Elite
A falência e inoperância de consecutivas politicas publicas erradas e equivocadas por parte do estado brasileiro se dá pela falta de interesse e pertencimento das coisas publicas e da própria exclusão patrimonial cidadã por parte dos políticos e governantes que se tomam como uma classe a parte da sociedade civil e totalmente privilegiada. Enquanto a classe politica brasileira se ver como elite, falsos membros da população só em períodos de eleição, nada que for publico por aqui vai ter qualidade, responsabilidade ou vão funcionar.
Quando eu falo sobre a desigualdade social e os excluídos deste país, vem os mesmos pobres despolitizados defender a elite que os rouba.
"[...] uma vez o homem declarado "a medida de todas as coisas", não há mais nem Verdade, nem Bem, nem Justiça, mas apenas opiniões iguais em direito, cujo conflito só pode ser decidido pela força política ou militar; e cada força triunfante entroniza, por sua vez, uma Verdade, um Bem e uma Justiça que vão durar tanto quanto ela." Betrand de Jouvenel, O Poder - História Natural de seu crescimento, p. 286
O conhecimento nunca poderá ser paralizado ou finalizado. Ninguém te subtrai muito menos de furta. É status, é elite.
Cultura popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. As expressões da cultura podem ser utilizadas para organizar e transformar a sociedade.
A arte nunca foi uma plataforma criativa para as elites muito pelo contrario é uma ferramenta inclusiva cidadã , uma voz popular e o seu mercado uma boa, abrangente e eficiente atmosfera para suprir a falta institucional da educação, forjar conceitos sociais e diminuir por oportunidades os grandes bolsões de miséria.
Os políticos deveriam legislar com certa autonomia, a serviço da coletividade e da democracia, porém, no Brasil, distante do princípio de isonomia, do tratamento igualitário que a lei maior do país evoca, nossos legisladores, eleitos sob a égide das elites financeiras, acabam por ser meros serviçais do Grande Capital
A Raíz de todo castigo é a Ignorância. Bob Marley caga e vira Dança. Aécio mente e vira Esperança. Hoje os Jornais promovem matança. Mídias Mundiais, a Guerra Santa. Não pode raça preta, mas pode ter Branca. Nossa justiça de hoje nem tem balança. Estados Unidos matando criança. Após homicídio, preso sai com fiança. Somos Gigante, somos crianças. A Elite orquestra da nossa Ciranda. Eu sou Andrei, alguem com lembrança
Enquanto as elites se preocupam em ampliar a participação das famílias na política; os pobres estão preocupados em ampliar a participação das comunidades na taça das favelas.
É suspeita uma luta em que os IGUAIS defendem os DESIGUAIS. Afinal, não seria mais lógico os DESIGUAIS lutarem por si mesmos? Ou alguém acredita que os IGUAIS (Elite) querem mesmo que os DESIGUAIS (pobres) dividam com eles suas posições privilegiadas?
IGUALHA
Num coletivo público ás 19h30
Tantos rostos de aparências diferentes
Mas de expressões iguais
Em cada um
O cansaço por si insulta
Mais um dia de luta
Num supermercado em dia de vencimentos
Nos rostos também há igualdade
No descontento com a carestia
Na redução do que antes consumia
No dia comum
Nas favelas e assentamentos do meu país
Pude ver rostos mais parecidos
Juntando-se, soma-se a todos nós
Em cada um o descaso da elite
E o direito de não dar palpite
Num hospital público enfrentando filas
Se une todos em números e doenças
Em cada um o cansaço, a redução do que antes consumia
O descaso da elite e de novo o mesmo diagnóstico
Ser povo
É na falta de conhecimento do povo,
de sua força transformadora da sua realidade,
que os seus pseudos representantes
constroem a elite que o explora.
Todo e qualquer povo
é maior do que seu governo,
mas a ignorância ao seu poder,
o torna escravo da elite que o governa.
OS IDIOTAS PERFEITOS
O tipo de gente que a classe dominante gosta é aquele que não dar à política a importância que ela tem. Eles são os idiotas perfeitos.
A elite e seus políticos de estimação sabem que esse tipo de eleitor, totalmente desprovido de consciência política, não representa nenhuma ameaça aos seus interesses de estar sempre roubando do povo a riqueza que este produz.
Eles sabem que podem criar leis que retiram direitos, que reduzem salários, que impedem o acesso à moradia, à saúde, à educação, à segurança e ao trabalho sem sofrerem quaisquer questionamentos ou ameaças.
Eles sabem que o indivíduo despolitizado é antes de qualquer coisa um ser submisso, um idiota, alguém que não entende que um país justo só se constrói com a cara feia do seu povo.