso é simples poesia, a verdade é que cada vida é única, e cada um tem seu caminho, e nada do que você faça, coisa alguma mudaria, pois o que é seu vai te encontrar em qualquer hora momento e lugar, não adianta se desviar.
Isso, só não pode ser motivo para sentar e esperar, pois muitas vezes depende do próximo passo a dar, só aí o destino começa a se desenhar.
Mas Deus sabe que tentou, há se ele soubesse o que sabe agora, quanto tempo economizaria lá fora, mas o que importa é o aqui e agora, pois o futuro de muitos depende de como compreende a vida que viveu outrora.
Mas uma coisa o conforta em tudo isso, ele buscou um novo caminho, e fez do seu jeito, não deu satisfação ao sistema, sistema que nunca concordou, saiu do óbvio e fez do seu jeito, sem se preocupar se nada mudou!
Desde criança achava que a vida poderia ser de outro jeito, e foi buscar esse novo jeito, mas era tudo combinado, e tudo era como parecia ser, mas ele não conseguia concordar, e realmente fez do seu jeito, como achou que deveria ser!
Nunca chorou o leite derramado, levantava dava a volta por cima e seguia a procura do que procurava, quando encontrava logo percebia que ainda não era o que procurava, e seguia seu instinto.
Só lamenta que onde passou deixou marcas que não se apagarão, amores surgiram, viveram e se foram e ele continuou na estrada procurando o que ainda não sabia, mas até aqui, fez do seu jeito.
Ninguém morre de amor, nem deveria matar, pois amor é eterno, talvez com ausência, mas nunca acaba, as memórias ficam para provar isso, quem amou de verdade, guarda na memória.
Na sua mente um coração tem lugar para muitos amores, desde que não tenha causado destruição, cada amor é diferente em intensidade e paixão, quem ama de verdade, é capaz até de se afastar para dar paz.
Mas, o mais importante de tudo isso, é que Deus sabe que tentou, amou todos e cada um do melhor jeito possível, mas fez do seu jeito.
Bati de frente, engoli muito sapo, cai, me ergui, tornei a cair. Errei várias vezes e acertei tantas outras. O importante é que estou forte e firme seguindo em frente.
Cassia Guimarães
Quando o vazio engoliu o meu interior, Tuas fortes mãos me resgatou e a Tua luz tomou conta do meu existir.
Hoje me perguntaram se você ainda estava aqui, tropecei, engoli seco e me safei.
Pra ser mais específico, estava em um posto ao lado do meu trabalho conversando com uma amiga, Camila é o nome dela inclusive. Do nada como sempre você surge na conversa, ela me pergunta se você ainda está aqui, eu tropeço no meu sentimento, engulo seco a não reciprocidade dele, e me safo com a mentira do não.
Um breve segundo consegue estragar tudo.
Uma lembrança do que deseja esquecer atormenta o coração.
Você parece ter a mesma necessidade que o ar que contem nos meus pulmões.
Profundo de mais pra ser meu, é específico demais pra ser mentira.
No dia 29 do mesmo mês a 3 anos atrás eu estava engolindo o choro este horário antes do seu enterro, de lá até aqui vejo o quanto tudo mudou para melhor mas se torna insignificante sem você por perto.
Dinheiro algum compra a felicidade que se vai quando alguém que amamos parte e isso que é foda, se isso fosse possível me tornaria o homem mais rico do mundo para poder te ter aqui mais uma vez.
Infelizmente não é assim que a vida funciona, espero que o céu que a senhora acreditava realmente exista, assim você estar em um lugar muito melhor mas infelizmente este não vai ser meu destino final... Fui um prisioneiro da esperança até meu último suspiro que me fazia acreditar em algo melhor, mas hoje já não acredito que ainda vamos nos reencontrar em um lugar feito por um deus que muitos acreditam.