Egoísmo Individualismo
Egoísmo é achar que o mundo gira ao seu redor, e que você é superior a tudo e todos, e o egocentrismo em pratica, caminhando bem longe da humildade, e perto da pior pobreza que é a de espírito.
Aprendi a dizer NÃO. E isso não significa egoísmo, mas amor-próprio. Se consegui dizer não, sei que agora tenho força para ESQUECER, e isso também é amor-próprio.
Muitas pessoas se surpreendem com o comportamento de outras, as vezes egoismo, traição...etc. Isso é normal;
Eu só me surpreenderei quando as pessoas fizerem diferente!
Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, haverá sempre um caminho para o mais sagaz, uma luta de interesses, onde são pisoteadas as mais santas afeições.
Pequenas doses de egoísmo são bem-vindas e essenciais para a sobrevivência. Mas não dá pra se embriagar: tudo que é demais faz mal.
O forte é aquele que vence a si mesmo.
Afasta de si o orgulho, a maldade, a inveja, o egoísmo e o ciúme.
Faz uso de boas palavras. Cultiva o pensamento positivo.
Estuda de si mesmo para evoluir espiritualmente.
Ama ao próximo com a si mesmo.
VIDA E MORTE
A vida é luz, doação, alegria e movimento.
A morte é sombra, egoísmo, desalento e inércia.
Analisa as forças vivas que te rodeiam e observarás a Natureza desfazer-se em cânticos de trabalho e de amor, assegurando-te bem-estar.
É a árvore a crescer na produção intensiva, o manancial em atividade constante para garantir-te a existência, a atmosfera a refazer sem cessar os elementos com que te preserva a saúde e o equilíbrio...
Mas não longe de ti podes ver igualmente a morte no poço estagnado em que as águas se corrompem, na enxada inútil que a ferrugem devora, no fruto desaproveitado que a corrupção desagrega...
Depende de ti acordar e viver, valorizando o tempo que o Senhor te confere, estendendo o dom de ajudar e aprender, amar e servir.
Muitos nascem e renascem no corpo físico, transitando da infância para a velhice e do túmulo para o berço, à maneira de almas cadaverizadas no egoísmo e na rebelião, na ociosidade ou na delinquência, a que irrefletidamente se acolhem.
Absorvem os recursos da Terra sem retribuição, recebem sem dar, exigem concurso alheio sem qualquer impulso de cooperação em favor dos outros e vampirizam as forças que encontram, quais sorvedouros que tudo consomem sem qualquer proveito para o mundo que os agasalha.
Semelhantes companheiros são realmente os mortos dignos de socorro e de piedade, porquanto, à distância da luz que lhes cabe inflamar em si próprios, preferem o mergulho na inutilidade, acomodando-se com as trevas.
Lembra-te dos talentos com que Deus te enobrece o sentimento e o raciocínio, o cérebro e o coração e, fazendo verter a glória do bem, através de teu verbo e de tuas mãos, desperta e vive, para que, das experiências fragmentárias do aprendizado humano, possas, um dia, alçar vão firme em direção à Vida Eterna.
Onde está a natureza humana, estão também as possibilidades de abuso, de egoísmo, de fracasso moral.
No amor, a valentia vira medo
A convicção vira dúvida
O egoismo compreensão
O orgulho sentimento
A certeza insegurança
O sentimento a dor
A dor o sofrimento
E o sofrimento a decepção
Quando nos damos conta
o mundo ja desabou
e só resta seguir a vida
com aquilo que restou
Não me surpreende o egoismo, a hipocrisia e a ingratidão de alguns , o que me surprrende é a crença que a vida é injusta com eles.
Vê se te alimenta, arruma tuas coisas e me deseja sorte. Arranca esse egoísmo daí, você só vai se ferir, você mal possui suas coisas, muito menos as pessoas. Desapega.
Está pensando nesse tal
de"novo normal"
Então desapegue-se do orgulho, egoísmo e intolerância!
Só assim.
O egoísmo é intrínseco a natureza humana. Podemos apunhalar um coração sem compaixão, desde que os olhos da inocente vítima estejam voltados para a direção oposta. Somos deploráveis, manipulados por desejos autônomos. Escravos de nossas vontades, pensamos apenas em nossas satisfações e exigimos que os outros também o façam. A solidão nos faz amar qualquer um, e o medo de sofrer nos faz odiar a todos. Não nos arrependemos de nossos erros enquanto estes não nos fere. Mentiras, traições, humanidade.
Só há arrependimento quando as farsas são descobertas e o sangrar da ferida incomoda os olhos de quem fere. Confesso, não sei perdoar, jamais concedi uma segunda chance, porque se a primeira não fosse acidentalmente desperdiçada, ainda hoje estaria entregue aos braços de uma ilusão.