Emprego

Cerca de 786 frases e pensamentos: Emprego

⁠"Chega ser um pecado mortal contra a ignorância, quando o pobre se acha de extrema direita."

Inserida por AgoZeus

Quem trabalha feliz fazendo exatamente o que gosta e o que sabe não necessita muito tirar férias, trabalhar é grande parte do prazer de viver. Mas quem tem férias obrigatórias dentro de uma longa e exaustiva jornada de trabalho de um ano é para quem tem um emprego, trabalha no que não gosta e vive uma vida sufocada em função de um salário que sempre é apertado e o torna, de forma permanente, insatisfeito.

Inserida por ricardovbarradas

⁠A pobreza original na maioria das vezes não se relaciona com a crise moral muito pelo contrario mas quando existe uma desaceleração de consumo por falta de oportunidades e trabalho frente a um ex habito adquirido, em uma achatada classe media social, a decadência moral é desastroso e inevitável.

Inserida por ricardovbarradas

OS DENTES DE JOÃOZINHO

Joãozinho apareceu no primeiro dia de trabalho com um par de sapatos maior que o seu pé. As roupas, bem largas, dançavam em seu corpo delgado. Ainda não havia recebido o uniforme azul para a labuta, e por isso precisou improvisar. Todo mundo reparou o seu jeito meio desconjuntado, mas ninguém comentou patavina.

No outro dia, já de uniforme e sapatos luzentes do seu tamanho, veio de cabelos bem penteados e unhas cortadas. Apresentava-se sempre sorridente e cortês, assim como havia aprendido em seu treinamento para ser um jovem aprendiz, e assim também como, decerto, ditava a sua própria natureza.

Os dias foram passando e todo mundo se afeiçoou ao Joãozinho. Um garoto de costumes simples e jeito humilde, mostrava-se sempre prestativo, educado, gentil e bem humorado.

Pele negra, estatura pequena, bastante magro, cabeça ovalada enfeitada de madeixas negras encaracoladas, mãos, pés e orelhas desproporcionais, Joãozinho no auge de sua adolescência, tinha os dentes grandes e brancos sempre ostentados em um sorriso.

– Joãozinho, você cuida muito bem desses seus dentes, hein? – Disse como forma de encômio, no intervalo do café.

– Sim, senhora, cuido sim. Na verdade a mamãe faz uma fileira conosco todas as manhãs e no fim do dia. Ela mesma escova nossos dentes.

Sem entender muito bem aquela resposta, continuei meus questionamentos:

– Como assim João? Você já tem 15 anos de idade, já sabe escovar seus dentes sozinho. Sua mãe não precisa mais te ajudar.

– Sabe, dona, lá em casa a água é difícil. E não temos escova de dente. Mamãe pegou alguns sabugos de milho, cortou assim ó (mostrou com as mãos vários longos cortes na vertical) e cada um de nós tem uma “lasca”. Somos doze, né…

Eu continuei ouvindo estarrecida, não imaginava que era aquela a realidade de Joãozinho.

– Dos doze, dona, dez já tem dentes, dois são muito bebês ainda. Daí mamãe guarda nossas “escovas” bem organizadas na beira da prateleira e cobre com um paninho bem limpo. De manhã e à noitinha ela nos coloca enfileirados por ordem de tamanho, e começa o trabalho do menor para o maior. Os pequenos, que não tem dentes, ela limpa direitinho a boca e as gengivas com um rasgo de fralda umedecida na água. Na sequência, ela vai pegando as nossas “escovas”, passando um pouco de sabão de coco na ponta e esperamos todos de boca bem aberta. Mamãe é muito inteligente, dona, ela nunca confunde nossas “escovas” para não correr o risco de pegarmos bactérias da boca um do outro.

Joãozinho descrevia aquele rito com uma absurda riqueza de detalhes, e com os olhos tremeluzindo de orgulho da sua tutora esmerada. E ainda teve mais:

– Ela escova nossos dentes, dona, pois pela manhã, por exemplo, só temos um balde grande de água para tudo. E mamãe, para não desperdiçar, faz o trabalho ela mesma, evitando que entornemos ou que um de nós use mais água que o outro. Ela pega o copo de ferver a água do café, enche, e faz com que aquela porção dê conta de todos os nossos dentes. Sabe, dona, sabão de coco não é muito gostoso não, mas olha o resultado (e arreganhou os dentões todo soberbo). Como sou o maior e mais velho, sempre fico por último, e às vezes saio de casa com gosto de sabão na boca, pois o que sobra de água para mim para retirá-lo às vezes é bem pouquinho.

Joãozinho relatou sua higiene bucal e a de seus irmãos com muito empolgamento e a mesma alegria estampada na cara, do começo ao fim. Pelo que se podia perceber, era um momento ímpar de união familiar e partilha, promovido pela mãe daquela trupe.

Após o seu relato, engasgada, não consegui falar muita coisa. Terminei o meu café, já frio, agradeci pela história em murmurejo e saí dali de volta para o meu gabinete de trabalho. Mas não consegui ficar sentada por muito tempo. Peguei a minha bolsa e avisei a minha secretaria que iria rapidamente a um supermercado nas redondezas.

No final do expediente, como era de costume, Joãozinho foi até a minha sala perguntar se existia mais alguma demanda para aquele dia, e, em caso de minha negativa, sempre se despedia com o mesmo mantra “deus te abençoe, te dê tudo em dobro e a faça sonhar com anjinhos, dona”.

Estendi a mão com uma sacola plástica com as compras recém-adquiridas e entreguei ao Joãozinho. Lá dentro quinze escovas de dente de tamanhos e cores variados, alguns pacotes de algodão, dois pacotes grandes de lenços umedecidos, cinco tubos de pasta de dente com sabores diversos, um vidro grande de enxaguante bucal e duas embalagens de fita dental.

– Toma João, coloca na prateleira da sua mãe.

João recebeu a sacola com uma interrogação na fronte. Abriu e espiou, matreiro. João não sabia o que fazer de tanta satisfação. Abriu, vislumbrou e fechou aquela sacola plástica um milhão de vezes, como se ali escondesse uma grande e reluzente barra de ouro. Ele não acreditava no que via. Não sabia se agradecia, se me abraçava ou se saía correndo dali para encontrar logo a mãe.

– Dona, isso é pra nós mesmo? É sério? – Perguntou, com os olhos marejados.

– Corre, João, sua mãe precisa se organizar para o ritual da tarde. – Respondi.

Joãozinho, se não bastasse, deixou a sacola sobre a mesa, e subitamente, ajoelhou aos meus pés principiando um Pai Nosso bem alto, com as mãos para cima. Tentei retirá-lo dali puxando-o pelo braço, constrangida, mas foi em vão levantá-lo. Deixei-o terminar a sua oração. Era o seu jeito de agradecer por aquele gesto tão ínfimo da minha parte.

– Deus te abençoe, te dê tudo em dobro e a faça sonhar com anjinhos, dona.

E aconteceu. Naquela mesma noite eu sonhei que estava no Céu. Doze anjos negros e lindos, cabelos pretos encaracolados, vestidos de branco, asas enormes, suspensos do chão, cantando divinamente em uníssono, alinhados, mostrando os seus sorrisos com dentes tão brilhantes que ofuscavam o meu olhar…

Inserida por nivea_almeida

Hoje em dia as pessoas nem podem ficar aflitas pelo fim de semana, mas sim saber se ainda tem emprego na segunda.

Inserida por swamipaatrashankara

⁠Escrevi no dia que fui mandada embora.

Eu disse que seria só mais um mês e quando dei por mim fui ficando e ficando....
Você nunca me prometeu nada eu quem sou cheia de esperanças,
Em um espaço de tempo eu me questionava se eu estava acomodada ou conformada.

Partir nunca foi a minha intenção porque eu esperava de você mais ação.

Inserida por bru_kethilyn

Nós sentimos uma falsa segurança quando nos acostumamos a receber nosso contracheque. Mas, se você não estiver sempre aprendendo, crescendo e tentando fazer o melhor, provavelmente acabará perdendo seu emprego.

Inserida por pensador

SE VOCÊ COLOCA EM SEU CURRÍCULO:
- Eu aprendo com facilidade!
O selecionador poderá te perguntar:
- Então porque JÁ não colocou algumas coisas que JÁ sabe fazer ?

Inserida por iedaneresdesouza

Qualquer programa social é de direita. Afinal, é de onde vem o dinheiro: de quem trabalha, produz e gera empregos. A esquerda só quer levar fama.

Inserida por fabioi

Do que adianta uma oportunidade se você não esta preparado?

Inserida por agangelo

Ao invés de aumentar impostos, a preocupação deveria ser outra: enxugar a máquina administrativa, atrair empresas para dar empregos e melhorar a qualidade dos serviços públicos, isso sim, seria louvável.

Inserida por jadatam

⁠Mesmo que você seja muito bom no seu trabalho, você precisa aprender a lidar com as críticas e com a ingratidão.

Inserida por gurudasvendas

Eu desfrutei de uma vida privilegiada com que ninguém da minha aldeia nem sonha. Tenho um excelente emprego e tudo que se pode querer. Mas qual é o sentido disso sem amor?

Inserida por pensador

⁠Ah, mas ninguém liga pra mim...
Será mesmo que é assim?
Até no fim, não será como pensamos que seria.
Acabo por me contrariar, pois para o coveiro.
Apenas esse que posso dizer que realmente é verdadeiro, lhe trarei um verdadeiro dia cheio.
Pois serei o exercício do seu emprego, mas um mero cadaver para mais um enterro.

Inserida por Gutyerrez

⁠“O cliente que não se preocupa com os funcionários de uma loja, não pode reclamar da falta de emprego e a desvalorização salarial.”
“A loja que você deixou falir era cliente da empresa que você trabalhava.”

Inserida por DAmico

⁠"O fracasso do ser humano não decorre, necessariamente, da ausência de recursos ou falta de oportunidades, mas, essencialmente, de sua fraqueza de vontade"

Isaac Ordous

Inserida por IsaacOrdous

Sonho com o dia em que o desemprego será extinto!

Nessa ocasião florescerá o desenvolvimento pessoal, o equilíbrio social e sobre tudo a dignidade humana.

Teremos as benesses de um mundo livre de amarras e escravidão. Termos vida! Seremos Completos!

Inserida por cap_galvao

"Se você não gosta de ler, compre um livro e doe, esse ato espalha a cultura, movimenta a economia e gera emprego."

Inserida por DAmico

O sucesso não se mede pela posição em que a pessoa está, e sim, pela distância que ela percorreu.

Inserida por AdrianoPinheiro

Quando você aprende a amar o seu trabalho, ele deixa de ser trabalho.

Inserida por andreataiyoo