Empréstimo
A amizade concede generosos empréstimos a longo prazo, enquanto o amor cobra débitos, juros e ainda exclusividades.
Nada nos pertence enquanto estivermos na terra. São apenas meros emprestímos divinos para o nosso aprimoramento durante seres espirituais, numa passagem terrena.
“Jogadores de truco mentem, assim como os vendedores de empréstimos consignados e os gordos que afirmam que não jantam.”
Gratificante os empréstimos que a vida nos dá sem nos cobrar nada. Se for possível se doe mais, assim terá um retorno merecido!
Um banco é uma entidade faz tudo para nos emprestar quando estamos na bonança e nos pede de volta quando mais necessitamos.
Só possuímos aquilo que podemos levar para qualquer lugar e a qualquer tempo. O resto é emprestado.
Se o empréstimo pode produzir constrangimento, o auxílio para o pobre deve estar livre disso, pois é questão de solidariedade e justiça. Aquilo que sobra para uma pessoa, pertence, por direito, àqueles que nada têm. Dar esmola é apenas um exercício para a partilha que constrói uma sociedade fraterna e igualitária.
(nota de rodapé)
A violência naturalmente produz violência; o único empréstimo que você pode fazer com garantia de reembolso é a violência. Pode levar algum tempo, mas você sempre receberá seu empréstimo de volta.
A infância é um achado, que o ladino tempo nos pediu por empréstimo e nunca mais há de nos restituir.